• Blog
  • Tendências de estética e cosmética que você não pode perder

Tendências de estética e cosmética que você não pode perder

Tendências de estética e cosmética que você não pode perder

O aumento da conscientização da população sobre os benefícios da medicina estética tem alavancado o setor nos últimos anos.

Só para você ter uma ideia, em 2022 o faturamento do mercado de medicina estética foi de 16,75 bilhões de dólares.

E as estimativas para os próximos anos são ainda mais animadoras: até 2032, o valor desse mercado deve atingir 61 bilhões de dólares.

Somado a ele, temos a indústria de beleza, que já fatura mais de 430 bilhões de dólares anuais.

Sabe o que é o melhor de tudo isso? O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de produtos e serviços de estética e cosmética.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), entre 2018 e 2022 esse mercado cresceu nada menos do que 560%.

E, se você não quer perder a chance de aproveitar essa onda de oportunidades, precisa estar atento a essas tendências:

Produtos 100% naturais, orgânicos e ecológicos

De acordo com o relatório The State of Fashion: Beuaty, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a origem e composição dos produtos que utilizam.

Ingredientes 100% naturais, orgânicos e locais estão entre as características mais buscadas pelos consumidores e consumidoras.

Além disso, a certeza de que a origem dos ingredientes e produtos não afetam de forma alguma o meio-ambiente também faz parte da análise de compradores na hora de escolher seus produtos de estética e cosmética.

Mais uma das exigências: produtos livres de crueldade animal, embalagens recicláveis e livres de plásticos também entram nessa tendência de estética e cosmética.

Diversidade e inclusão

A Era de modelos padronizadas e corpos que fogem da realidade acabou. Beleza é para todas e todos.

Nesse sentido, existe uma grande oportunidade de diversificação de produtos e atuação em nichos pouco explorados, valorizando a diversidade do nosso povo.

Produtos e serviços que privilegiam todos os tipos de peles, corpos e cabelos é uma das tendências de estética e cosmética que mais devem bombar nos próximos anos.

Isso porque a população está cada vez mais consciente de que é preciso respeitar a sua própria individualidade e buscar soluções personalizadas para si.

Transparência nos processos

Sabemos o quanto grandes indústrias deixam de prestar contas à sociedade sobre os seus processos produtivos. Mas isso vem mudando drasticamente nos últimos anos. E no mundo da beleza, não poderia ser diferente.

Com consumidores cada vez mais exigentes, a transparência nos processos produtivos, bem como o cuidado com os preceitos da ESG – Environmental, Social and Governance são obrigatoriedade para quem deseja seguir no mercado.

Até mesmo as pequenas empresas sentem a necessidade de compartilhar seus bastidores e mostrar que estão respeitando o meio-ambiente na hora de produzir seus produtos e serviços.

Produtos e serviços por assinatura

Nada melhor do que receber os seus produtinhos preferidos em casa sem se preocupar, certo? Ou então, simplesmente receber aquele lembrete do seu profissional de beleza de que está na hora de você fazer uma visita.

Estamos falando dos produtos e serviços de estética e cosmética por assinatura, uma tendência que chega para ficar.

Box personalizados, com itens de cuidados com a pele, perfumes e maquiagem lideram a lista de oportunidades.

Até 2028, este deve ser um mercado com faturamento de aproximadamente 73,6 bilhões de dólares. Então, se você pretende aderir a essa tendência, o momento é agora.

Cuidados com a pele em vez de maquiagem

Por muito tempo, fomos condicionadas a esconder algumas características das nossas peles através de maquiagens pesadas.

E, embora hoje já existam produtos naturais, menos agressivos, uma das maiores tendências de estética e cosmética é tratar os desequilíbrios de saúde que afetam a aparência da pele em vez de escondê-los com maquiagem.

Estamos falando de acne, melasmas, oleosidade ou secura excessiva, dentre muitos fatores que acabam nos levando a esconder a nossa beleza natural.

Essa abordagem orientada para a saúde ajuda a fortalecer outros mercados, como o dos produtos e serviços de saúde naturais.

Atendimento omnichannel

Quando se trata de promover uma experiência incrível para clientes e consumidores, não há como prescindir do atendimento omnichannel. Isto é, multicanal.

Nesse sentido, as redes sociais continuam sendo portas de entrada para que as pessoas conheçam as marcas e seus produtos e serviços. Mas a continuidade do relacionamento sempre se dá por meio de outros canais de comunicação.

Logo, o que você precisa priorizar é um mapeamento de todos os pontos de contato entre marca e clientes e, a partir daí, integrar essa comunicação através das tecnologias certas.

Assim, você poderá oferecer uma experiência de atendimento única, sem ruídos e totalmente centrada em satisfazer as necessidades dos seus clientes de forma ágil e assertiva.

Dispositivos inteligentes

E quem disse que a tecnologia não está presente nas tendências de estética e cosmética?

Os dispositivos inteligentes permitem avaliar a sua imagem antes de fazer procedimentos estéticos, orientando os melhores tratamentos.

Também oferecem a possibilidade experimentar cortes, tinturas e penteados de cabelo antes mesmo que alguém mexa no seu visual atual.

Análise da pele e sugestões de looks são outras possibilidades que os dispositivos inteligentes trazem para o mundo da estética e cosmética.

Hiperpersonalização

Ter produtos desenvolvidos especificamente para si ou serviços completamente adaptados à sua personalidade também já são realidade no mercado de estética e cosmética.

Portanto, se você quer navegar nessa tendência construindo uma carreira de sucesso, precisa caminhar em direção à hiperpersonalização.

Questionários inteligentes que ajudam a escolher os melhores produtos e atendimentos consultivos são duas possibilidades que você pode começar a aplicar a partir de agora.

Mas, para isso, é preciso ter um profundo conhecimento da sua área, é claro. É por isso que a Multivix investiu no desenvolvimento do Tecnólogo em Estética e Cosmética, uma formação de nível superior que te coloca frente a frente com todas essas oportunidades de mercado.

Acesse a página do curso agora mesmo e descubra mais um universo de possibilidades!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!