• Blog
  • Como fazer um currículo sem experiência?

Como fazer um currículo sem experiência?

Como fazer um currículo sem experiência?

Com uma breve pesquisa na internet, você vai descobrir o óbvio: as empresas exigem cada vez mais dos candidatos.

Formação acadêmica, domínio de outros idiomas, conhecimento sobre ferramentas de trabalho e, como se não fosse suficiente, habilidades de relacionamento, trabalho em equipe, resiliência, adaptabilidade e por aí vai.

Tantas exigências podem deixar uma pessoa novata no mercado de trabalho bastante desanimada. Afinal, como conquistar uma oportunidade de emprego sem cumprir com todos esses requisitos?

O primeiro passo é saber como fazer um currículo mesmo sem experiência. E hoje nós vamos te ajudar a fazer isso. Continue a leitura!

Destaque seu objetivo profissional

Um objetivo profissional bem definido pode ser um grande diferencial na hora de fazer um currículo sem experiência. Afinal, o objetivo é o que norteia não só todo o resto do documento, mas suas escolhas e decisões ao longo da busca por um emprego.

Ter segurança na hora de definir seu objetivo profissional revela algumas coisas sobre a sua personalidade, como foco, segurança e visão de futuro. Nesse sentido, sinaliza para os recrutadores comportamentos que são desejados pelas empresas.

Além disso, identificar o seu objetivo profissional de forma assertiva contribui para otimizar o tempo dos recrutadores, pois eles sabem exatamente qual posição você está buscando.

Enfatize sua formação acadêmica

Por mais que você ainda não tenha experiência prática, uma boa forma de mostrar que está apto para o mercado de trabalho é dar destaque à sua formação acadêmica.

Liste todos os cursos que você já fez, desde os de aperfeiçoamento até a faculdade. Você pode agrupá-los por categorias, como cursos de extensão, cursos técnicos e cursos superiores, por exemplo.

Outra forma de apresentar esse tipo de informação é de maneira cronológica.

Citar a carga horária de cada curso e o ano de conclusão já é suficiente para que os recrutadores entendam essa linha do tempo.

Destaque experiências extracurriculares

É comum pensarmos que por não termos um contrato formal de trabalho nunca trabalhamos.

Mas a verdade é que a maioria das pessoas já desenvolveu atividades incríveis e teve experiências que podem sim contribuir para a carreira profissional. Diante disso, vale a pena dedicar alguns minutos para resgatar essas experiências.

Você já fez algum trabalho voluntário? Participa de algum grupo de estudos? Já vendeu algum produto na escola? Deu aulas de reforço escolar para os seus colegas? Já fez um intercâmbio?

Liste essas atividades e o que aprendeu com elas. Você também pode identificar habilidades que desenvolveu com essas experiências.

Por exemplo, se você já vendeu bombons ou sanduíches na escola, como aprimorou seu discurso de vendas? Quais metas você atingiu com essa atividade?

Transforme isso em informação e dados que podem ser inseridos no seu currículo.

Faça uma carta de apresentação

Quando as pessoas não sabem como fazer um currículo sem experiência, é comum enviarem o documento com pouca informação e praticamente nenhuma apresentação.

Isso pode levar os recrutadores a descartarem seu currículo rapidamente. Mas existe uma forma de prender a atenção deles no primeiro minuto: uma carta de apresentação.

A carta de apresentação é um documento breve, sucinto e direto ao ponto que apresenta quem você é, por que gostaria de trabalhar naquela empresa e como acredita que pode contribuir.

Trata-se de uma forma mais pessoal de falar sobre você antes mesmo da entrevista. E dependendo da forma como você desenvolva a narrativa, pode ficar mais fácil conquistar a simpatia dos recrutadores e levá-los a convidar você para um processo seletivo.

5 dicas essenciais para fazer um currículo sem experiência

Agora que você já demos os primeiros passos rumo a um currículo mais atrativo e focado naquilo que você realmente almeja, vamos a algumas dicas práticas que podem te ajudar a elaborar o seu currículo:

Escolha um layout limpo e profissional

Embora haja muitos modelos modernos e com design diferenciado para elaborar currículos, o ideal é escolher um layout limpo e profissional, que facilite a leitura.

Você pode usar até dois tipos de fontes, para destacar títulos e subtítulos, por exemplo, e combinar até duas cores para dar um visual mais atrativo.

Adapte as informações de acordo com cada vaga

Outra dica de ouro para quem quer fazer um currículo sem experiência é adaptar as informações para cada tipo de vaga.

Você pode ter um “currículo mestre”, com todas as informações que identificou como relevantes, e criar versões diferenciadas de acordo com as exigências de cada vaga.

Assim, você consegue destacar melhor as habilidades requeridas em cada oportunidade e tornar seu currículo mais alinhado com as expectativas dos contratantes.

Lembre-se das soft skills

Soft skills são aquelas habilidades comportamentais que desenvolvemos ao longo da vida e que são fundamentais no ambiente corporativo. Alguns exemplos são: trabalho em equipe, resiliência, organização, facilidade de comunicação, etc.

Essas habilidades são cada vez mais valorizadas pelas empresas e podem ser um grande diferencial no seu currículo. Elas também podem estar na sua carta de apresentação, de forma sutil, como resultado de uma experiência.

Por exemplo: “durante o trabalho voluntário na empresa X, pude aprimorar minha comunicação interpessoal e liderar uma equipe de X pessoas”.

Evite informações irrelevantes

O currículo é uma apresentação profissional, portanto, evite informações irrelevantes ou que não contribuam para aquela vaga específica.

Gostos e preferências, hobbies não relacionados à área, informações pessoais, como religião ou posicionamento político, devem ficar de fora, mesmo em um currículo sem experiências formais.

Revise e revise outra vez

Ao elaborar um currículo, é importante que tenhamos atenção ao uso das palavras e à gramática. Mas, mesmo tendo atenção com isso, ninguém está isento de cometer algum erro de grafia ou mesmo de digitação.

Sendo assim, depois de escrever o currículo, dê um descanso de pelo menos duas horas e volte para revisar o conteúdo. Se for possível, envie para outra pessoa, a fim de que ela também possa revisá-lo.

Dessa maneira, você evita que quaisquer deslizes possam comprometer a sua primeira impressão junto à empresa.

Essas foram algumas dicas de como fazer um currículo sem experiência. Se você quer continuar aprimorando sua apresentação profissional, não deixe de conferir como colocar experiências informais nela!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!