A entrevista de emprego é determinante para a sua contratação e tem por objetivo validar as informações constantes no seu currículo.
Além disso, ela também cumpre um papel fundamental, que é a possibilidade de a empresa te conhecer melhor. Afinal, quando nos expressamos verbal e corporalmente, também estamos comunicando quem somos.
É a partir dessa comunicação que o entrevistador pode extrair mais impressões a respeito das suas crenças, valores, habilidades e conhecimentos. Também é neste momento que possíveis dúvidas podem ser tiradas antes de firmar qualquer compromisso através de um contrato de trabalho.
Por essa razão, mais do que elaborar um currículo detalhada e que reforce seus pontos positivos, você também precisa treinar para realizar cada entrevista de emprego.
E uma das coisas mais importantes deste treinamento é saber o que não falar na entrevista de emprego.
Contar mentiras
Mentir na entrevista de emprego é fatal para qualquer pessoa. Por mais que o entrevistador não identifique logo de início suas mentiras, ao longo do tempo você pode vir a ser descoberto e assim perder grandes oportunidades.
Mesmo que você não tenha todas as qualificações exigidas para a vaga, o melhor é estabelecer uma comunicação clara e transparente e dispor-se a aprender do que dizer que sabe fazer algo que não sabe.
Outro ponto importante a considerar é que, se você for pego na mentira, perderá sua credibilidade junto à empresa e aos seus colegas de trabalho.
Falar mal do seu emprego anterior
Quando for questionado sobre o seu emprego anterior, evite falar mal da empresa. Isso porque pode soar mal para o entrevistador e levá-lo a acreditar que você fará o mesmo, caso venha a ser contratado.
Portanto, em vez de falar mal, foque nas experiências positivas e em como você venceu desafios. Fale o quanto cresceu profissionalmente e como se sente preparado para dar um passo adiante na sua carreira.
Caso o motivo da sua saída tenha sido um problema grave, fale de forma imparcial, sem apontar culpados. E, caso se sinta desconfortável com as perguntas do entrevistador, vale a pena expressar esse incômodo e dizer que prefere focar no presente, em vez de no passado.
Demonstrar insegurança
Se, por um lado, você não deve mentir na entrevista de emprego, por outro, também não deve mostrar insegurança.
Exercite sua autoestima e esteja seguro das suas habilidades, competências e talentos. Fale com propriedade sobre os assuntos que domina e o futuro profissional que almeja.
Quando não tiver conhecimento sobre determinado assunto, prefira dizer a verdade. Mas, se for algo necessário para o seu futuro trabalho, demonstre interesse em aprender.
As empresas valorizam, cada vez mais, pessoas com mentalidade de lifelong learners.
Gírias e palavras de baixo calão
A entrevista de emprego é a melhor oportunidade para mostrar todas as suas virtudes e talentos. Mas uma simples escorregada na linguagem pode colocar muita coisa a perder.
Sendo assim, evite usar gírias ou vícios de linguagem, como “né”, “aham”, “bah”, “che”, e assim por diante.
As palavras de baixo calão estão fora de cogitação e podem minar todos os seus esforços por conseguir uma nova colocação.
Vida pessoal
Sabemos que vida pessoal e profissional estão intrinsecamente conectadas. Mas, na hora da entrevista de emprego, lembre-se de não entrar em detalhes que não façam sentido para o momento.
Caso o entrevistador entre em assuntos que não lhe dizem respeito, como sua orientação sexual, crença ou orientação política, por exemplo, diga que prefere focar a conversa em como você pode contribuir para o crescimento da empresa.
Quando se trata de saber o que não falar em uma entrevista de emprego, você também precisa estabelecer limites para as perguntas realizadas pela empresa. Dessa forma, mantém o profissionalismo e resguarda sua vida pessoal.
Preciso muito deste emprego
O desemprego é uma fase difícil e que requer muita resiliência para ser superada. Principalmente, para que você consiga o emprego que merece, com uma remuneração compatível.
Por isso, na hora da entrevista, evite falar que você precisa muito daquele trabalho. Embora possa ser verdade, o recrutador pode entender que você está disposto a fazer qualquer coisa pela oportunidade. E assim, reduzir a oferta, seja em remuneração ou benefícios.
Em vez de entrar neste diálogo, prefira destacar suas qualidades e realizações em empregos anteriores ou até mesmo projetos da faculdade.
Eu sou a melhor pessoa para esta vaga
Manter a autoconfiança durante uma entrevista de emprego é ótimo. Mas, se você exagerar na fala, demonstrando arrogância, pode perder a oportunidade.
Frases como “sou perfeccionista”, “gosto de tudo sob controle”, “sou um líder nato”, entre outras, podem transmitir uma impressão negativa e levar o entrevistador a não dar continuidade ao processo seletivo.
Eu odeio dinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupo costumam fazer parte de muitos processos seletivos e têm por objetivo avaliar sua habilidade de trabalhar em equipe. Logo, ao dizer que você não gosta desse tipo de atividade é o pretexto perfeito para o entrevistador eliminar seu currículo da lista.
Por mais que você não se sinta à vontade com as dinâmicas, busque treinar esse tipo de atividade para superar essa barreira e assim alcançar melhores posições no mercado de trabalho.
Jargões muito técnicos
Mesmo que você esteja aplicando para uma vaga que exija conhecimentos profundamente técnicos, nem sempre a pessoa que está lhe entrevistando é da área.
Nesse sentido, o melhor é usar palavras simples, de fácil entendimento e que possam ser compreendidas por qualquer pessoa.
Deixe o tecniquês para os colegas de trabalho que compartilharão dos seus conhecimentos no dia a dia da empresa.
Como você deve ter notado, participar de uma entrevista de emprego requer cuidados que podem ser aprendidos e treinados antes do encontro com o entrevistador. Assim, você tem mais chances de se sair bem e conquistar a sua tão sonhada vaga no mercado de trabalho.
E agora que você já sabe o que não deve falar na entrevista de emprego, que tal conferir 7 dicas para conquistar a sua vaga?