Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Faculdade de Odontologia: conheça tudo sobre a profissão!

Faculdade de Odontologia: conheça tudo sobre a profissão!

Faculdade de Odontologia: conheça tudo sobre a profissão!
Teste de Carreiras Gratuito

A faculdade de Odontologia é uma das carreiras mais tradicionais da área da saúde e, por isso, está entre os vestibulares mais concorridos do Ensino Superior. Então, se você almeja fazer a faculdade de Odonto, conheça tudo sobre a profissão agora e prepare-se para garantir sua vaga ainda este ano.

Neste artigo, você irá conferir os seguintes tópicos:
– Tudo sobre o faculdade de Odontologia
– Onde estudar Odontologia?
– Como cursar Odontologia de graça?
– A carreira de um dentista
– Odontologia vale a pena?

Confira tudo agora! Boa leitura!

Tudo sobre a faculdade de Odontologia

Muito além do cuidado com os dentes, no faculdade de Odontologia, você irá encontrar uma aprendizagem completa e profunda sobre a área de saúde e bem-estar humano.

Dividido em 10 períodos, a faculdade de Odontologia costuma ter 5 anos de duração e ser em horário integral, ou seja, o aluno precisa dedicar mais horas do seu dia aos estudos na instituição de ensino.

O estudante de Odontologia terá o título de Bacharel, a habilitação necessária para atuar e realizar toda a prestação de serviço da área de formação.

A grade de conteúdo do faculdade apresenta uma mistura ideal entre o conhecimento prático e o teórico que se complementam em todos os períodos.

Nos primeiros anos, o conteúdo gira em torno das matérias mais teóricas como Bioquímica, Genética e Anatomia, por exemplo.
Por outro lado, a prática começa a chegar cada vez mais forte de acordo com o passar dos períodos, indo para conteúdos como Odontologia Hospitalar, Clínica Integrada e Cirurgia.

Entretanto, um fato curioso sobre a faculdade de Odontologia é que diferente dos demais cursos, aqui os estudantes já começam estágios logo nos primeiros anos.

Os estágios são ótimas oportunidades de aprender na prática o funcionamento da profissão. Neste caso, os professores supervisionam a atuação dos alunos e orientam a cada passo.

Dessa forma, desde o início do curso de Odontologia, os alunos já encontram uma pequena experiência de como seriam suas carreiras.

Agora que você já conhece mais sobre o faculdade de Odontologia e se continua interessado na profissão, chegou o momento de dar o primeiro passo: escolher a instituição de ensino correta para sua formação.

Onde estudar Odontologia?


No tópico anterior, falamos mais sobre o funcionamento do curso de Odontologia e tudo que você precisa fazer para estar preparado na hora de começar seus estudos.

Agora você irá entender mais sobre o primeiro (e mais importante) passo nesse processo de escolha profissional: o momento de escolher sua instituição de ensino.

Isso porque a sua formação profissional será quase que totalmente dependente do lugar em que você vai estudar, afinal, ele será responsável por toda sua preparação.

Sendo assim, é importante seguir alguns passos para não errar.

Primeiramente, a dica é separar três possíveis opções de instituição de ensino para você estudar. Depois de ter esse top 3 em mente, siga o passo a passo para saber onde estudar Odontologia:

  • Reconhecimento

Primeiro, pesquise sobre o reconhecimento do MEC. Uma faculdade deve ter este reconhecimento, inclusive para o seu diploma ser válido no território brasileiro.

Por esse motivo, é melhor fugir das faculdades que são muito baratas (além do normal), pois muitas atuam sem esse reconhecimento necessário e você precisa dele para obter a sua formação de verdade e com o mínimo de qualidade.

  • Qualidade

Em seguida, busque pelos indicadores educacionais do INEP, que são avaliações que definem a qualidade de uma instituição, através de análises profundas.

Por exemplo, visita para conferir o funcionamento do local, a infraestrutura oferecida, corpo docente, tipo de ensino e oportunidades aos alunos.

Dessa forma, é possível verificar quais instituições possuem mais capacidade de oferecer uma formação de qualidade aos estudantes.

Além disso, é preciso levar em conta a infraestrutura oferecida. Os laboratórios, espaços de práticas e atendimentos. Tudo isso é essencial para sua formação!

  • Pesquisa

Por último, busque por mais informações através da internet, opiniões de alunos que já fazem parte da instituição e com a própria instituição.

Neste momento, lembre-se de fazer questionamentos importantes e tirar todas as suas dúvidas. Entre as perguntas, é importante falar sobre o reconhecimento do MEC, a nota do Inep (da faculdade e do curso) e sobre a situação da infraestrutura, o que é oferecido.

Seguindo estes três passos, você terá toda a informação necessária para concluir o processo de escolha da melhor forma possível.

Após encontrar tudo sobre as três opções e se ainda assim restar dúvidas, você pode tomar a decisão final, baseado em um último item: o apoio!

Setor de carreiras com encaminhamento para o mercado, parcerias com hospitais e clínicas, profissionais prontos para ajudar e bolsas de estudos e financiamentos estudantis, são detalhes essenciais em uma faculdade.

