AVISOS

PROUNI 2019/1 - Com dúvida na documentação? Confira a lista completa
  • Blog
  • Odontologia: um mercado a pleno vapor

Odontologia: um mercado a pleno vapor

Odontologia: um mercado a pleno vapor

Quem escolhe o curso de Odontologia precisa estudar muito e ter responsabilidade, pois é seu dever prezar pela saúde dos pacientes. As oportunidades de trabalho na área são promissoras, com bons salários e muita demanda por parte da população. Saiba mais sobre a carreira do cirurgião-dentista neste post!

A empregabilidade do cirurgião dentista

Antes de prestar o vestibular de Odontologia, o ideal é conhecer o mercado de trabalho e avaliar questões como salário e empregabilidade. Em geral, o cirurgião-dentista tem rendimentos por volta de R$ 3.400 reais por mês, mas esse valor pode variar muito de acordo com os tratamentos oferecidos e com a quantidade de pacientes atendidos.

A Odontologia tem crescido no Brasil, com cada vez mais pessoas preocupadas com a saúde bucal. Houve um crescimento de 12% nos últimos dois anos na quantidade de pessoas com planos odontológicos, buscando tratamentos dentais com mais frequência. Assim, o mercado é promissor para o cirurgião-dentista que trabalha em clínicas.

Para quem tem interesse em atuar no setor público, há uma grande demanda pelo graduado em Odontologia. É possível participar do programa Brasil Sorridente, do governo federal, que atende a população de baixa renda.

Onde trabalha o graduado em Odontologia

Quem faz o curso de Odontologia torna-se um cirurgião-dentista, o profissional capaz de garantir a saúde da arcada dentária, mandíbula, gengivas, bochechas e ossos da face. Ele é um profissional que proporciona mais qualidade de vida aos pacientes e trata enfermidades relacionadas ao aparelho mastigatório.

Após a formatura na faculdade de Odontologia, é possível abrir seu próprio consultório ou trabalhar em clínicas de terceiros. Planos de saúde, cooperativas e programas sociais voltados para a saúde bucal também empregam o profissional.

Após a graduação, o cirurgião-dentista tem a formação básica para atuar na área de clínica geral. Isso significa que ele realiza procedimentos como a extração de dentes, o tratamento contra cáries, limpezas e análises de radiografias para diagnóstico, por exemplo. Para atuar em segmentos diferentes da clínica geral, é necessário cursar uma especialização.

Conheça algumas especializações

No caso  de quem decide abrir sua própria clínica de Odontologia, a especialização em Gestão em Serviços de Saúde com Ênfase em Programas de Saúde da Família é uma boa opção. Trata-se de um curso voltado para a gestão de empresas da área da saúde, que envolve gestão de pessoas e o atendimento primário à população.

A pós-graduação em Ortodontia é escolha de quem instala aparelhos ortodônticos, além de fazer os moldes de acordo com a arcada dentária de cada pessoa, executar a manutenção do aparelho e acompanhar o alinhamento dos dentes de cada um. Também é o especialista em Ortodontia quem realiza a cirurgia ortognática, que reposiciona os ossos da mandíbula.

Já na área de estética, que tem crescido muito nos últimos anos, está a especialização em Dentística Restauradora. Essa pós-graduação permite realizar clareamentos e recuperar as característica originais de dentes quebrados por traumas, manchados ou afetados por cáries.

Quem opta pela Endodontia vai tratar de doenças e lesões nas raízes dos dentes. É o especialista em Endodontia que executa o tratamento de canal, trata lesões profundas causadas pelas cáries e faz obturações. Já quem quer cuidar de crianças pode optar pela especialização em Odontopediatria, que trata dos dentes de leite e desenvolvimento da arcada.

Há muitas outras opções, como a especialização em Cirurgia Buco-maxilo-facial, em Radiologia Odontológica e Imaginologia, em Periodontia ou em Implantodontia, por exemplo. Antes de escolher a melhor para a sua carreira, é importante pesquisar sobre o mercado de trabalho da região e considerar também seus interesses profissionais na Odontologia.

