• Blog
  • Auditoria em enfermagem: como se especializar?

Auditoria em enfermagem: como se especializar?

Auditoria em enfermagem: como se especializar?

A auditoria em enfermagem é uma área que vem se destacando em hospitais, clínicas e demais instituições de saúde por garantir a qualidade do atendimento aos pacientes.

Ao mesmo tempo, ela também se sobressai pela coleta de informações que permitem aprimorar o trabalho das equipes de saúde e assim garantir a segurança de todos.

Mas o que é auditoria em enfermagem, afinal? E como você pode se especializar nesta área?

O que é auditoria em enfermagem?

Auditoria em enfermagem é a avaliação retrospectiva dos cuidados de enfermagem, por meio de análises de registros, a fim de garantir que as melhores práticas de enfermagem estão sendo cumpridas.

Trata-se de um processo contínuo de avaliação dos procedimentos para garantir a qualidade, segurança e satisfação no atendimento aos pacientes.

Quais são os objetivos da auditoria em enfermagem?

De forma geral, a auditoria em enfermagem tem como objetivo avaliar a assistência de enfermagem prestada. Assim, é possível identificar pontos de melhoria nas práticas e procedimentos, visando a melhoria contínua.

Ela também mantém registros históricos que podem ser utilizados para detectar tendências e comportamentos, trazendo insights para toda a equipe.

Esses dados também alimentam pesquisas centradas no entendimento das melhores práticas de enfermagem, munindo profissionais da área de informações empíricas relevantes para o aprimoramento de condutas.

Quais são os tipos de auditoria de enfermagem?

As auditorias de enfermagem podem ser internas ou externas, a depender do tipo de auditor contratado.

As auditorias internas são conduzidas por profissionais próprios da instituição e as auditorias externas são conduzidas por empresas terceirizadas.

Além disso, elas podem ser classificadas da seguinte maneira:

Auditoria prospectiva

Consiste em coletar informações no momento do atendimento do paciente. Tem por objetivo avaliar o paciente sob critérios pré-determinados.

Auditoria retrospectiva

Acontece após o atendimento e tem por objetivo avaliar a qualidade do atendimento por meio da análise de prontuários.

Auditoria de processos

Tem por objetivo avaliar a eficiência e eficácia dos processos de enfermagem, visando a otimização e melhoramento dos mesmos.

Auditoria de estrutura

Avalia a qualidade da infraestrutura de atendimento e busca encontrar formas de melhorar o conforto e qualidade para os pacientes.

Quais são os processos que envolvem uma auditoria de enfermagem?

Cada instituição de saúde definirá um processo macro e os microprocessos de sua auditoria, considerando suas características. Mas, de uma forma geral, você pode considerar:

1. Identificação do problema

Define-se um problema ou questão a ser investigada. Por exemplo: tempo de espera dos pacientes até o primeiro atendimento.

2. Definição de critérios de avaliação

Quais serão os critérios avaliados neste caso? A elaboração de um checklist pode ajudar a estruturar esta etapa.

3. Coleta de dados

A coleta de dados ocorre de forma prospectiva ou retrospectiva, de modo a entender o problema e como ele ocorre.

4. Avaliação

Após a coleta de dados, vem o processo de avaliação, onde é verificado se os critérios estabelecidos estão sendo cumpridos ou não.

5. Mudança

A quinta etapa é a elaboração de mudanças que visem solucionar o problema.

6. Verificação e ajustes

E a última etapa do processo é verificar se as mudanças surtiram o efeito desejado e o que pode ser feito para melhorar ainda mais.

Até aqui, demos um panorama do que faz um enfermeiro auditor e como funciona o trabalho deste profissional.

Por que se especializar em auditoria em enfermagem?

A auditoria em enfermagem é uma carreira bastante promissora para quem deseja se envolver com melhorias de processos em saúde. Nesse sentido, é ideal para enfermeiros e enfermeiras que desejam diversificar sua atuação, assumindo uma posição de liderança.

Além disso, a auditoria em enfermagem contribui para a melhoria contínua do atendimento a pacientes, portanto, é uma boa opção para quem se interessa pela área de gestão da qualidade em saúde.

Como profissional de auditoria em enfermagem, você também pode atuar na gestão e redução de riscos em saúde, trazendo mais segurança e controle sobre os procedimentos e práticas da área.

Também não podemos deixar de citar o aumento das oportunidades de atuação no mercado, já que você pode trabalhar em inúmeras instituições de saúde, planos de saúde, assim como órgãos governamentais ligados à saúde.

Mas afinal, como você pode se especializar em auditoria em enfermagem?

Para ingressar na carreira de auditoria em enfermagem, você deve buscar uma especialização na área.

A especialização em auditoria em enfermagem da Multivix, por exemplo, tem 360 horas de conteúdo totalmente focado no preparo do profissional para atuar em diferentes instituições de saúde.

O currículo é dividido em seis módulos, nos quais você vai aprender sobre indicadores gerenciais de faturamento, glosas e contestações e faturamento em saúde.

As disciplinas de gestão em saúde, gestão da qualidade na enfermagem e auditoria no Sistema Único de Saúde também estão presentes na grade curricular, dando a base do conhecimento que você precisa para implementar auditorias em saúde.

Outros temas, como ANS e operadoras de saúde, auditoria nas operadoras de plano de saúde e faturamento de internações pelo SUS também compõem o currículo do curso.

Além disso, você terá conteúdos que ajudarão a desenvolver o seu protagonismo na área, como liderança, comunicação e empreendedorismo.

Gostou de saber mais sobre auditoria em enfermagem? Conheça a especialização em auditoria em enfermagem da Multivix e invista no seu futuro!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!