AVISOS

Confira o caderno de prova e gabarito do Processo Seletivo de Medicina 2019. Acesse o link.

• Blog

Como conseguir entrar na faculdade pelo Fies?

O Fies é um programa criado pelo Governo Federal em 1999, com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a pagar sua graduação em instituições de ensino particulares.

Funciona como um financiamento, em que o aluno pode reduzir as mensalidades na faculdade de acordo com suas condições financeiras. O valor é dividido ao longo dos anos, e o graduando tem a possibilidade de só começar a pagar as parcelas após a formatura, contando com taxas de juros bem abaixo das praticadas pelos bancos.

Neste post, vamos explicar como entrar na faculdade pelo Fies, acompanhe!

Quem pode participar do Fies?

Antes de saber como participar do Fies, você precisa saber se seu perfil é compatível. Pode solicitar o programa quem cumpre os três requisitos abaixo:

• possuir o Ensino Médio completo e ainda não ter concluído uma faculdade;
  • ter feito o Enem a partir de 2010, com nota maior que 450 e sem ter zerado a redação;
  • possuir renda mensal familiar abaixo de três ou cinco salários mínimos por pessoa, dependendo da modalidade pretendida.

Já que mencionamos as modalidades do Fies, entenda melhor qual é a mais adequada para você no tópico a seguir!

Quais são as modalidades do Fies?

Em 2017, o Governo Federal fez algumas alterações no Fies, entre elas a separação do programa em três modalidades. Entenda as especificidades de cada uma:

Modalidade 1

A modalidade 1 do Fies é destinada a alunos com a renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, e sua principal característica é não somar juros e nem correção da inflação nas parcelas.

A fonte do financiamento é o Tesouro Nacional e as prestações máximas não podem ultrapassar 10% da renda familiar.

Modalidade 2

Já a segunda modalidade é destinada aos alunos que possuem uma renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa e moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As prestações podem apresentar juros de 3% mais correção monetária e, inicialmente, não devem ultrapassar os 10% da renda familiar. A fonte de financiamento é a própria União.

Modalidade 3

Por fim, para solicitar a modalidade 3 do Fies, o aluno também precisa ter uma renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa, mas pode residir em qualquer região do Brasil.

Segundo o Ministro da educação “Não tem definição prévia sobre a taxa de juros, será maior que 3%, mas menor que as taxas bancárias privadas”. A fonte dos recursos é o BNDES e os fundos regionais de desenvolvimento.

Como entrar para a faculdade pelo Fies?

Agora que você entendeu melhor como funciona o programa e qual modalidade é a mais adequada para você, confira o passo a passo para participar do Fies:

1. Faça o Enem, caso você ainda não tenha participado do exame depois de 2010;
  2. Inscreva-se no site, comprovando renda familiar de até três ou cinco salários mínimos por pessoa;
  3. Leve à faculdade a documentação necessária para validação da matrícula com Fies;
  4. Contrate o financiamento no banco.

Viu só como é fácil entrar na faculdade pelo Fies? Com a ajuda do programa, é possível concluir a graduação sem comprometer o orçamento.

Se você quer ainda mais opções, confira agora as outras possibilidades de bolsa, desconto e crédito universitário disponíveis na Multivix!