Ciências Biológicas: bacharelado ou licenciatura

Quer fazer um curso de Ciências Biológicas e está em dúvida entre o bacharelado e a licenciatura?

Se o critério para a escolha for meramente estatístico, saiba que os cursos de bacharelado detêm a preferência de 69% dos estudantes, conforme aponta o Censo do Ensino Superior de 2016 divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Por outro lado, os cursos de licenciatura apresentaram o maior índice de crescimento entre 2015 e 2016.

E no seu caso específico? É melhor escolher Ciências Biológicas – bacharelado ou Ciências Biológicas – licenciatura? Para uma decisão acertada, é necessário conhecer melhor as características dos dois títulos. Para isso, preparamos este artigo. Leia para decidir com mais segurança!

Ciências Biológicas: bacharelado ou licenciatura?

Quem optar pelo título de bacharel receberá uma formação mais ampla e generalista. Devido à abrangência da grade curricular, o bacharel se qualifica para atuar em variados campos das Ciências Biológicas. Ele poderá exercer várias atividades nas áreas de Biotecnologia, Ciências Ambientais e Biologia Celular, só para citar alguns exemplos.

Na faculdade de Ciências Biológicas da Multivix, a carga horária do bacharelado é de 3000 horas, às quais se somam mais 200 em atividades complementares. A duração do curso é de 8 semestres.

Já a grade da licenciatura inclui disciplinas pedagógicas que vão habilitar o graduado a seguir a carreira no magistério. O foco da licenciatura é formar educadores. Portanto, se essa última for a sua escolha, poderá lecionar em escolas de ensino fundamental e médio.

A duração do curso de licenciatura também é de 8 semestres, mas a carga horária é um pouco maior em virtude das aulas dedicadas à formação pedagógica.

O que você ainda precisa saber

Veja as respostas para algumas dúvidas frequentes na hora da escolha:

Quem se formar em Ciências Biológicas bacharelado poderá dar aulas também?

A resposta é não. O estudante que optar pelo curso de Ciências Biológicas bacharelado terá um largo campo de atuação no mercado de trabalho, mas não estará qualificado para exercer o magistério. Apenas o licenciado poderá lecionar.

Quem se formar em Ciências Biológicas licenciatura poderá ocupar cargos que o bacharel ocupa?

Não há nenhum impedimento para isso. O licenciado pode fazer especializações para se aprofundar nas áreas em que quiser atuar. Mesmo sem se especializar, nada impede que ele seja contratado para outros cargos em Ciências Biológicas. Tudo depende das exigências de quem estiver contratando.

O licenciado pode lecionar em uma faculdade de Biologia?

Aqui também a resposta é não. A formação em Ciências Biológicas licenciatura só habilita o egresso a lecionar para o ensino fundamental e médio. Para dar aulas em faculdades, é preciso cursar uma pós-graduação, que pode ser uma especialização, mestrado ou doutorado.

Quando é preciso decidir entre um e outro?

Algumas faculdades não exigem que a escolha entre bacharelado e licenciatura seja feita logo no início do curso. Como a base das duas grades curriculares costuma ser a mesma, o estudante poderá começar o curso e decidir mais tarde.

Em outras, a opção precisará ser feita antes dos exames de seleção para o ingresso.

É possível encontrar cursos de Ciências Biológicas na modalidade EaD?

Sim. Na faculdade Multivix, por exemplo, o curso de Ciências Biológicas licenciatura é oferecido na modalidade presencial ou a distância. O estudante conta com a flexibilidade do ensino a distância e também pode ter encontros presenciais com os professores nos polos EaD. Nesses polos, o aluno encontra laboratório de informática, biblioteca, coordenadoria, secretaria, sala de aula, tutoria e outros tipos de suporte.

Agora que leu o nosso artigo até o final, qual você vai escolher: Ciências Biológicas bacharelado ou Ciências Biológicas licenciatura?

Precisa de mais informações antes de se decidir? Baixe agora o e-book do curso de Ciências Biológicas da Multivix e saiba tudo sobre a carreira!