A escolha de um curso superior perpassa por uma série de análises. Afinidade com a área de estudo, tempo de formação, possibilidades de crescimento de carreira…
Tudo isso invade a mente do estudante que está prestes a fazer o vestibular e começa a fazer parte do seu processo de amadurecimento quanto ao curso a ser escolhido.
E quando algumas opções começam a fazer mais sentido, é bastante comum perguntar-se como é o dia a dia do profissional formado. E mais: quais são as áreas nas quais se pode trabalhar.
Se você está nesta etapa de ponderações, continue a leitura e descubra em quê um profissional de administração pode trabalhar!
O que se estuda em administração?
A faculdade de administração é uma das mais versáteis, pois possibilita ao estudante conhecer uma ampla gama de subáreas.
Essas subáreas são potenciais vertentes de atuação profissional uma vez que o estudante tenha concluído a graduação. Alguns exemplos são: marketing, recursos humanos, finanças, logística, compras, contabilidade e gestão estratégica.
Isso acontece porque o administrador deve ter uma visão abrangente e sistêmica sobre o funcionamento de uma empresa. Dessa forma, precisa conhecer cada uma das áreas que conformam um organização e como elas se correlacionam.
Além disso, o administrador também deve ter uma grande habilidade para liderar pessoas e incentivá-las rumo aos objetivos da empresa. Portanto, existem disciplinas que o preparam para esse trato interpessoal, como comunicação, negociação e gestão de conflitos, por exemplo.
Quem faz faculdade de administração pode trabalhar em quê, afinal?
Agora que você já conheceu um pouco mais a graduação em administração e quais conteúdos são ministrados ao longo do curso, vamos ao que interessa: quem faz faculdade de administração pode trabalhar em quê?
Gestão empresarial
Como o próprio nome sugere, o administrador é aquele que administra, que gerencia um negócio. Portanto, sua atividade principal é a gestão empresarial.
Seu olhar global e integrativo permite coordenar os diferentes setores de uma empresa e fazer com que eles trabalhem como engrenagens de um relógio. Dessa forma, os objetivos da organização são atingidos com mais velocidade, qualidade e impacto.
A gestão empresarial também permite manter uma atuação mais focada no desenvolvimento de estratégias. Sendo assim, o administrador tem a oportunidade de exercitar suas habilidades de liderança, formação de parcerias e condução dos negócios no mercado.
Gestão de pessoas
Um dos subnichos da administração que podem responder à pergunta do nosso artigo é a gestão de pessoas.
Quem se forma em administração de empresas precisa estar preparado para trabalhar com pessoas. Afinal, toda organização é um agrupamento de pessoas que reúnem em prol de um objetivo em comum.
Nesse sentido, se você gosta de liderar, motivar e incentivar pessoas, talvez esta seja uma das áreas mais promissoras para trabalhar.
Na gestão de pessoas, você lida com planejamento de carreira, plano de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento e educação corporativa, entre outras tarefas.
Também tem a oportunidade de se relacionar com todos os funcionários de uma empresa, construindo verdadeiras equipes de alto desempenho.
Gerenciamento de projetos
Outra grande oportunidade de carreira para o administrador está na gestão de projetos.
Essa área de conhecimento nasceu nas empresas de tecnologia da informação e ganhou o mundo rapidamente, passando a ser um modelo de gestão bastante eficaz para qualquer tipo de empresa.
Na gestão de projetos, o administrador desenvolve a habilidade de gerenciar recursos, pessoas e tecnologias em prol do desenvolvimento de um ou mais projetos, que conformam iniciativas de uma ou mais empresas.
Além de ser uma área dinâmica, a gestão de projetos também demanda profissionais altamente qualificados e capazes de navegar em diferentes áreas de conhecimento.
Por essa característica, é uma das áreas mais bem-remuneradas do mercado e que atrai muitos profissionais de administração.
Logística
Muitos administradores se encantam pela complexidade da logística e transitam suas carreiras para esta área que é uma das mais importantes para o crescimento de um país, assim como de muitas empresas.
Na logística, o administrador desenvolve e controla processos, analisa dados e promove melhorias que visam o aumento da produtividade e eficiência das empresas no que tange à sua cadeia de distribuição.
Ele também precisa estar a par das tecnologias mais atuais, assim como de métodos e técnicas que possam contribuir para aumentar a performance do setor e alavancar os resultados da organização.
Marketing
O marketing é uma das áreas mais buscadas por aqueles administradores que gostam da dinâmica do mercado. Neste segmento, o profissional pode desenvolver estratégias mercadológicas, visando o aumento da reputação da empresa e percepção de marca de produtos e serviços.
Além disso, com o crescimento do marketing digital e a variedade de ferramentas de coleta e análise de dados, o administrador também pode enveredar para as estratégias digitais, monitorando resultados e aprimorando ações para um melhor aproveitamento de recursos.
As ações de marketing conversam diretamente com as vendas, por isso, o administrador também tem a oportunidade de se aprofundar em estratégias de precificação, políticas comerciais e outras atividades similares.
Compras
O setor de compras lida diretamente com parceiros e fornecedores. Por isso, demanda muita organização, controle e previsibilidade. Habilidades estas que são bastante características do administrador de empresas.
Nesse sentido, o profissional formado em administração também pode trabalhar neste setor, seja liderando equipes ou mesmo atuando no planejamento, implementação e controle de processos.
Gestão da qualidade
O administrador que se identifica com os processos de melhoria contínua pode optar por seguir carreira na gestão da qualidade. Neste setor, cabe a ele conhecer as normas e legislações que regem as atividades da empresa na qual trabalha, bem como processos de melhoria contínua.
Assim, o profissional atua tanto no planejamento e implementação de estratégias e processos quanto na análise de resultados, buscando aumento da qualidade sem perda da produtividade ou lucratividade da empresa. Esta é, sem dúvida, uma posição bastante desafiadora, mas também recompensante.
Se você queria saber em quê um profissional de administração pode trabalhar, estas são algumas das possibilidades. Mas vale lembrar que o mercado está em constante evolução e que as oportunidades não se encerram por aí.
Quer continuar explorando o universo da administração? Conheça as vantagens e desvantagens desta formação!