As empresas precisam se reinventar e conhecer bem o seu público para se manter no topo das vendas, e isso só é possível tendo uma boa equipe de marketing. Profissionais dessa área são bastante requisitados, principalmente aqueles que tenham formação no setor.
Neste texto, você conhecerá um pouco do curso Tecnólogo de Marketing: saberá quais as principais matérias abordadas durante a formação, além de entender como o mercado está recebendo os novos profissionais dessa área e o que é exigido para se dar bem nessa carreira.
Entenda mais sobre o curso de Marketing
Diferente do curso Tecnólogo em Marketing a distância, este foca em assuntos mais práticos e específicos da profissão. São abordadas matérias relacionadas à gestão de negócios, comportamento do consumidor, mídias sociais, dentre outros assuntos.
Veja a seguir algumas das matérias que podem ser abordadas durante o curso:
- Economia;
- Planejamento da Comunicação;
- Endomarketing;
- Marketing Estratégico;
- Logística Empresarial;
- Comportamento do Consumidor;
- Marketing Digital.
É importante ter em mente de que a ordem ou nome das matérias pode sofrer mudanças, a depender da instituição de ensino.
Saiba mais sobre o mercado de trabalho para o Tecnólogo em Marketing
Com uma economia enfraquecida, muitas empresas preferem apostar em boas campanhas e estratégias de marketing para atrair novos consumidores e realizar mais vendas. O marketing digital, em especial, tem crescido bastante, já que muitas instituições estão se inserindo na internet para alcançar um público mais jovem e conectado.
Ainda é possível que o profissional siga para diferentes especializações, como gerenciamento de comunidades, análise de mídias sociais, produção de conteúdo ou até mesmo seguir na carreira de pesquisa, trazendo insights e análises de mercado para criar campanhas de marketing mais efetivas.
É possível encontrar trabalho em empresas dos mais diversos segmentos, como um profissional interno. Além disso, existem agências de marketing que trabalham com diferentes clientes, permitindo que o profissional tenha contato com variados mercados.
Perfil do tecnólogo em Marketing
O profissional que fez uma graduação em Marketing precisa ser bastante antenado, já que poderá usar de notícias, memes ou informações relevantes para divulgar para o seu público e promover engajamento, sobretudo na internet.
Além disso, é preciso saber se comunicar bem, já que é necessário conversar constantemente com outros setores dentro da empresa ou agência e expor/defender suas ideias com toda a equipe.
Uma outra característica que pode fazer a diferença na carreira de quem realiza uma graduação em Marketing é a fluência (ou ter um domínio avançado) em um outro idioma, como inglês. Existem vários termos e palavras nessa área que não são traduzidos para o português, e por isso, é preciso entendê-los para manter a boa comunicação.
Aprender inglês também é ótimo para realizar pesquisas sobre as tendências do setor no exterior: a sua empresa poderá sair na frente ao implementar uma estratégia inédita no país e trazer bons resultados.
Assim, entendendo um pouco mais sobre o curso Marketing, conferindo o que é estudado, como está o mercado de trabalho para essa profissão e qual o perfil esperado de quem começará a atuar nessa área, você já poderá se preparar e definir se essa é mesmo a carreira dos seus sonhos.
Ainda não está totalmente convencido em fazer um curso Tecnólogo de Marketing? Então leia este outro artigo em nosso blog no qual listamos todas as vantagens de ter essa formação!