Quantas vezes você já enfrentou o dilema entre fazer uma tarefa em um determinado momento ou deixá-la para depois?
Esse simples questionamento, que pode parecer inocente e até justificável em muitas situações, é chamado de procrastinação, um fenômeno que gera não só curiosidade, mas estudos psicológicos profundos sobre a arte de deixar as coisas para depois.
Continue a leitura e entenda o que é procrastinação, por que ela acontece e como você pode parar de procrastinar nos estudos, na carreira e na vida!
Procrastinar: até quando é saudável?
A procrastinação pode ser entendida como um mecanismo de defesa do ser humano em determinadas situações. Por exemplo: se você tem dor de cabeça ou não está se sentindo tão bem em algum dia da semana, é natural querer procrastinar tarefas que requeiram um maior nível de atenção.
O problema surge quando a procrastinação se torna crônica, isto é, recorrente. Nesses casos, o simples fato de não gostar de uma tarefa ou não estar afim de realizá-la já é motivo suficiente para deixá-la para depois.
E quando você vai adiando suas tarefas de forma contínua, a consequência é uma só: acúmulo. Então, a percepção de que existem muitas coisas a serem feitas em um curto espaço de tempo gera estresse e ansiedade, que pode resultar em mais procrastinação e um ciclo sem fim.
Se você já passou por isso, sabe do que estamos falando.
Quais são as causas da procrastinação?
De acordo com estudos, cerca de 20% das pessoas são procrastinadoras crônicas. Contudo, em determinados ambientes, esse número pode ser ainda maior.
No setor acadêmico, por exemplo, de 80% a 95% dos estudantes universitários têm o costume de procrastinar trabalhos e a conclusão de cursos.
Vamos conhecer as principais causas desse fenômeno?
Subestimar o tempo necessário para a realização de uma tarefa
Um dos motivos mais comuns que levam as pessoas à procrastinação é matemática. Em outras palavras, calcular mal o tempo necessário para realizar uma tarefa.
Sabe quando você pensa que vai levar apenas 15 minutos no trânsito entre o trabalho e a faculdade e acaba levando 1 hora? É disso que estamos falando. Mas não se aplica apenas a este tipo de cenário.
Muitas vezes, pensamos que já sabemos como resolver uma questão proposta pelo professor em pouco tempo, que a resolução nos tomará apenas meia hora, e acabamos deixando para depois. Mas, quando sentamos para realizar a atividade, percebemos que exige muito mais dedicação e tempo.
Ser perfeccionista
Ao estudar a procrastinação como um fenômeno psicológico, pesquisadores descobriram que pessoas perfeccionistas tendem a procrastinar mais.
O motivo para esse comportamento é que essas pessoas aceitam melhor o fato de não entregar um trabalho ou uma tarefa dentro do prazo do que entregar algo que não esteja perfeito (dentro dos seus próprios padrões de perfeição, é claro).
E, como a perfeição não existe, esse problema se torna recorrente, afetando a saúde da pessoa de outras maneiras, saindo de um simples caso de procrastinação e afetando sua saúde mental.
Esperar a motivação chegar
Outro fator que leva muitas pessoas a procrastinar é a espera pela motivação. Sabe aquela ideia de “não estou inspirado para fazer isso hoje”?
Como já dizia Thomas Edison, “O sucesso é constituído por 10% de inspiração e 90% de transpiração”. Ou seja, mais do que ter inspiração para fazer algo, você precisa de determinação e trabalho.
TOC e TDAH
A procrastinação também pode ser resultado de questões mais sérias, como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH).
No primeiro caso, o TOC leva a pessoa a um perfeccionismo extremo, que gera medo de errar ou de não estar fazendo as coisas da forma esperada. No segundo, a dificuldade em manter o foco no que deve ser realizado leva à procrastinação.
Obviamente, podem existir inúmeras outras causas para uma pessoa deixar as tarefas para depois. O importante é você saber identificar quais são os gatilhos que te levam a procrastinar e realizar uma reeducação do seu cérebro nesses casos. Vamos ver isso com mais detalhes?
Como parar de procrastinar?
Como dissemos anteriormente, a procrastinação é um mecanismo de defesa do cérebro. Embora muitas vezes saibamos o que nos leva a procrastinar, em outras, esse motivo pode ser inconsciente. Portanto, o primeiro passo para deixar de procrastinar, seja nos estudos, carreira ou trabalho, é investir em autoconhecimento.
Para te ajudar nisso, vamos propor um pequeno exercício:
- Liste 5 situações nas quais você procrastinou uma tarefa ou decisão.
- Para cada uma delas, associe um sentimento naquela ocasião (ansiedade, depressão, desânimo, irritação…).
- Agora vá mais fundo e procure identificar qual foi o gatilho que te levou a esse sentimento e, consequentemente, à procrastinação (seu chefe, o fato de você não gostar do seu trabalho, dificuldade em realizar a tarefa…).
- Agora vem o mais difícil, porém, mais importante: como você pode transformar esse sentimento para que não volte a procrastinar?
Você pode realizar este exercício sempre que sentir que está prestes a procrastinar uma tarefa. Assim, você poderá compreender o mecanismo que te leva a adiar suas realizações, seja na vida pessoal ou profissional.
Dicas extras para deixar de adiar suas tarefas, sonhos e realizações
Além de ter o exercício anterior sempre próximo a você para identificar seus gatilhos de procrastinação, selecionamos dicas extras que podem te ajudar a não falhar na sua missão:
- Crie uma lista de tarefas e classifique-as em ordem de importância, para que você dê mais atenção àquelas que realmente precisam ser feitas;
- Quebre cada tarefa em tarefas menores e facilmente realizáveis, para que você visualize com mais facilidade a sua progressão e assim se motive a concluir a tarefa mais rapidamente;
- Organize uma agenda e estime o tempo necessário para cada tarefa, sempre deixando uma “folga” entre uma atividade e outra, caso você atrase por algum motivo;
- Faça pausas programadas ao longo dia se levantar do seu lugar, dar uma caminhada e respirar ar puro;
- Coloque seu celular no modo “não perturbe” enquanto estiver realizando uma tarefa, para que as notificações não tirem o seu foco;
- Defina horários para verificar seus e-mails e evitar dispersar a atenção com mensagens que podem ser respondidas depois;
- Procure a ajuda de profissionais especializados, como psicólogos, que poderão te ajudar a ressignificar os gatilhos de procrastinação.
Sabia que a procrastinação também pode ser resultado de uma rotina desordenada, especialmente para quem trabalha em casa? Então aproveite e confira 8 dicas para otimizar estudo e trabalho no home office!