A gestão da produção é a principal atividade dentro de uma indústria, sendo responsável por planejar, executar e monitorar todos os processos e atividades relacionados à produção de bens de consumo.
Nesse sentido, a demanda por profissionais capacitados para compreender o ecossistema industrial e tudo o que ele envolve é constante.
Mas qual é o real cenário de oportunidades e empregabilidade para quem se forma em gestão da produção? O que este mercado oferece e o que exige de cada profissional? É o que veremos neste artigo.
A indústria em números
De acordo com dados do Portal da Indústria, o setor representa 23,9% do PIB Nacional. Mas talvez este dado isolado não fale muito a respeito da importância do segmento para o país. Por isso, aqui vão mais algumas informações essenciais:
- 69,3% das exportações brasileiras de bens e serviços são feitas pelo setor industrial;
- 66,4% dos investimentos empresariais em pesquisa e desenvolvimento vêm do setor industrial;
- 34,4% da arrecadação de tributos federais (exceto os previdenciários) vem da indústria;
- 21,2% dos empregos gerados em todo o país são no setor industrial;
- a indústria de alimentos é responsável por 16,2% dos empregos gerados no setor;
- a indústria de construção civil é responsável por 8,8% dos empregos gerados no setor;
- São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior número de indústrias no país, seguidos dos estados do Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
- as grandes empresas concentram 42,9% das contratações dos segmento.
Esses dados servem para nos dar um panorama geral sobre o mercado industrial e sua importância. Mas como você pode aproveitar melhor as oportunidades de carreira que ele oferece?
A automatização do trabalho e a gestão da produção
Não é novidade para ninguém que, a cada dia que passa, mais e mais atividades burocráticas e braçais são automatizadas por meio de máquinas e robôs.
E não é para menos: o ganho de produtividade, eficiência e redução de riscos na indústria faz com que as empresas invistam cada vez mais nessas tecnologias. Porém, não se trata apenas de mecanizar o trabalho.
A grande contribuição do ser humano para o mercado de trabalho não está na execução de tarefas operacionais, que podem ser facilmente substituídas por máquinas.
O grande diferencial que você pode agregar ao universo corporativo está na sua inteligência e criatividade; na sua capacidade de solucionar problemas; de se relacionar com as pessoas; de liderar equipes e inovar através do conhecimento e experimentação.
Nesse sentido, desenvolver habilidades gerenciais é a escolha mais acertada para você que deseja se destacar na indústria e construir uma carreira de sucesso.
Como ser um bom gestor de produção?
Um bom gestor de produção tem uma base técnica sólida, conhece metodologias e ferramentas e sabe aplicá-las com eficiência e eficácia em diversos cenários. Portanto, dê atenção às disciplinas de processos de fabricação, automação industrial e planejamento e controle da produção.
Suas habilidades gerenciais serão testadas a todo momento, nas mais diversas situações. Neste sentido, valorize as matérias de comunicação e expressão, gestão de recursos humanos e planejamento estratégico.
Para ser um bom gestor da produção, você também deve se preocupar com a segurança dos trabalhadores. Algo que você vê na disciplina de segurança no trabalho e saúde ocupacional.
Além disso, a gestão da produção também está intrinsecamente ligada à logística. Por isso, fique atento a como um setor impacta o outro e busque compreender a relação entre os processos produtivos e a logística.
Mais do que a teoria ou a técnica, a gestão da produção exige habilidades como inteligência emocional, liderança e relacionamento interpessoal. Isso porque você estará diariamente lidando com pessoas de diferentes perfis. Portanto, busque desenvolver essas habilidades não só ao longo da graduação, mas por toda a sua carreira.
Como ingressar no mercado de trabalho e se dar bem como gestor de produção
Sua carreira profissional em gestão da produção pode começar ainda na faculdade.
Se você ainda está cursando a graduação em gestão da produção, o ideal é buscar por estágios na área que te deem a oportunidade de desenvolver na prática aquilo que você vê em sala de aula.
Fique de olho não só em estágios especificamente de gestão da produção, mas também de áreas correlatas, como administração, processos gerenciais e logística, por exemplo.
Mesmo não atuando especificamente na área da sua formação, você estará ganhando experiência para quando a oportunidade certa chegar.
Programas de trainee são ideais para quem está concluindo a graduação ou acabou de concluir. De forma resumida, você vai ter a oportunidade de aprender na prática tudo o que viu durante a graduação com a orientação de profissionais mais experientes e recebendo um salário por isso.
Os empregos formais também estão na lista de portas de entrada para uma carreira de sucesso em gestão da produção. Mesmo que você não tenha muita experiência, busque listar no seu currículo cursos de aperfeiçoamento, projetos integradores e outras iniciativas das quais tenha participado.
Vale a pena citar cursos de idiomas, intercâmbios ou outras experiências que mostrem habilidades como liderança, comunicação interpessoal e trabalho em equipe, já que essas são competências essenciais ao gestor da produção.
Outro ponto importantíssimo para ingressar no mercado de trabalho em gestão da produção e se dar bem é construir uma boa rede de contatos, isto é, seu networking.
Conhecer profissionais tanto de gestão da produção quanto de outras áreas pode te ajudar a se manter informado sobre oportunidades de emprego ou estágio. E, quando a oportunidade surgir, lembre-se sempre de ter um currículo bem escrito para enviar.
Agora que você já conhece o mercado de gestão da produção, que tal se preparar para ingressar nele? Confira 12 dicas essenciais para desenvolver um bom currículo e vá em busca da sua vaga!