• Blog
  • Como curso de Logística é importante na produção?

Como curso de Logística é importante na produção?

Como curso de Logística é importante na produção?

A área de logística é muito importante e presente na vida de pessoas e empresas (mesmo quando não nos damos conta disso). Ela é responsável por gerir e administrar diferentes setores, trazendo uma série de benefícios.

Neste texto, você saberá o que é e qual a importância dos 4 tipos de logística no mercado de trabalho para então escolher qual área do curso de Logística você tem maior afinidade e poderá segui-la futuramente:

  • Logística de produção
  • Logística de suprimentos
  • Logística de distribuição
  • Logística reversa

Importância da logística de produção

A logística de produção (ou logística integrada) faz a gestão e controle de materiais, informações do processo produtivo e da mão de obra da empresa. Um dos seus grandes benefícios é a redução de custo por parte da empresa, pois os investimentos da empresa se darão de forma mais efetiva.

Com a logística integrada, é possível fazer com que uma mesma quantidade de pessoas consiga produzir mais em menos tempo, seja por meio de realocação de pessoal ou no investimento de máquinas mais potentes.

Além disso, quem é formado no curso de Logística permite que se tenha um maior controle dos processos e fluxos relacionados ao setor de produção, sendo possível encontrar falhas e gargalos que estejam comprometendo alguma etapa de produção, causando prejuízos financeiros ou materiais para a empresa.

Importância da logística de suprimentos

A logística de suprimentos cuida das matérias-primas para a produção dos itens vendidos pela empresa, bem como dos materiais que serão utilizados de forma interna pela instituição.

Uma boa estratégia de logística de suprimentos garante uma boa relação entre a empresa e seus fornecedores, conseguindo, assim, um preço menor pelos materiais. Além disso, os insumos serão melhor aproveitados, evitando desperdício ou falta desses itens importantes para o funcionamento do negócio.

Ainda é possível encontrar outras vantagens na logística de suprimentos, como melhor estruturação de processos, redução de custos, ganho de eficiência e agilidade no setor.

Gostou do texto? Então baixe agora o nosso e-book sobre a carreira de Logística e comece a planejar o seu futuro!

Nova call to action

Importância da logística de distribuição

A logística de distribuição é a gestão do produto desde a sua saída da indústria ou loja até a sua chegada ao comprador. É também de sua responsabilidade encontrar os melhores canais de venda e a melhor forma de oferecer suporte para cada um deles.

Ter uma boa logística de distribuição garante que a quantidade do produto será entregue da forma correta e no prazo estipulado. Isso pode se transformar em uma vantagem competitiva, permitindo que seus produtos ofereçam mais lucro e recorrência.

Importância da logística reversa

A logística reversa lida com a coleta e restituição de resíduos sólidos eliminados pelo setor empresarial, fazendo com que eles tenham o descarte apropriado ou consigam ser reutilizados pela empresa.

Este tipo de logística é muito importante, já que auxilia na preservação do meio ambiente, além de trazer economia para a instituição, que utilizará certos materiais, não precisando comprá-los novamente.

Depois de conhecer todas as áreas dos formandos em um curso de Logística e saber qual a importância de cada uma para o desenvolvimento de uma empresa, você poderá definir qual caminho pretende seguir em Logística no mercado de trabalho com base nas informações passadas nesse artigo e nas suas preferências profissionais.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!