Serão anos estudando e muita coisa pode acontecer, por isso, você deve escolher um lugar que te ofereça isso tudo.
Pronto, agora você já está preparado para fazer a escolha certa!

Como cursar Odontologia de graça?


Sendo uma profissão muito antiga e tradicional, o dentista é um profissional muito requisitado em toda a sociedade e o curso é muito concorrido por ser um grande objetivo para muitos estudantes.

Além de sua importância, é um curso muito prático e que demanda laboratórios modernos, professores especializados e equipamentos específicos.

Da mesma forma, o aluno também precisa ter seu próprio kit acadêmico com as melhores ferramentas e tudo que irá utilizar na rotina de trabalho para aprender nas aulas práticas.

Ou seja, a faculdade de Odontologia demanda uma disponibilidade financeira um pouco maior, entretanto, ela já possui diversos programas de auxílio financeiros nas principais instituições de ensino.

Para cursar Odontologia de graça, basta recorrer a estes recursos disponibilizados.

O mais comum entre eles é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), com ele, é possível fazer sua faculdade com bolsa de estudos integral, ou seja, totalmente de graça.

O programa também oferta vagas para bolsas parciais, que é quando o candidato paga apenas 50% do valor do curso.
As inscrições costumam acontecer no início e no meio do ano, por isso, é importante ficar de olho no site do PROUNI e da instituição de interesse.

Para concorrer, é necessário atender alguns pré-requisitos de renda e estilo de vida. A avaliação é feita a partir da pontuação na prova do ENEM.

Sendo assim, só é possível concorrer ao programa se tiver participado do exame.

Além do PROUNI, existem alguns financiamentos estudantis como FIES e PRAVALER, por exemplo, que são muito requisitados pelos universitários.

Através dos financiamentos é possível estudar sem precisar se preocupar com questões financeiras, pois poderá encontrar o melhor tipo de financiamento, de acordo com seu perfil e suas necessidades específicas.

Estas são apenas algumas das opções mais comuns, porém, além delas, ainda é possível encontrar condições exclusivas da instituição de ensino.

Por exemplo, bolsas de estudos ou descontos para alunos que participam de pesquisas e projetos do curso com professores.

A carreira de um dentista


A carreira em Odontologia segue o pensamento de uma frase bem conhecida: no fim, todo o esforço vale a pena!

Seus estudos, dedicação e investimento financeiro terão um ótimo e rápido retorno após sua formação.

Afinal, a carreira em Odontologia está sempre aquecida com muitas oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Atualmente, a área conta com muitas subáreas de trabalho que possibilitam mais opções no momento de escolher a carreira.

Nesse sentido, temos o exemplo do setor de Odontologia Estética que vem apresentando alta demanda nos últimos anos, com muita procura em procedimentos de lentes de contato dental, harmonização fácil, bichectomia e preenchimento labial.

Por este motivo, consequentemente a procura por um profissional de Odontologia cresce junto com a procura pelos serviços, aumentando assim, as oportunidades de trabalho.

Além da área de Estética, o estudante do curso de Odontologia ainda encontra demais opções como Endodontia, Implantodontia e Traumatologia e Cirurgia, entre outras. Todos possuem muitas oportunidades de trabalho para uma carreira de sucesso.

Além disso, vale lembrar que uma opção também muito tradicional entre os dentistas formados, é o investimento no próprio negócio.

No geral, um dentista formado possui muitas opções de trabalho, podendo atuar em clínicas, hospitais, empresas, sindicatos, ONG’s ou no próprio consultório. Atualmente, a média salarial deste profissional gira em torno de R$5.367,00 por mês.

Sendo assim, a carreira de um dentista pode ser um sucesso total!

Faculdade de Odontologia vale a pena?


O curso de Odontologia vale a pena sim, mas isso vai depender muito do profissional que escolheu a carreira e quais serão as atitudes dele.

Primeiramente, é preciso fazer uma boa escolha para instituição de ensino. Volte alguns tópicos para conferir mais sobre o assunto.

Afinal, o local de formação vai definir se você é um profissional com preparação e conhecimentos necessários para se destacar de forma positiva no mercado.

Em seguida, o que vale é a dedicação ao longo do curso. O curso de Odontologia é complexo e precisa de total foco para uma formação completa e de qualidade.

Durante este momento, invista ao máximo em projetos extracurriculares na sua faculdade e explore seus conhecimentos.
Por fim, é importante ter um estudo continuado para uma especialização que esteja alinhada aos objetivos profissionais e pessoais.

Ao pensar nisso, leve em conta o que mais gosta de você, seus talentos, interesses e objetivos de vida a longo prazo.
Pronto, agora você está preparado para tomar a melhor decisão e iniciar seu curso de Odontologia.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a escolha da sua profissão, a indicação é fazer um Teste de Carreira, onde você poderá identificar a melhor opção, de acordo com seu perfil.

De qualquer forma, o importante é fazer sua escolha de forma consciente. Mantenha-se informado e alinhado com seus objetivos. Uma carreira de sucesso te espera!

Saiba tudo sobre bolsa de estudo, financiamento estudantil e descontos.