• Blog
  • Como conciliar trabalho e estudo?

Como conciliar trabalho e estudo?

Como conciliar trabalho e estudo?

O ano mal se inicia e já começamos a organizar nossas rotinas. Horário para trabalhar, para estudar, para o lazer, para os imprevistos. São tantos compromissos que, muitas vezes, fica difícil saber o principal: como conciliar trabalho e estudo?

Se você já está nessa função de tentar colocar a vida em uma planilha, saiba que não está só. Cerca de 56% dos brasileiros têm dificuldade para equilibrar vida pessoal e profissional.

E não é para menos: com as tecnologias digitais, o mundo do trabalho invadiu nossa privacidade, derrubando fronteiras que antes eram muitas claras.

Mensagens de trabalho após o expediente, acesso ao e-mail corporativo no smartphone, interrupções de compromissos particulares para resolver “só” uma coisinha, e assim por diante.

Quando você percebe, nem dá para saber ao certo em que momento está no trabalho e em que momento não. Mas existe sim uma forma de equilibrar esses dois pilares da vida adulta e levar uma rotina mais tranquila e organizada.

Conciliar trabalho e estudo: um exercício contínuo

Pessoas altamente organizadas costumam planejar meses de atividades com antecedência. Mas isso não é sinal de que tudo sairá perfeito.

Os imprevistos acontecem e você precisa ter jogo de cintura para contornar os obstáculos sem ver aquela pilha de compromissos caindo como uma torre de cartas.

Dentro dessa perspectiva, conciliar trabalho e estudo é um processo contínuo, que deve ser levado a sério, mas com leveza e disposição para lidar com os percalços que forem se apresentando.

Mas como você pode fazer isso?

7 dicas para conciliar trabalho e estudos

Cada pessoa pode desenvolver seu próprio método de organização para equilibrar vida pessoal e profissional. As dicas a seguir são universais e podem ser adaptadas à sua realidade.

1. Adote um método de organização

O princípio fundamental de como conciliar trabalho e estudo está na organização do seu dia a dia. Nesse sentido, você pode escolher o método que melhor se adapte à sua rotina.

Existem as pessoas que não abrem mão da agenda de papel, por exemplo. Outras preferem ter tudo concentrado no celular, em aplicativos de organização de tarefas.

Também é possível criar planilhas de horários ou, ainda, adotar metodologias de gerenciamento de projetos, como o kanban.

Se você ainda não tem um formato preferido, experimente essas ideias. Aos poucos, vai entender qual delas é mais eficiente para o seu caso.

Defina prioridades

Se você já ouviu a expressão “abraçar o mundo”, sabe que isso é algo impossível. E fazer tudo ao mesmo tempo agora, também.

Diante disso, após organizar suas tarefas, defina o que é prioridade e o que pode ser deixado para um outro momento, tanto no campo profissional quanto pessoal.

Essa é uma boa forma de conciliar trabalho e estudo de forma flexível, adaptando-se a cada momento sem perder de vista as atribuições que você tem pela frente.

Estabeleça limites

Saber dizer “não” para demandas fora do horário de serviço é uma das melhores estratégias para conciliar trabalho e estudo. Isso porque você consegue focar melhor em cada atividade sem distrações.

É claro que ter bom senso e flexibilidade é essencial, mas conversar com seus superiores sobre a necessidade de respeitar seu horário particular é o que vai garantir sua saúde mental.

Da mesma forma, evite levar trabalho para fazer em casa aos finais de semana, já que são dias de descanso e nos quais você pode dar vazão a outras demandas pessoais, como visitar familiares ou mesmo ter momentos de lazer.

Crie um cronograma de estudos

Para não se sobrecarregar com excesso de conteúdos para estudar, você pode criar um cronograma que leve em consideração todos as matérias que você está cursando no momento.

Procure respeitar esse cronograma sem pular compromissos. Assim, você evita acúmulos que podem impactar na sua performance acadêmica.

A fim de não concentrar todos os conteúdos em um único horário, você pode aproveitar 15 minutos do horário de almoço no trabalho para fazer uma leitura ou então rever um conteúdo. Flashcards são ótimos para essas revisões rápidas.

Priorize o descanso

Muitas vezes, queremos dar conta de tudo sem percebermos os impactos em nossa saúde mental. Nesse sentido, é fundamental que, dentro da sua rotina, o descanso seja inegociável.

Estabeleça uma rotina de sono que garanta o descanço adequado, com pelo menos 7 horas de sono.

É durante o sono que nosso cérebro consolida todas as informações do dia. Portanto, este é um processo fundamental para o aprendizado. Nesse sentido, às vezes é melhor sacrificar 15 a 30 minutos de estudos à noite para garantir que todo o restante seja de fato assimilado.

Tenha uma comunicação aberta

Tanto na faculdade quanto no trabalho, é essencial ter uma boa comunicação com professores e chefias para poder negociar prazos de vez em quando.

Você pode, por exemplo, solicitar um dia de folga para estudar para uma prova e compensar as horas depois. Pode, ainda, tentar uma carga horária reduzida de trabalho para ter tempo de se deslocar até a instituição de ensino.

Da mesma forma, você pode conversar com professores a respeito de possíveis atrasos na entrada da aula devido ao deslocamento entre trabalho e faculdade.

Vale lembrar que é direito do trabalhador-estudante ter a falta abonada em situações como vestibular ou Enem. Mas o melhor é sempre conversar com a sua chefia e informá-la da ausência.

Dê preferência a um curso EAD

Outra opção que tem conquistado cada vez mais adeptos é a graduação EAD, que oferece mais flexibilidade na hora de estudar.

Na graduação EAD, você pode ter encontros presenciais, mas estes são acordados e informados previamente, de modo que você pode se programar com antecedência.

Além disso, a EAD permite que você reveja as aulas quantas vezes for necessário, o que pode te ajudar na consolidação do aprendizado e também na flexibilidade necessária para conciliar trabalho e estudo.

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Leia também Como estudar EAD em casa e equilibre vida pessoal e profissional de forma mais leve!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!