• Blog
  • 5 livros sobre linguagem corporal que você precisa ler pra ontem

5 livros sobre linguagem corporal que você precisa ler pra ontem

5 livros sobre linguagem corporal que você precisa ler pra ontem

Você sabia que 55% da nossa comunicação é não-verbal? E que dos 45% restantes, 38% é vocal e apenas 7% é pronunciada por meio de palavras?

Em uma época na qual passamos a maior parte do nosso tempo nos comunicando por meio de tecnologias, é natural darmos mais atenção à palavra escrita ou falada.

E talvez seja exatamente por isso que temos cada vez mais dificuldade de nos comunicarmos com as pessoas. Afinal, grande parte do entendimento da comunicação se perde quando não estamos fisicamente presentes com as outras pessoas.

Basta pensar em quantas vezes alguém te mandou uma mensagem, seja de texto ou áudio, e você ficou se perguntando se a pessoa estava braba com você, ou se ela estava triste, ou se estava sendo sarcástica…

A dúvida que surge nesses casos poderia ser parcial ou completamente resolvida caso você estivesse vendo a expressão facial da outra pessoa ou então os seus gestos.

E é justamente aí que reside a importância da linguagem corporal. Dar mais sentido à nossa fala, tornando o processo comunicacional mais completo.

Ficou interessado no assunto? Conheça 5 livros sobre linguagem corporal que você precisa ler para ontem!

1 – O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal

Este é um clássico quando se trata de livros sobre linguagem corporal.

Em O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal, o autor Pierre Weil nos leva por uma jornada através do corpo humano e como ele se expressa, mostrando os mecanismos inconscientes da nossa comunicação.

Ilustrado por Roland Tompakow, o livro nos mostra gestos simples, mas que possuem significados profundos na linguagem corporal do ser humano, como direcionar os pés para a saída de um ambiente ou cruzar os braços em meio a uma conversa.

Com esta obra, você poderá dar os primeiros passos na sua jornada rumo ao entendimento de como a comunicação humana vai muito além das palavras e como compreender o que as pessoas realmente estão pensando.

2 – Desvendando os segredos da linguagem corporal

Nossa segunda dica de livro é Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan Pease, Barbara Pease e Pedro Jorgensen Junior.

Neste livro, os autores nos mostram que 93% da comunicação humana é realizada através de expressões faciais e movimentos corporais, sendo de extrema importância para uma comunicação efetiva.

Ao longo das cerca de 270 páginas do livro, você vai se deparar com um guia de gestos e expressões que podem falar mais do qualquer palavra em um diálogo.

Além disso, vai aprender a interpretar essa linguagem corporal e assim desenvolver a habilidade de decifrar o que as pessoas realmente estão querendo dizer. Uma ferramenta poderosa de comunicação assertiva e melhoria dos relacionamentos na vida pessoal e profissional.

3 – O poder da presença: como a linguagem corporal pode ajudar você a aumentar sua autoconfiança

Além de nos ajudar a compreender o que as outras pessoas dizem, a linguagem corporal também fala muito a respeito de nós mesmos. E este é o tema central do livro O poder da presença: como a linguagem corporal pode ajudar você a aumentar sua autoconfiança, de Amy Cuddy e Ivo Korytowski.

Este livro é um verdadeiro guia para quem sente insegurança na hora de falar em público ou deseja melhorar o seu desempenho na oratória.

Com dicas práticas de como se posicionar fisicamente, a obra propõe uma engenharia reversa, mostrando como a postura também influencia na maneira como você se vê e se expressa.

Vale muito a pena ler este livro antes de uma grande apresentação, como uma banca de TCC, por exemplo.

4 – A linguagem corporal dos líderes: Como essa linguagem silenciosa pode ajudar

Se você se interessa pelo tema de liderança e como os líderes se comportam, este livro pode te ajudar a compreender a linguagem silenciosa que grandes líderes compartilham.

O livro aborda a linguagem corporal para uma liderança bem-sucedida, como ajustar a sua linguagem corporal a cada situação e como interpretar a linguagem corporal de outras pessoas.

Além disso, você também vai poder conhecer algumas características que diferenciam a linguagem corporal de homens e mulheres e como esse tipo de comunicação se dá na Era Digital.

 

A obra explora, ainda, padrões globais de linguagem corporal e padrões determinados culturalmente, mostrando que cada povo também tem suas peculiaridades no momento de se comunicar através do corpo.

5 – Seja Inesquecível: Acabe com o medo, domine a linguagem corporal e verbal e use a neurociência para expressar ideias e encantar qualquer público

Em Seja Inesquecível, você vai aprender como seu corpo reage às mais diferentes situações, como reuniões, entrevistas de emprego, pedidos de casamento, entre outras, e como dominar essas sensações para se comunicar de forma efetiva.

Este é um verdadeiro roteiro para quem deseja desenvolver a habilidade de se comunicar bem e transformar essa competência em uma ferramenta de sucesso.

Tudo isso com base na neurociência e anos de estudos dos três especialistas responsáveis pela obra: Roberto Kovalick, Leny Kyrillos, Robson Gonçalves e Cíntia Borsato.

Curtiu as dicas de livros sobre linguagem corporal? Vale lembrar que a linguagem corporal também depende de uma comunicação verbal bem feita. Portanto, se você quer se tornar uma pessoa com a comunicação eficaz, o primeiro passo é começar com uma faculdade de comunicação.

Caso você já tenha se formado, aproveite e conheça também o MBA em Gestão da Comunicação Interna. Esta é a oportunidade que você precisa para exercer o seu poder de comunicação ao máximo em nome de uma organização!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!