AVISOS

NOTA TÉCNICA - Divulgado edital do vestibular para Medicina e demais cursos. CONFIRA
Menu
  • Blog
  • Quais carreiras seguir na área jurídica

Quais carreiras seguir na área jurídica

Quais carreiras seguir na área jurídica

A graduação em Direito ainda é muito associada à formação de um advogado. Mas essa é apenas uma das muitas opções que o formando tem para seguir como carreira na área jurídica. Ao conhecer melhor o curso e as informações que são adquiridas nesse período, é possível entender melhor as possibilidades de profissão.

Confira algumas opções de carreira para atuar nessas áreas. Todas necessitam do conhecimento das leis e a disponibilidade para analisar e atuar na resolução de conflitos.

Advogado

Apesar de não ser a única possível profissão de um bacharel em Direito, o exercício da advocacia não poderia faltar. Esse profissional faz uso das leis para auxiliar na resolução de conflitos de interesse. Para exercer essa função, o bacharel precisa ser aprovado na OAB – Ordem dos advogados de São Paulo.

Consultor jurídico

Esse profissional pode trabalhar no setor público ou privado. Ele dará assessoria sobre questões relacionadas a parte jurídica. O consultor deverá auxiliar a empresa a manter todos os trâmites legais em suas operações.

Juiz

O juiz é quem julga os conflitos de interesse com base na lei. Sua profissão é de grande importância para a sociedade e por isso requer muita responsabilidade.

Como ser juiz?

Após se formar em Direito, ser aprovado pela OAB e atuar por alguns anos na área jurídica, o interessado deve prestar um concurso público para o cargo.

Promotor

Aqui o profissional é obrigatoriamente do setor público. Atua na defesa da sociedade e de seus interesses. Para chegar a esse cargo, além do processo citado na profissão anterior – graduação, aprovação OAB, período de trabalho na área jurídica, concurso público – soma-se um estágio probatório.

Delegado de polícia

Essa área também é pública e o especialista fica responsável pelas ocorrências de sua delegacia, investigando os crimes e queixas. Pode escolher entre civil, militar e federal.

E como ser um delegado? Mais uma vez, por meio de concurso público.

Procurador público

Defende os interesses do governo, tanto do Estado ou Federal. Trabalha com causas que interferem na sociedade como um todo: ações contra empresas que não pagam impostos, mandato para desocupação de imóveis, tráfico de drogas, entre outros.

Desembargador

Para esse cargo não precisa de concurso público, mas isso porque ele é concedido como uma promoção para um juiz ou para quem exerça outro cargo jurídico dentro do Ministério Público. Esse profissional é responsável pela aprovação ou não de umhabeas corpus <style=”font-weight: 400;”>, causas que envolvam leis federais e outras.

<style=”font-weight: 400;”>Pensou em fazer Direito? Saiba tudo sobre a carreira, o curso e o mercado de trabalho.

Inscreva-se no vestibular Multivix.