Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Odontologia: um mercado a pleno vapor

Odontologia: um mercado a pleno vapor

Odontologia: um mercado a pleno vapor

Quem escolhe o curso de Odontologia precisa estudar muito e ter responsabilidade, pois é seu dever prezar pela saúde dos pacientes. As oportunidades de trabalho na área são promissoras, com bons salários e muita demanda por parte da população. Saiba mais sobre a carreira do cirurgião-dentista neste post!

A empregabilidade do cirurgião dentista

Antes de prestar o vestibular de Odontologia, o ideal é conhecer o mercado de trabalho e avaliar questões como salário e empregabilidade. Em geral, o cirurgião-dentista tem rendimentos por volta de R$ 3.400 reais por mês, mas esse valor pode variar muito de acordo com os tratamentos oferecidos e com a quantidade de pacientes atendidos.

A Odontologia tem crescido no Brasil, com cada vez mais pessoas preocupadas com a saúde bucal. Houve um crescimento de 12% nos últimos dois anos na quantidade de pessoas com planos odontológicos, buscando tratamentos dentais com mais frequência. Assim, o mercado é promissor para o cirurgião-dentista que trabalha em clínicas.

Para quem tem interesse em atuar no setor público, há uma grande demanda pelo graduado em Odontologia. É possível participar do programa Brasil Sorridente, do governo federal, que atende a população de baixa renda.

Onde trabalha o graduado em Odontologia

Quem faz o curso de Odontologia torna-se um cirurgião-dentista, o profissional capaz de garantir a saúde da arcada dentária, mandíbula, gengivas, bochechas e ossos da face. Ele é um profissional que proporciona mais qualidade de vida aos pacientes e trata enfermidades relacionadas ao aparelho mastigatório.

Após a formatura na faculdade de Odontologia, é possível abrir seu próprio consultório ou trabalhar em clínicas de terceiros. Planos de saúde, cooperativas e programas sociais voltados para a saúde bucal também empregam o profissional.

Após a graduação, o cirurgião-dentista tem a formação básica para atuar na área de clínica geral. Isso significa que ele realiza procedimentos como a extração de dentes, o tratamento contra cáries, limpezas e análises de radiografias para diagnóstico, por exemplo. Para atuar em segmentos diferentes da clínica geral, é necessário cursar uma especialização.

Conheça algumas especializações

No caso  de quem decide abrir sua própria clínica de Odontologia, a especialização em Gestão em Serviços de Saúde com Ênfase em Programas de Saúde da Família é uma boa opção. Trata-se de um curso voltado para a gestão de empresas da área da saúde, que envolve gestão de pessoas e o atendimento primário à população.

A pós-graduação em Ortodontia é escolha de quem instala aparelhos ortodônticos, além de fazer os moldes de acordo com a arcada dentária de cada pessoa, executar a manutenção do aparelho e acompanhar o alinhamento dos dentes de cada um. Também é o especialista em Ortodontia quem realiza a cirurgia ortognática, que reposiciona os ossos da mandíbula.

Já na área de estética, que tem crescido muito nos últimos anos, está a especialização em Dentística Restauradora. Essa pós-graduação permite realizar clareamentos e recuperar as característica originais de dentes quebrados por traumas, manchados ou afetados por cáries.

Quem opta pela Endodontia vai tratar de doenças e lesões nas raízes dos dentes. É o especialista em Endodontia que executa o tratamento de canal, trata lesões profundas causadas pelas cáries e faz obturações. Já quem quer cuidar de crianças pode optar pela especialização em Odontopediatria, que trata dos dentes de leite e desenvolvimento da arcada.

Há muitas outras opções, como a especialização em Cirurgia Buco-maxilo-facial, em Radiologia Odontológica e Imaginologia, em Periodontia ou em Implantodontia, por exemplo. Antes de escolher a melhor para a sua carreira, é importante pesquisar sobre o mercado de trabalho da região e considerar também seus interesses profissionais na Odontologia.

Há uma carreira promissora esperando por quem escolhe ser cirurgião dentista. Porém, para fidelizar seus pacientes e ter uma atuação de destaque, é preciso escolher uma boa faculdade. No curso de Odontologia há muitas aulas práticas, de forma que uma infraestrutura de qualidade é essencial.

Para saber mais, baixe o e-book sobre a graduação em Odontologia da Multivix e saiba tudo sobre o curso!

  • O que vou ser?

    O profissional é capacitado na atenção básica à saúde oral ao público, além da segurança adquirida em atividades práticas em unidades de saúde.

  • Quais áreas de atuação?

    O bacharel em Odontologia pela Faculdade Multivix tem uma formação ampla, com capacidade técnica para atuar nas diversas áreas da formação.

    Um dentista pode atuar em cirurgias, restaurações, implantes, traumas, entre outras áreas da odontologia.

  • Onde vou trabalhar depois de formado?

    Após os anos de graduação, o profissional pode atuar como funcionário público no setor municipal, estadual e federal; em consultório ou clínica particular, além da possibilidade de atuar como professor, gestor em saúde, pesquisador ou consultor.

  • Porque estudar na Multivix Presencial?

    O curso de Odontologia da Faculdade Multivix é reconhecido pelo Ministério da Educação, e com uma grade curricular distribuída em 10 períodos de graduação.

    A Instituição de ensino possui uma infraestrutura preparada para atender os alunos em suas necessidades, com professores qualificados e parcerias que colaboram para o desenvolvimento das técnicas odontológicas.

    Durante o curso, é desenvolvida a construção de autonomia, o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação, o que torna o futuro profissional apto para liderar equipes multiprofissionais e a gerenciar de forma eficaz os serviços de saúde.