• Blog
  • O que é um plano de carreira em linha?

O que é um plano de carreira em linha?

O que é um plano de carreira em linha?

Planejar a carreira é o primeiro passo para não se perder no caminho e acabar diluindo seus esforços sem chegar aos seus objetivos. Mas existem várias formas de se fazer isso.

Uma das maneiras de identificar seus próximos passos é o plano de carreira em linha, uma estrutura que te permite avançar de forma rápida e certeira rumo a cargos gerenciais e de direção.

Porém, essa escolha também exige muita certeza sobre o caminho que você deseja trilhar. Afinal, ela oferece menos flexibilidade na hora de buscar alternativas no mercado.

Continue a leitura e entenda se o plano de carreira em linha é para você!

O que é um plano de carreira em linha?

Plano de carreira em linha é uma estrutura de planejamento de carreira na qual há um único caminho para ascender profissionalmente.

Você começa como júnior, passa para pleno e depois sênior, sempre na mesma área de atuação. Outro exemplo de plano de carreira em linha é auxiliar, assistente, analista, supervisor, coordenador, gerente e diretor.

Nesses casos, à medida que ganha experiência, você vai assumindo novas responsabilidades e, consequentemente, muda de nível. Esse salto costuma vir acompanhado de um aumento salarial e novas atribuições, mas sem que você deixe a área na qual atua.

Quais as vantagens de um plano de carreira em linha?

O plano de carreira em linha oferece um caminho claro de ascensão profissional e também estabelece regras para que essa mudança aconteça. Dessa forma, você sabe exatamente quando e como chegará ao seu novo cargo.

Isso traz mais previsibilidade na carreira e também aponta quais passos você precisa dar para chegar ao próximo nível, como a realização de uma pós-graduação ou a aquisição de determinadas hard, ou soft skills.

Nesse sentido, o plano de carreira em linha é um mapa bastante seguro de como alcançar seus objetivos profissionais, pois aponta exatamente onde você está e o que precisa para progredir.

Essa clareza de como você pode ascender na carreira também gera maior engajamento no trabalho, já que você tem consciência de quais são os planos para o seu futuro.

Quais as desvantagens de um plano de carreira em linha?

Assim como outros métodos de planejamento de carreira, o plano de carreira em linha tem algumas desvantagens que merecem ser conhecidas.

A primeira delas é a menor flexibilidade para transitar entre setores e cargos na empresa. Afinal, o objetivo da carreira em linha é progredir sempre dentro da mesma função. Nesse sentido, se você deseja mudar de área, fica mais difícil.

Como você vai assumindo mais responsabilidades gradativamente sem variar muito no foco principal do seu trabalho, também pode acontecer de não haver desafios suficientes para manter a motivação.

A perda da motivação pode te levar à sensação de estagnação na carreira, comprometendo seu engajamento e produtividade no trabalho. Portanto, é essencial que você tenha sempre uma comunicação assertiva com a sua chefia para encontrar um ponto de equilíbrio.

Como desenvolver um plano de carreira em linha?

Se você já tem certeza de que deseja crescer em uma única direção na carreira, pode começar a planejar esse caminho independentemente de qualquer empresa. Confira algumas dicas:

Entenda quais são as possibilidades de carreira dentro da sua área

Se você já está na graduação e vem se preparando para o mercado de trabalho, o primeiro passo é entender quais são as possibilidades de carreira dentro da sua área de atuação.

Vamos tomar como exemplo alguém que está cursando a graduação em administração. A porta de entrada para esses profissionais é, na maioria das vezes, como auxiliar administrativo.

Em seguida, a pessoa pode se tornar assistente. Num terceiro nível, analista. Progredindo um pouco mais e assumindo já um cargo de liderança, supervisor. Depois coordenador, gerente, diretor, CEO.

Saiba quais são as competências necessárias para cada cargo

Depois de entender a hierarquia da área na qual você pretende seguir carreira em linha, o próximo passo é fazer um levantamento das competências que cada nível exige.

Continuando com nosso exemplo, o que um auxiliar administrativo precisa dominar para conquistar uma vaga de emprego?

Alguns exemplos são: habilidades de escrita; conhecimento de softwares de edição de textos e planilhas; organização; boa comunicação; entre outros.

E um assistente? As mesmas anteriores, em um nível mais aprofundado, mas também raciocínio lógico; análise crítica; domínio de outras tecnologias, como ERP; um segundo idioma; etc.

Uma boa forma de você descobrir quais são as habilidades requeridas pelas empresas em cada nível profissional é buscar vagas de emprego para cada um. Assim, você pode se encaminhar para o próximo passo.

Identifique quais competências precisa desenvolver

Agora que você já sabe o que cada cargo exige, é hora de identificar quais competências você já possui e quais precisa desenvolver. Portanto, liste tudo aquilo que você já sabe e que faz parte do seu levantamento anterior.

Em seguida, coloque uma ordem de prioridade naquelas competências que você não tem ou que precisa melhorar. Quais delas são mais importantes para o seu momento atual?

Fez a sua lista de prioridades? Então é hora de buscar essa qualificação.

Elabore um currículo impossível de ser ignorado

O currículo é a sua apresentação para o mercado, uma forma de mostrar que você se preparou para aquela vaga. E a maneira como você coloca as informações, faz toda a diferença.

Por isso, elaboramos um outro artigo com 12 dicas para você elaborar um currículo impecável.

Conheça outras possibilidades de carreira

Se você não tem certeza de que a carreira em linha é o que busca, mantenha a tranquilidade. Existem outras opções, como a carreira em Y. Quer saber mais sobre ela? Leia o artigo Carreira em Y: o que é e como pode te ajudar!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!