Cuidar do planeta não deve ser uma preocupação apenas de ONGs ou pessoas físicas: as empresas, que possuem grande impacto na degradação do meio ambiente, precisam tomar medidas para aderirem à sustentabilidade.
Neste texto, você aprenderá quais são as funções exercidas por um gestor ambiental, quais assuntos são estudados em uma formação da área e como está o mercado para os novos profissionais engajados com o desenvolvimento sustentável.
O que faz um gestor ambiental
Um gestor ambiental é, de forma resumida, um administrador do meio ambiente responsável por promover (profissionalmente) uma boa relação entre o homem e a natureza, se certificando que seu impactos afetam minimamente o meio ambiente e não trarão problemas futuros.
Ele também atua na recuperação de áreas desmatadas, fazendo saídas de campo para avaliar as áreas degradadas, produzir relatórios e pensar em soluções para que elas voltem a ter vida.
Muitos gestores ambientais atuam na área educacional, criando projetos e programas de conscientização em escolas, empresas ou de forma pública para a preservação à natureza. Além disso, podem ser realizadas palestras com o mesmo objetivo, ou seja, de conscientização e instrução de atitudes sustentáveis durante o dia a dia.
O que um gestor ambiental estuda
O curso de Gestão Ambiental pode ser feito tanto como bacharelado quanto tecnólogo, além da possibilidade de estudar a distância. Os alunos terão maior contato com disciplinas práticas e voltadas para a área de gestão.
Confira a seguir algumas das matérias abordadas durante o curso:
- Comunicação e Expressão;
- Gestão Ambiental e Responsabilidade Social;
- Planejamento, Gestão e Sustentabilidade Urbana;
- Avaliação de Impactos e Prevenção de Riscos Ambientais;
- Economia;
- Sistema de Informação;
- Sistema de Gestão Ambiental;
- Sociologia e Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos.
É importante ter em mente que as matérias podem variar entre cada instituição de ensino. Além disso, existem as disciplinas optativas, que podem complementar o estudo do estudante de Gestão Ambiental ou ajudá-lo a se especializar em um campo de atuação.
Se interessou pela área e quer saber mais informações? Então baixe agora o nosso e-book sobre Gestão Ambiental!
Como está o mercado de Gestão Ambiental
Com uma crescente preocupação de instituições públicas e privadas em desenvolvimento sustentável, o gestor ambiental poderá encontrar facilidade em se estabelecer no mercado, propondo melhorias para que exista um crescimento frequente, mas com impacto mínimo ao meio ambiente.
O profissional deste campo poderá encontrar emprego em diferentes setores, inclusive no setor agropecuário. Em média, 60% do território brasileiro se encontra com proteção ambiental, e o produtor do campo precisa se certificar de não desmatar essas áreas, além de cumprir com todas as obrigações e legislações nacionais, outra função importante do gestor ambiental.
O administrador do meio ambiente ainda pode trabalhar em obras, mais especificamente na área de licenciamento ambiental. Obras que podem causar algum impacto ambiental precisam ser licenciadas pelo governo, então, é necessário realizar os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) para que a construção possa ser iniciada.
Assim, entendendo o que faz um gestor ambiental, quais os assuntos estudados em sua formação e como está o mercado para essa profissão, você compreenderá a importância dessa área para a sustentabilidade mundial, por meio da preservação do meio ambiente sem impactar a economia.