Para quem tem objetivos bem definidos, pensar no futuro não é suficiente. Afinal, manter qualquer desejo apenas no plano mental não é garantia de realização.
A concretização de sonhos e objetivos vem por meio de um planejamento consistente, que prevê cada passo a ser dado para se chegar a determinado lugar.
E quando o assunto é profissão, fazer uma boa gestão de carreira é fundamental. Por isso, neste artigo, você vai descobrir o que é gestão de carreira, como ela funciona e como pode transformar o seu futuro a partir de hoje. Continue a leitura!
O que é gestão de carreira?
Gestão de carreira é o processo de planejar a sua jornada profissional rumo aos seus objetivos, a fim de criar um passo a passo consistente e seguro para que você alcance suas metas profissionais gradativamente.
Esse processo pode ser conduzido unicamente por você. Mas, cada vez mais, as empresas estão se envolvendo neste processo, a fim de auxiliar seus funcionários a estruturar planos de carreira e gestioná-los para uma maior realização pessoal e profissional.
Quando há envolvimento da empresa na gestão de carreira, quem está à frente do processo juntamente com cada profissional é o setor de recursos humanos, que auxilia no entendimento dos objetivos, metas e indicadores de performance de cada um.
Pode haver, também, envolvimento das lideranças de cada área, a fim de compreender quais competências são mais necessárias para que cada pessoa alcance seu máximo potencial e assim possa crescer dentro da organização.
Por que a gestão de carreira é importante?
Se alguma vez você já se sentiu perdido, sem saber exatamente o que queria fazer no seu futuro ou como alcançar um objetivo, sabe como é difícil esta situação.
Quando ela permanece por muito tempo, pode levar à perda de oportunidades e até mesmo uma estagnação na carreira.
Por exemplo: digamos que você queira desenvolver uma carreira em uma empresa multinacional. Neste caso, saber falar um segundo idioma, como inglês ou espanhol, é fundamental.
Mas, se você não tiver essa informação bem delineada na sua cabeça, com planos de sanar esse gap linguístico em determinado período de tempo, pode deixar muitas oportunidades escaparem.
É aí que entra a gestão de carreira, pois ela te ajuda a traçar um mapa de quais são os passos a serem dados para você chegar onde deseja. Também facilita na obtenção de ferramentas para monitorar se o que você tem feito está de acordo com o seu plano inicial.
Vejamos outras vantagens da gestão de carreira:
Priorização de atividades
Sabendo cada passo que deve ser dado para atingir seus objetivos, você aprende a priorizar o que é mais importante. Também pode criar um encadeamento lógico de treinamentos, formações e competências a serem desenvolvidas para ir galgando degrau a degrau na sua carreira.
Otimização do tempo
Quando você sabe exatamente para onde está indo e tem um mapa para chegar lá, não perde tempo com distrações que podem fazer com que demore mais para que você atinja seus objetivos. Sendo assim, mantém seu foco no que realmente importa, otimizando seu tempo.
Economia de recursos
Quantos cursos você fez até hoje que foram adquiridos por impulso? E quantos deles você realmente usa no seu dia a dia?
Ter um plano de carreira ajuda a gerenciar melhor os seus recursos e investir no desenvolvimento de competências que farão a diferença no seu currículo e no seu futuro profissional.
Melhores resultados
Investir na gestão de carreira é garantir que você terá melhores resultados a médio e longo prazo. Afinal, estará mais preparado para assumir cargos de liderança e enfrentar processos seletivos altamente concorridos.
Além disso, terá mais recursos para superar os desafios do dia a dia no ambiente laboral, solucionando problemas com mais agilidade e eficiência. Algo que se reflete na sua valorização e reconhecimento dentro da organização na qual trabalha.
Agora que você já compreendeu o que é gestão de carreira e quais os benefícios de investir neste processo, vamos à prática: como fazer a gestão da sua carreira?
Gestão de carreira: passo a passo para começar a gerenciar seu futuro profissional
Você pode começar a gerenciar a sua carreira a qualquer momento da sua jornada profissional, mesmo que já esteja há bastante tempo no mercado.
Também pode começar a se planejar para isso enquanto ainda está na faculdade. Assim terá um mapa estratégico de como concluir o seu curso superior e dar continuidade à sua carreira logo em seguida.
Defina seus objetivos
O primeiro passo para começar a gerenciar qualquer coisa, inclusive a sua carreira, é entender quais são seus objetivos. Uma boa forma de fazer isso é pensar sobre:
- O que eu quero estar fazendo daqui a um ano?
- E daqui a cinco anos?
- Em dez anos, onde quero estar e o que quero estar fazendo?
Essas três perguntinhas básicas parecem simples, mas quando se trata de carreira, elas se desdobram em uma série de ações que você precisa realizar para chegar ao objetivo final.
Portanto, tire um tempo de qualidade para refletir e respondê-las com o cuidado que elas merecem. Afinal, você estará projetando o seu futuro!
Quebre seus objetivos em tarefas menores
Um grande objetivo, quando visto de forma única, pode parecer inalcançável. Por exemplo: você já imaginou o que é necessário para se tornar presidente de uma multinacional?
Para que nada pareça impossível à primeira vista, o melhor é quebrar seus objetivos principais em objetivos menores, com metas pequenas e alcançáveis.
Uma pessoa que chega à presidência de uma empresa normalmente possui uma graduação. Também possui uma ou várias pós-graduações. Sabe falar inglês fluentemente e entende de gestão de negócios.
Saber quais desses atributos você já domina e quais precisa desenvolver vai te ajudar a estruturar essa trilha de aprendizado.
Monitore seus resultados
A vida é cheia de surpresas e muitos percalços. Mas isso não deve impedir você de chegar aonde deseja. Por isso, é essencial que você desenvolva métodos de monitoramento dos seus resultados.
Você pode traçar metas com prazos bem definidos ou então identificar outras formas de acompanhar sua evolução, como a fluência em um idioma, por exemplo.
Crie planilhas de acompanhamento ou então use apps que ajudam a organizar as metas e também comemorar suas conquistas.
Lembre-se que nada é para sempre
Quando somos jovens, sentimos a pressão de escolher uma carreira pensando que ela será para a vida toda. Mas não precisa ser assim.
Quanto mais amadurecemos profissionalmente, melhor entendemos quais são nossos gostos, preferências e habilidades. Mudamos de ideia com relação a muitas coisas. E com a profissão não é diferente.
Nesse sentido, vale a pena rever sempre seu planejamento de carreira e corrigir seu plano de gestão para que ele esteja sempre alinhado ao seu maior guia: o sentimento de realização pessoal e profissional.
Se você está terminando a sua faculdade e já está pensando no seu plano de carreira, não deixe de conferir qual é a melhor pós-graduação: especialização ou MBA?