Preparar-se para o vestibular é um dos maiores desafios da vida acadêmica. Ainda mais quando você está em busca de uma boa universidade.
São meses de estudo para dar conta de uma grande quantidade de conteúdo. Além disso, você precisa estar a par das principais notícias do mundo, mergulhar em temas emergentes e desenvolver capacidade crítica e argumentativa para a arrasar na redação.
Tudo isso exige organização, compromisso e, claro, uma verificação contínua sobre o seu aprendizado. Essa verificação pode ser feita de várias maneiras, algumas mais estruturadas e outras mais lúdicas.
Neste artigo, você confere como tornar seu processo de aprendizado mais dinâmico, interativo e divertido. Continue a leitura!
1. Resolva exercícios
Essa é uma das formas mais tradicionais de se estudar para o vestibular: teste seus conhecimentos resolvendo exercícios.
Pode parecer óbvio, mas muita gente foca no estudo da teoria e esquece que as provas do vestibular são compostas por questões que exigem agilidade de pensamento e capacidade de raciocínio lógico.
Dentro dessa perspectiva, a melhor forma de ganhar performance e otimizar seu tempo durante as provas do vestibular é justamente resolvendo questões que caíram em vestibulares passados. Isso também vale para a prova do Enem, é claro.
2. Faça resumos
Os resumos ajudam a sintetizar grande volume de conhecimento em pequenos textos, de forma que você possa concentrar apenas os dados mais importantes.
Eles também contribuem para que você consolide o que aprendeu explicando o conteúdo com suas próprias palavras, o que ajuda na memorização do conhecimento também.
3. Faça fichamentos
Os fichamentos também são ferramentas bastante interessantes para testar seus conhecimentos para o vestibular. Eles podem ser redigidos em pequenas fichas e levados na sua mochila. Dessa forma, você pode estudar em qualquer lugar, de forma rápida e eficiente.
A diferença entre o resumo e o fichamento é que, no resumo, você expressa o conteúdo com suas palavras. Já no fichamento, você traz as ideias dos autores por meio de citações e tira suas próprias conclusões a partir desses trechos.
4. Crie mapas mentais
Os mapas mentais ajudam a criar correlações entre conteúdos e encadear pensamentos de forma lógica, porém, lúdica. Muitas pessoas aprendem melhor ao fazer desenhos e estabelecer essas conexões de uma forma desestruturada.
A ideia aqui é que você estude um conteúdo específico, como história ou geopolítica, e consiga representar o que aprendeu por meio desses desenhos e gráficos.
Vale a pena ressaltar que, embora existam vários aplicativos para elaboração de mapas mentais online, quanto mais você utiliza a escrita manual, mais seu cérebro guarda a informação.
5. Crie jogos de perguntas e respostas
Uma forma interessante de estudar para o vestibular e testar seus conhecimentos é através dos jogos de perguntas e respostas.
Você pode fazer isso de forma individual, usando flash cards, ou então chamar seus amigos para compartilhar este momento com você.
Crie fichas com perguntas relacionadas ao conteúdo estudado. Uma pessoa se encarrega de embaralhar as fichas e realizar as perguntas, enquanto duas ou mais pessoas competem para respondê-las.
Lembre-se de incentivar a participação das pessoas com premiações para os ganhadores. Os prêmios podem ser coisas simples, como pagar um cachorro-quente ou lavar a louça.
6. Conte histórias
O ser humano aprende mais facilmente por meio de histórias. Portanto, faça bom uso dos seus momentos de estudo criando narrativas interessantes que possam servir de base para compartilhar com seus colegas.
Convide-os a fazer o mesmo. Então, marque uma data para que vocês possam se reunir e compartilhar essas histórias entre si. Aproveite para registrar o momento e guardar essa lembrança!
7. Ensine outras pessoas
Ensinar um determinado conteúdo é uma das formas mais poderosas de se preparar para o vestibular e testar seu conhecimento. Isso porque nos dedicamos mais a digerir cada conhecimento e a elaborar uma forma didática e interessante de transmiti-lo.
Sendo assim, reúna seu grupo de estudos e divida os temas do vestibular entre todas as pessoas. Cada uma delas se encarrega de preparar uma aula e ensinar aos demais.
Mantenha a abertura para que as pessoas façam perguntas e aproveite a oportunidade para exercitar sua veia professoral!
8. Brinque de mímica
Outra forma muito divertida de testar seu conhecimento para o vestibular é brincando de mímica.
Cada pessoa pega um cartão com a explicação de um evento histórico, por exemplo, e faz mímica para que as outras pessoas adivinhem de qual fato se trata.
Além de adivinhar o fato, a pessoa deve explicar para os demais o que aconteceu, quem eram as pessoas envolvidas e como se deu o desfecho. Assim, todos estudam ao mesmo tempo, de forma divertida e consistente.
9. Faça simulados
Diferentemente da resolução de exercícios, que é uma prática mais livre, os simulados têm por objetivo de reproduzir o mesmo ambiente e características do vestibular para que você mergulhe física, mental e emocionalmente na experiência.
Em outras palavras, o simulado permite que você vivencie o vestibular antes mesmo de realizá-lo. E isso traz uma série de benefícios para compreender como está a sua performance.
Você testa, por exemplo, sua velocidade de resolução das provas, seu nível de nervosismo, seu poder de argumentação na redação e sua gestão do tempo.
10. Prepare-se para o Enem
Como você sabe, o Enem é o maior vestibular de todos e pode ser usado como critério de ingresso no ensino superior. Portanto, também é uma das melhores maneiras de se preparar para o vestibular e testar seus conhecimentos.
E o melhor: você pode fazer simulados com as provas anteriores do Enem, preparando-se ainda melhor para a maratona que vai enfrentar nos dias de provas.
Mas sabe o que ainda mais surpreendente? Você pode começar a sua jornada de aprendizado com a Multivix agora mesmo.
Entre no jogo e vença o Enem e todos os vestibulares com as nossas dicas!