Há uma carreira promissora esperando por quem escolhe ser cirurgião dentista. Porém, para fidelizar seus pacientes e ter uma atuação de destaque, é preciso escolher uma boa faculdade. No curso de Odontologia há muitas aulas práticas, de forma que uma infraestrutura de qualidade é essencial.

Para saber mais, baixe o e-book sobre a graduação em Odontologia da Multivix e saiba tudo sobre o curso!

  • Objetivos do Curso

    • Atingir formação generalista – As disciplinas são seguidas de atividades práticas e estágios curriculares supervisionados no formato de Clínicas Integradas, onde o aluno desde o início lida com pacientes em todos os seus problemas e necessidades odontológicas, independente da especialidade requerida.
    • Capacitar para a atenção básica à saúde – O conhecimento adquirido é reforçado pela inserção precoce dos alunos nas atividades das Unidades de Saúde, endossando as novas perspectivas de políticas públicas, envolvendo a Odontologia que busca reverter a realidade excludente em que se encontra a maioria da população brasileira.
    • Estimular a autonomia, o trabalho em equipe, a investigação científica e a extensão universitária – considerados importantes componentes da formação desse profissional serão estimulados pelo uso permanente de ações interdisciplinares, de situações de solução de problemas, de trabalhos comunitários de programa de iniciação científica e do cumprimento das Atividades Complementares e do Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Diferenciais do Curso

    • Currículo Integrado que facilita o aprendizado e aplicabilidade clínica.
    • Utilização de técnicas de ensino e aprendizagem que facilite a aquisição de habilidades, competências e atitudes necessárias para atuação odontológica, incluindo metodologia ativa, além das aulas presenciais com professores especialistas de cada área.
    • Inserção, desde o início do curso, do aluno em unidades de saúde nos estágios supervisionados.
    • Instalações físicas amplas e modernas para o perfeito aprendizado do aluno.
    • Nas Clínicas Integradas será realizado o atendimento odontológico integral do paciente, congregando as ações das principais especialidades. Serão aplicados conhecimentos técnicos e científicos com o objetivo de restabelecer a saúde bucal do paciente, respeitando-se os aspectos legais, bioéticos, humanísticos e de biossegurança.
  • Áreas de atuação profissional

    O Cirurgião-Dentista pode atuar como funcionário público no setor municipal, estadual e federal; em consultório ou clínica particular; ou ainda como professor, gestor em saúde, pesquisador ou consultor.

  • Perfil do Egresso

    O cumprimento dos objetivos enunciados se fará pela oferta das disciplinas e atividades previstas na matriz curricular, desenvolvidas por meio de uma metodologia pertinente e com os recursos apropriados que resultarão na formação de um egresso com as seguintes características:

    • Visão da odontologia como ação baseada na dimensão biológica da saúde e não na doença, com caráter preventivo e não apenas curativo, generalista em oposição à especialização técnica.
    • Conhecimentos teóricos e práticos das bases dos processos normais e alterados da estrutura e função dos tecidos, dos órgãos e dos sistemas e suas relações com os determinantes do processo saúde-doença de forma a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde bucal em nível individual ou coletivo.
    • Experiência em construção do conhecimento conseguida por meio do uso de estratégias de ensino apropriadas e processos de investigação científica aplicados aos problemas atuais, discutindo-se os aspectos éticos, sociais, econômicos e políticos relacionados à situação da saúde pública.
    • Desenvolvimento de habilidades de comunicação, oral ou escrita, com clientes, colegas e outros profissionais, e capacidade para utilizar diferentes formas de obtenção de informação para manter-se atualizado. A construção da autonomia, a prática de trabalho em equipe e a capacidade de comunicação capacitam melhor o futuro profissional para a liderança de equipes multiprofissionais e para o gerenciamento eficaz de serviços de saúde.