• Blog
  • 5 dicas de como relaxar antes da prova do Enem

5 dicas de como relaxar antes da prova do Enem

5 dicas de como relaxar antes da prova do Enem

Quando o assunto é prova do Enem, é comum que os candidatos fiquem preocupados com as questões, o tema da redação e, claro, com a pontuação. Mas, também precisamos conversar sobre os sinais que o nosso corpo dá nessa época. Por isso, vamos conversar hoje sobre como relaxar antes da prova do Enem.

Esse é o maior segredo…

Além de aprender vários conteúdos e anotar todas as dicas para fazer a prova, você também precisa estar tranquilo no dia do Enem. Afinal de contas, a ansiedade em excesso só atrapalha o seu desempenho e pode te impedir de conquistar uma vaga disputada.

Ficar ansioso e com um “pé atrás” é super normal. Mas… o que fazer para relaxar para a prova do Enem? Anote essas dicas valiosas que vão te ajudar nesse processo. São elas:

  • Faça exercícios e relaxe para a prova do Enem;
  • Aceite a ansiedade;
  • Realize treinos encobertos;
  • Planeje seu trajeto antes da prova do Enem;
  • Relaxe nas horas que antecedem o Enem.

Fique tranquilo… Nós vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas dicas e como você pode colocá-las em prática. Vamos lá?

1. Faça exercícios para relaxar para a prova do Enem

Sempre que você ouvir falar de ansiedade e estresse, algum profissional da saúde recomendará a prática de exercícios. As atividades físicas liberam algumas substâncias no nosso cérebro (neurotransmissores) que nos ajudam a relaxar, manter o foco e pensar mais rápido.

Então, além dos exercícios (que pode ser uma caminhada de 30 minutos) ajudarem a aliviar o estresse, eles também melhoram seu resultado nos estudos.

Escolha algo de que goste, como um esporte, por exemplo, e pratique. Essa dica é infalível!

2. Aceite a ansiedade

Agora vamos falar de uma dica contraintuitiva: não lute com a ansiedade. Esse estado psíquico existe para te proteger.

Em vez de tentar ir contra ele, aceite que essas sensações são comuns e que você tem todo o direito de ficar estressado e ansioso ao se preparar para o vestibular.

Negar esses sentimentos pode fazer com que você sinta culpa por estar ansioso, cansado ou estressado — e isso só vai te deixar ainda mais ansioso, cansado e estressado.

Portanto, busque entender que é totalmente normal se sentir dessa forma, afinal, estamos falando do seu futuro. Para passar por isso, lembre-se da dica 1 e confie no seu processo.

3. Realize treinos encobertos

Você sabia que quando fechamos os olhos e imaginamos alguma coisa, estamos treinando nosso cérebro?

A verdade é que a mente não diferencia muito bem o que é real e o que é criado por nós mesmos.

Então, nos dias que antecedem a prova, se imagine fazendo o Enem. Tire uns minutos, se concentre, feche os olhos e mentalize você na cadeira, sentado, respondendo às perguntas com calma…

Neste momento, busque também se concentrar na sua respiração. Experimente se visualizar fazendo a redação.

Repita este exercício durante 20 minutos por dia.
Guia do estudante: Como fazer uma redação.

4. Planeje seu trajeto antes da prova do Enem

Por volta de uma semana antes da prova, comece a planejar seu trajeto até o local. Veja quais meios de transporte deve pegar, que horas deve almoçar, o tempo em cada trajeto, etc.

Veja, também, todas as alternativas possíveis para chegar até o local da prova. Isso te deixará mais tranquilo em relação a esse processo (que é um pesadelo para muita gente).

Lembre-se sempre de ter um “plano B”. Por exemplo: Vamos supor que seus pais vão te levar ao local da prova de carro. Esse é o plano A.

O plano B poderia ser:

  • Uber
  • Táxi
  • Ônibus
  • Carona…

… E por aí vai.

Ter um plano B vai fazer com que você esteja preparado para quaisquer situações adversas que possam vir a acontecer. Dessa forma, você não vai se desestabilizar emocionalmente se algo acontecer fora do planejado.

5. Relaxe nas horas que antecedem o Enem

No dia anterior ao Enem, aproveite para relaxar. Chame alguns amigos para conversar, saia de casa, jogue, veja um filme, faça alguma programação tranquila. O que não recomendamos que você faça é estudar.

Quando estudamos na véspera de um exame, damos ao nosso corpo o sinal de que ainda não estamos preparados. E isso, mais uma vez, vai trazer sintomas de ansiedade e estresse que podem ser prejudiciais em excesso.

Por falar em preparo, não adianta só relaxar, não é mesmo? Para fazer a prova do Enem, é preciso planejamento e trabalho duro. Sem um bom cronograma não dá para ter bons resultados.

Por isso, temos mais uma dica extra para você.

Uma dica extra

Como falamos durante todo este post, a ideia é relaxar antes da prova do Enem, certo? Porém, isso não significa abrir mão da responsabilidade. Afinal de contas, estamos falando de uma prova importante para o seu futuro.

Para te ajudar ainda mais, preparamos uma dica extra. Faça o download do nosso e-book sobre Como montar um plano de estudos eficiente para passar no Enem e se prepare, de verdade, para o Enem!

E-book: Plano de estudos para passar no Enem.

Ao seguir essas dicas você, com certeza, terá bons resultados.

Desde já desejamos uma boa prova!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!