Ingressar na faculdade é uma etapa de grandes transformações na vida de qualquer estudante. Além da mudança de rotina, também muda a carga de responsabilidade sobre os estudos, bem como a forma como você vê o mundo.
E quando você está prestes a adentrar essa nova realidade, surgem várias dúvidas, como dar preferência para o Enem ou vestibular.
Se essa pergunta anda rondando a sua cabeça, continue a leitura. Vamos tirar todas as dúvidas e te ajudar com essa decisão.
O que é Enem?
Para começarmos a nossa conversa, é importante deixarmos claro o que é Enem e o que é vestibular. Então, comecemos pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
O Enem é uma prova aplicada a nível nacional que nasceu com o intuito de avaliar a qualidade do ensino em todo o país. Com o passar do tempo, entendeu-se que ele também poderia ser uma porta de entrada para o ensino superior.
Isso porque, assim como o vestibular, ele cobra todo o conteúdo do ensino médio, com o diferencial de focar na aplicabilidade desses conhecimentos em nosso dia a dia.
Por essa razão, as provas do Enem receberam nomes especiais, como Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Essa categorização visa marcar a interdependência dos conteúdos entre si, o que ocorre em nossas vidas.
Agora que você já sabe o que é Enem, vamos ao vestibular.
O que é vestibular?
Vestibular é um processo seletivo, semelhante a um concurso, no qual os candidatos concorrem entre si por uma vaga em uma determinada instituição de ensino.
Esse processo seletivo foi instituído devido à disparidade entre número de vestibulandos e quantidade de vagas disponíveis nas universidades. Sendo assim, os melhores colocados nos resultados das provas ingressam nos cursos escolhidos até o limite de vagas disponíveis.
As demais pessoas aguardam em uma lista de espera para verificar se há desistências, o que chamamos de segunda ou terceira chamada.
Na prática, qual a diferença entre Enem e vestibular?
Em termos práticos, o Enem e o vestibular cobram os mesmos conteúdos e servem ao mesmo propósito, isto é, criar uma lista classificatória com base na nota final de cada aluno.
Essa lista é usada para preencher as vagas disponíveis em cada curso, de acordo com a escolha de cada aluno. Dessa forma, cria-se um mecanismo mais justo de ingresso no ensino superior.
O que difere o Enem do vestibular é que se trata de uma prova única que pode ser utilizada como nota de ingresso em várias instituições de ensino em todo o país.
Inclusive, algumas instituições de ensino de Portugal aceitam a nota do Enem como critério de ingresso, o que é uma vantagem para quem realiza o Exame Nacional do Ensino Médio.
O vestibular, por sua vez, é próprio de cada instituição. Ou seja, para concorrer a uma vaga em cinco instituições diferentes, você precisa fazer cinco vestibulares.
Antigamente, este era o formato mais utilizado e levava estudantes do país inteiro a viajarem para outros estados para realizarem o maior número de provas possível.
Contudo, com o Enem, essa demanda se torna menor, o que reduz os custos dos vestibulandos na hora de tentar sua tão sonhada vaga na universidade.
Enem ou vestibular, qual a melhor opção?
Analisando as informações anteriores, provavelmente você tenha chegado à conclusão de que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio seja mais vantajoso.
Afinal, com uma única prova, você pode concorrer a uma vaga em inúmeras instituições de ensino em todo o país. E isso aumenta muito suas chances de começar a faculdade ainda este ano.
Mas, pode acontecer de você não se sair tão bem no Enem ou então a faculdade dos seus sonhos não aceitar a nota do Enem para ingresso. Neste caso, o vestibular será uma segunda opção, tão válida quanto a primeira.
O mais importante é que você se prepare para essas provas e dê o melhor de si para realizar um bom exame. Seguramente seu esforço e dedicação nos estudos serão recompensados com uma boa nota, seja no Enem ou vestibular.
Como se preparar para o Enem ou vestibular?
O ponto-chave aqui é: você precisa se preparar tanto para o Enem quanto para o vestibular, certo? Veja como fazer isso:
Faça um levantamento de todos os conteúdos a serem estudados
O primeiro passo para se preparar para Enem ou vestibular é saber quais conteúdos serão cobrados em ambas provas. Para isso, você precisa saber em quais instituições de ensino pretende realizar o vestibular. Então, faça sua listinha e confira os editais na íntegra!
Distribua os conteúdos a serem estudados ao longo dos próximos meses
Já fez seu levantamento? Então é hora de identificar quantas horas por semana você irá estudar e distribuir todos esses conteúdos ao longo das próximas semanas, considerando as datas do Enem ou vestibular.
Convide outras pessoas para estudar com você
Estudar para Enem ou vestibular de forma solitária pode pesar um pouco na sua rotina. Portanto, convide outras pessoas para uma tarde de estudos com você. Usem jogos mnemônicos, flash cards, mapas mentais e outros recursos para tornar este momento mais divertido.
Consolide seus conhecimentos com exercícios
Uma das melhores maneiras de testar seus conhecimentos é realizando exercícios. E nada melhor do que pegar as provas anteriores do Enem ou mesmo de vestibulares anteriores para fazer isso. Desta forma, você vai se acostumando com o tipo de questão que costuma cair em cada exame.
Não tenha medo de errar
Tanto o Enem quanto o vestibular são provas que desafiam não só seus conhecimentos, mas também sua capacidade de concentração, desempenho mediante pressão e velocidade de raciocínio.
Isso significa que, às vezes, podemos não atingir a nota de corte para ingressar no curso que queremos. E isso é perfeitamente normal. O importante é não desistir do seu sonho e continuar estudando para a próxima, combinado?
Se você não quer perder mais tempo, aproveite e saiba o que estudar para a prova do Enem!