Qual a diferença entre Enem e SISU?

Vestibular, Enem, SISU, ProUni… quando chega o momento de ingressar em um curso superior, você precisa se inteirar a respeito de várias siglas e termos e o que eles representam na hora de garantir a sua vaga na faculdade.

Neste momento, pode parecer tudo muito confuso. E é bastante normal, afinal, até bem pouco tempo atrás você não precisava se preocupar com isso.

Mas, para que você não perca nenhuma oportunidade e entenda direitinho como cada programa governamental afeta sua vida acadêmica a partir de agora, decidimos te mostrar a diferença entre Enem e SISU. Continue a leitura!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio — Enem é uma avaliação educacional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira — Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação — MEC.

Ele foi criado em 1998 com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, isto é, na conclusão do Ensino Médio. Portanto, originalmente, tinha como objetivo avaliar a qualidade do ensino no país.

Porém, com o passar do tempo, o Enem passou a ter um papel mais amplo, tornando-se uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil.

Desde 2009, ele é aplicado anualmente e é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Essas provas abrangem as seguintes áreas:

•  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além das provas objetivas, os participantes também precisam fazer uma redação, cujo tema é divulgado no primeiro dia de aplicação do exame.

A nota obtida no Enem é utilizada como uma das formas de ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior, através de programas como o SISU, ProUni e FIES.

Aqui na Multivix, você também pode usar a sua nota do Enem como critério para ingressar em uma das nossas graduações.

O que é e como funciona o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada — SISU é uma plataforma informatizada gerenciada pelo Ministério da Educação — MEC.

Criado em 2009, o SISU utiliza as notas obtidas pelos estudantes no Enem como critério único para seleção de candidatos em cursos de graduação oferecidos por instituições públicas de ensino superior participantes do programa.

Durante cada edição do SISU, que acontece duas vezes por ano, os candidatos que participaram do Enem podem se inscrever no sistema, utilizando suas notas do exame como base para concorrer a vagas em cursos de graduação oferecidos por universidades públicas.

Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência. Nesse sentido, caso o candidato seja classificado para a primeira opção de curso, ele é automaticamente retirado da concorrência para a segunda opção. Desse modo, o processo seletivo se torna mais justo, dando oportunidade para que mais pessoas ingressem no ensino superior.

Agora que você já sabe o que é Enem e o que é SISU, vamos às diferenças entre esses dois programas governamentais.

Entendendo a diferença entre Enem e SISU

Como você viu, com o passar do tempo o Enem se transformou em um processo seletivo de abrangência nacional. Nesse sentido, ele é muito semelhante a um vestibular: você faz sua inscrição, realiza uma prova e obtém uma nota.

O SISU participa deste processo na hora de classificar e selecionar os estudantes. Você registra sua nota no sistema e ele faz uma classificação geral de candidatos, com base na nota obtida, curso e instituição escolhidos.

Em resumo, a diferença entre Enem e SISU é que cada um cumpre uma etapa da seleção.

Outro ponto importante que você precisa saber é que o Enem consiste em um processo seletivo, que compreende uma etapa de inscrições e a realização de uma prova presencial, dividida em dois dias de aplicação.

Já o SISU é um sistema eletrônico que analisa as notas dos candidatos e as classifica de acordo com a pontuação. Ou seja, é um software que automatiza a classificação dos candidatos e a distribuição de vagas no ensino superior para inúmeras instituições de ensino.

Portanto, eis aqui mais uma diferente entre Enem e SISU: um consiste em um processo seletivo e o outro em um software.

Você ainda precisa ter claro que a nota que você obtém é por meio das provas do Enem. O SISU serve apenas para que você cadastre a nota do Enem e assim tenha acesso ao Sistema de Seleção Unificada.

Agora que você compreendeu a diferença entre Enem e SISU, é só se preparar para as provas. Por isso, selecionamos algumas dicas fundamentais para garantir sua vaga no ensino superior.

Dicas práticas para se preparar para o Enem e SISU

Preparar-se para o Enem e o SISU é uma questão de organização e consistência. Confira algumas dicas:

Crie um cronograma de estudos: o cronograma de estudos ajuda a distribuir as matérias a serem estudadas de forma simples e organizada. Você pode conferir algumas ferramentas que vão te ajudar neste link.

Saiba o que estudar para o Enem: para se preparar de forma adequada, primeiro você precisa saber o que é cobrado em cada prova, certo? Aqui você fica sabendo mais sobre isso.

Descubra o que caiu no Enem em anos anteriores: as provas das edições anteriores do Enem ficam disponíveis online e você pode aproveitá-las para estudar.

Potencialize seus estudos com mapas mentais: os mapas mentais ajudam a construir linhas de raciocínio e a condensar muita informação em um pequeno espaço. Aprenda a criar mapas mentais aqui.

Fique de olho no cronograma do Enem: para não perder nenhuma data importante, fique sempre de olho no cronograma do Enem.

Quer continuar se preparando? Vença o Enem com as nossas dicas!