Como fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Cursar uma faculdade é um investimento enorme de tempo e dedicação. Você assiste às aulas, faz trabalhos, estuda para provas, se aprofunda nos temas mais importantes e ainda tira aquele tempinho para ler um livro ou outro.

Mas nem sempre essa dinâmica satisfaz às pessoas com mais voracidade pelos estudos. E em alguns momentos, pode surgir a dúvida: tem como fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Muitas pessoas diriam que não. Porém, outras diriam que sim, é possível, desde que você tenha uma rotina bastante organizada e esteja pronto para sacrificar alguns momentos de lazer.

Neste artigo, vamos explorar como você pode fazer duas faculdades ao mesmo tempo e otimizar a sua formação para se transformar em um profissional mais bem preparado para o mercado de trabalho.

Continue a leitura!

Por que fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Cursar uma graduação é a garantia de um futuro bem mais promissor do que encerrar os estudos no ensino médio. Ao menos é o que dizem algumas pesquisas.

No Brasil, ter um curso superior pode aumentar seus rendimentos em até 140%. Uma média muito maior do que em outros países considerados desenvolvidos.

A pós-graduação, então, pode contribuir para um aumento de 350% no salário de um profissional, o que revela que investir nos estudos vale muito a pena.

Talvez seja por essa razão que a cada ano cada vez mais jovens buscam formas de ingressar no ensino superior, seja por meio do Enem ou vestibular.

Mas as vantagens de fazer duas faculdades ao mesmo tempo vão muito além de remunerações melhores.

Você pode, por exemplo, cursar graduações complementares. Outra possibilidade é unir interesses diversos e passar pela fase da faculdade se dedicando a dois campos de conhecimento distintos, como engenharia e filosofia, por exemplo.

Embora dê um pouco mais de trabalho, você poupará tempo depois, pois não precisará fazer uma segunda graduação na sequência.

Todo mundo pode fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Em se tratando de duas faculdades privadas ou uma faculdade privada e uma pública, nada impede que você faça duas graduações ao mesmo tempo. Contudo, em universidades federais, é vedado ao estudante cursar duas faculdades ao mesmo tempo.

Isso se deve a um cuidado por parte do Governo Federal em garantir que o maior número de pessoas tenha acesso ao ensino superior. Nesse sentido, cada estudante pode ocupar apenas uma vaga.

Inclusive, o Sisu – Sistema de Seleção Unificada já considera a inscrição de cada candidato como primeira ou segunda opção. Dessa forma, não há como o estudante se matricular em duas instituições de ensino públicas ao mesmo tempo.

Como fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Agora que você já sabe que dá sim para fazer duas faculdades ao mesmo tempo, que tal conferir algumas dicas para levar essa dupla jornada de estudos numa boa?

Escolha a modalidade de ensino

Uma das formas mais interessantes de fazer duas faculdades ao mesmo tempo é combinar as modalidades de ensino.

Você pode optar por dois cursos presenciais, um presencial e um a distância, dois cursos a distância ou ainda pode aproveitar o melhor dos dois mundos em graduações híbridas.

Essa combinação deve considerar suas possibilidades de deslocamento, tempo disponível para assistir às aulas e também a infraestrutura ofertada pela instituição de ensino.

Organize sua rotina de estudos

Depois de escolher a modalidade de ensino, o passo seguinte para dar conta de fazer duas faculdades ao mesmo tempo é organizar o seu dia a dia de modo que nenhuma das duas formações seja negligenciada.

Defina seus horários de estudo, seja em sala de aula ou em casa, e monte um cronograma para cada formação.

Lembre-se de considerar o tempo de deslocamento entre uma instituição e outra, se for o seu caso. Também é fundamental que você tenha pausas para descanso entre um período de estudos e outro, para não acabar tendo um cansaço mental.

Desenvolva formas inteligentes de estudo

Otimizar as horas de estudo também é essencial para que você pode levar adiante duas faculdades ao mesmo tempo. Nesse sentido, convém elaborar algumas formas mais inteligentes para estudar.

Você pode criar mapas mentais, flash cards, resumos, fichamentos, gráficos, desenhos e outros formatos de apresentação de dados. Também pode gravar áudios, seus ou de seus professores, para ouvir enquanto estiver fazendo outras tarefas.

Mantenha o foco no seu objetivo

Acumular muitas responsabilidades ao mesmo tempo pode afetar sua capacidade de gerenciar todas elas. Portanto, cuide para manter o foco no que realmente importa, ou seja, suas duas faculdades.

Evite se distrair demasiadamente com redes sociais ou zapeando na internet e crie um ambiente tranquilo e silencioso para os estudos, onde não haja interrupções de outras pessoas.

Você também pode definir metas de estudo, de modo a manter o foco em suas atividades e assim evitar distrações.

Cuide da sua saúde

Manter duas faculdades em andamento requer uma boa dose de organização não só na vida estudantil, mas também na vida pessoal. Afinal, nem tudo são estudos.

Nesse sentido, procure manter uma rotina de alimentação saudável e atividade física recorrente. Lembre-se de estabelecer uma rotina de sono para dormir o suficiente todas as noites.

Programe-se para aproveitar feriados e finais de semana para descansar e realizar atividades alheias aos estudos e busque manter a saúde em equilíbrio.

Fazer duas faculdades ao mesmo tempo pode ser uma experiência incrível, mas é fundamental que você cuide da sua saúde mental. Portanto, fica a nossa dica para você conhecer melhor o que é Burnout e como evitar.