• Blog
  • Engenharia de petróleo: mercado e carreira

Engenharia de petróleo: mercado e carreira

Engenharia de petróleo: mercado e carreira

O mercado de petróleo e gás continua sendo estratégico para o Brasil. Sozinho, o segmento representa 10% do PIB Industrial do país e realiza grandes investimentos que ajudam a movimentar a economia.

De acordo com o relatório Panorama Geral do Setor de Petróleo e Gás: uma agenda para o futuro, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, até 2031 o setor deve investir 180 bilhões de dólares em expansão.

Desse modo, além de ampliar a produção de derivados de petróleo e gás, atraindo novas exportações, também deve gerar cerca de 400 mil postos de trabalho.

E o que isso tem a ver com você?

Bem, se você deseja desenvolver uma carreira sólida, com boas perspectivas de crescimento e empregabilidade para os próximos anos, deveria considerar este mercado. Afinal, quando o assunto é profissionais qualificados, o mercado de engenharia de petróleo sofre com a falta de mão de obra.

Não sabe muito bem por onde começar? A gente te conta. Continue a leitura!

Petróleo e gás e transição energética

Um dos grandes temas do momento é a transição energética. Isto é, a necessidade de sairmos de um modelo extrativista de fontes de energia para usarmos energias renováveis.

E a boa notícia é que o Brasil está na vanguarda desse movimento, com cerca de 40% da sua matriz energética vindo de fontes renováveis — quase o dobro da média mundial.

Porém, o petróleo e gás continuam sendo indispensáveis, pelo menos até 2050, segundo o mesmo relatório que mencionamos acima.

E isso faz com que o mercado continue demandando profissionais com expertise para atuar neste segmento, é claro.

O futuro das exportações de petróleo e gás

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, uma nova janela de oportunidade de exportações surgiu para o Brasil: a Europa. No entanto, o mercado brasileiro continua vendo na Ásia um de seus principais consumidores.

Nesse sentido, a tendência é que no curto prazo as exportações para a Europa se fortaleçam e no médio e longo prazo as negociações com os países asiáticos avancem.

Diante desse cenário, quem deseja atuar com engenharia de petróleo pode esperar avanços importantes no comércio internacional, o que pode ampliar ainda mais as oportunidades de carreira.

Atuar em plataformas, no desenvolvimento de projetos ou mesmo em equipes de negociações são apenas algumas das possibilidades para o egresso dessa formação.

As oportunidades no Espírito Santo

Se você já vem pesquisando sobre a carreira de engenharia de petróleo, seguramente já sabe que o Espírito Santo conta com terminais da Petrobras que recebem insumos e os repassam para as distribuidoras. Ou seja, você nem precisa sair do estado para se desenvolver na profissão.

Existem inúmeras oportunidades de trabalho para quem se forma em engenharia de petróleo aqui mesmo. Porém, nada impede que você atue em outras regiões do país, é claro.

Como são poucos profissionais qualificados, muitas vezes as demandas acontecem em locais distantes de onde moramos. Mas isso não precisa ser um impeditivo para que você brilhe na profissão. Basta ter um espírito adaptativo e abraçar a mudança!

As qualidades de um bom engenheiro de petróleo

Agora que você já conheceu um pouco a respeito do mercado e das oportunidades, deve estar se perguntando o que precisa para atuar na área de engenharia de petróleo. E é sobre isso que vamos falar agora.

Dentre as qualidades requeridas para um bom engenheiro de petróleo está o conhecimento do mercado e das perspectivas dele. Assim, você poderá levar adiante projetos e ideias que contribuam para o crescimento dos negócios e resultados.

O conhecimento técnico é fundamental, é claro. E, quando falamos em engenharia, precisamos ter em mente que se trata de uma área de Exatas. Logo, você vai estudar estatística, cálculos matemáticos, economia, geometria, dentre muitas outras coisas.

Mas não se engane: para crescer na profissão, você precisará assumir cargos de liderança. Nesse sentido, competências humanas, como relacionamento interpessoal e comunicação assertiva são essenciais.

Além disso, ter resiliência pode te ajudar a se dar melhor ainda na carreira, especialmente se você optar por trabalhar em plataformas de petróleo em alto mar.

Como petróleo e gás é um segmento internacional, domínio da língua inglesa é indispensável. E, se você também estiver apostando na Ásia como futura compradora do Brasil, talvez valha a pena começar a estudar mandarim.

Primeiros passos na profissão de engenharia de petróleo

Atuar no segmento de engenharia de petróleo pode ser bastante recompensador. Mas, para isso, você precisa se destacar. E qualificação é a chave.

Aqui na Multivix, você pode se preparar para os desafios da profissão no Bacharelado em Engenharia de Petróleo. Nesta graduação, você se prepara para atuar tanto na extração quanto na produção de petróleo, tendo contato com as tecnologias e ferramentas mais atuais do setor.

Ao concluir a graduação, você será capaz de operar, inspecionar e realizar a manutenção de processos industriais relacionados à produção de petróleo e derivados.

Além disso, poderá atuar em pesquisas e licenciamentos ambientais relacionados ao setor, bem como prestar assessoria e consultoria a empresas do ramo.

Biocombustíveis, impactos ambientais, tecnologias de gás natural, tecnologias de refino e geologia do petróleo são algumas das disciplinas que você verá ao longo dos cinco anos da graduação.

Além disso, você poderá complementar seus estudos através de disciplinas optativas, tornando-se um profissional ainda mais preparado para enfrentar os desafios do mercado.

Curioso para conhecer mais a respeito desta formação? Acesse agora mesmo a página da graduação em Engenharia de Petróleo da Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!