Quantas vezes você já se pegou tentando escapar de um trabalho em equipe? E quantas vezes você já viu outras pessoas fazendo isso?
Trabalhar com outras pessoas demanda algum esforço, isso é fato. Comunicar-se o tempo todo, realizar atividades que nem sempre lhe atraem, abrir mão da produtividade para dar vez à colaboratividade. Porém, existem muitas vantagens em trabalhar em equipe.
Continue a leitura e conheça algumas delas!
1. Aprimora a comunicação interpessoal
A comunicação interpessoal é uma das habilidades fundamentais no mundo do trabalho. Afinal, é por meio de uma comunicação clara que você constrói e fortalece vínculos.
Também é por meio da comunicação assertiva que você transmite suas ideias, desenvolve argumentos e inspira outras pessoas.
Mas, se você não se comunicar, nada disso acontece, concorda? Por essa razão, uma das vantagens inegáveis do trabalho em equipe é o exercício da comunicação interpessoal.
Quanto mais você se comunica com seu time, mais conhece cada pessoa, aprende as melhores formas de se comunicar com cada uma e pode usar essa habilidade para liderar projetos e iniciativas dentro da organização.
2. Potencializa a geração de ideias
Sabe aquele dia em que você precisa resolver várias coisas, mas não sabem nem por onde começar? Um bom trabalho em equipe pode te ajudar a solucionar isso rapidinho.
O motivo é simples: várias cabeças pensam melhor do que uma. Ainda mais quando essa uma — a sua — não está muito bem.
Em outras palavras, trabalhar em equipe significa poder compartilhar suas dúvidas e dificuldades com outras pessoas e receber bons feedbacks a respeito.
Vocês podem fazer um brainstorming juntos e assim identificar novas ideias que possam ajudar a resolver qualquer tipo de dificuldade.
3. Promove integração
Lembra aquele primeiro dia de aula ou o primeiro dia de trabalho, quando você não conhecia ninguém na mesma sala? Como você se sentiu?
Se a sua resposta foi algo do tipo “um peixe fora d’água”, saiba que o trabalho em equipe pode mudar completamente essa visão.
Isso porque o trabalho em equipe permite que você conheça novas pessoas, descubra interesses em comum e desenvolva amizades. Também contribui para o seu senso de pertencimento, algo fundamental para vivermos em sociedade.
Quanto mais integrado à equipe você está, melhor você trabalha, compartilhando ideias, conhecimentos e experiências com seus colegas.
4. Desenvolve confiança
Sabe a diferença entre um trabalho em equipe que dá certo e um que não sai do lugar? A confiança.
Quando você confia nas pessoas que estão trabalhando com você, sabe que pode contar com elas. Da mesma forma, elas sabem que podem contar com você.
Essa estrutura de confiança contribui para que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo, ajudando uns aos outros independentemente das dificuldades.
5. Aumenta a eficiência e a produtividade
Trabalhar sozinho te dá algumas vantagens, como mais foco e autonomia para realizar determinadas tarefas. Por outro lado, quando uma dificuldade surge, você pode ficar paralisado.
Mas com uma equipe na qual você confia, se algo acontecer com você outra pessoa assume seu posto, ajuda a terminar uma atividade ou até mesmo encontra novos caminhos para chegar ao mesmo objetivo.
Desse modo, vocês ganham eficiência e produtividade, atingindo resultados mais rápido.
6. Dá mais motivação
Lembra daqueles dias em que você não tinha o mínimo de vontade de fazer uma determinada tarefa, mas quando um colega chegou para fazê-la com você tudo pareceu mais leve? Pois é, trabalhar em equipe tem essa vantagem.
Mesmo quando estamos desmotivados ou sem energia para fazer algo, poder contar com outras pessoas e compartilhar esses momentos de maior desafio pode ser um alívio enorme.
Além de poder compartilhar a responsabilidade sobre o resultado final, você conta com o incentivo do grupo, pode trocar ideias e acelerar todo o trabalho.
7. Ajuda a exercitar sua liderança
Muitas pessoas têm a habilidade de liderança bem aflorada desde muito cedo. Outras precisam praticar mais para se destacar nessa posição. E sabe qual a melhor maneira de exercitar essa habilidade? Trabalhando em equipe.
Experimente formar um grupo fixo de trabalho e rotacionar a liderança do grupo a cada trabalho realizado. Assim, cada pessoa terá a chance de exercitar a liderança situacional e perceber pontos de melhoria para aprimorar essa competência.
Se você já é um líder de influência, compartilhe dicas e experiências com as outras pessoas. Melhor do que liderar é inspirar outras pessoas a fazerem o seu melhor.
8. Reduz o estresse
Se o mundo acadêmico já é capaz de gerar uma carga intensa de estresse, com provas, trabalhos e rotina de estudos, imagine o mundo corporativo, no qual suas ações são fundamentais para os resultados de uma empresa inteira. Estresse dobrado, não é?
Mas agora imagine poder compartilhar os desafios, as responsabilidades, as tarefas e os resultados com outras pessoas. Parece bem mais aceitável, certo?
Isso só é possível quando você trabalha em equipe. Afinal, quando existe um trabalho conjunto, todas as pessoas estão unidas por um objetivo em comum. Logo, partilham as responsabilidades e a pressão pelos resultados.
9. Desperta mais empatia
A empatia é a habilidade de colocar-se no lugar do outro. Ou seja, de refletir como você agiria na mesma situação em que a outra pessoa está e como gostaria que as outras pessoas agissem com você no mesmo contexto.
Desenvolver essa habilidade sem estar em constante contato com outras pessoas se torna muito difícil, já que você fica com uma visão limitada sobre todos os acontecimentos.
É na interação com o outro que descobrimos novas formas de nos relacionarmos, portanto, esta é mais uma vantagem do trabalho em equipe.
E aí, trabalhar em equipe é ou não é vantajoso? Talvez você até tenha um certo receio, mas depois de começar a trabalhar com outras pessoas, vai descobrir outros benefícios incríveis de estar rodeado de pessoas como você.
Mas, para dar esse pontapé inicial, nada como desenvolver a boa e velha proatividade. Concorda?