• Blog
  • 4 livros que todo estudante de Pedagogia precisa ler

4 livros que todo estudante de Pedagogia precisa ler

4 livros que todo estudante de Pedagogia precisa ler

A leitura constante faz parte da faculdade de Pedagogia e é essencial para o desenvolvimento profissional daqueles que atuam na área. Se considerarmos que a educação transforma, a leitura é o elemento principal dessa transformação e conhecimento deve ir além da sala de aula. Conheça agora, 4 livros que todo estudante de Pedagogia deve ler.

Para estudantes de Pedagogia

O curso de Pedagogia requer um conhecimento teórico profundo sobre as diversas metodologias e práticas de ensino. Então, para se tornar um pedagogo qualificado, é indispensável procurar outras fontes de conhecimento além das adquiridas em sala de aula.

A partir disso, elaboramos este conteúdo para lhe mostrar alguns livros que todo estudante de Pedagogia deve ler durante a graduação. Continue acompanhando e confira!

1. “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire

O trabalho, lançado em 1974, é um dos fundadores da pedagogia crítica, que propõe que a disciplina explore de novo o relacionamento entre professor, aluno e sociedade. Entre outras pontos, Freire fala no livro sobre temas como opressão, manipulação e invasão cultural, e sugere a pedagogia como uma forma de libertação. Atualmente, o livro pode ser oferecido para compra em formato digital e físico sem problemas.

2. “Conversas com Quem Gosta de Ensinar”, de Rubem Alves

Publicado em 1981, este livro combina uma série de textos sobre educação, com foco na identidade e subjetividade do educador e na importância de sua satisfação nas aulas.

O autor defende a necessidade de grandes investimentos na figura central do educador. Ele também propõe uma distinção clara e razoável entre o que é ser um professor— mero transmissor do conhecimento finalizado — e o que é ser um educador — mediador que estimula seus aprendizes a buscar novas ferramentas e novas formas de saber.

Nova call to action

3. “Quando Ninguém Educa”, de Ronai Rocha

Outro livro importante para quem faz a faculdade de Pedagogia é a obra de Ronai Rocha. Em seu livro, o professor procura entender onde estão as raízes teóricas da atual crise educacional no país, a fim de decifrar e entender o pensamento predominante no cenário brasileiro de educação e formação. Como se trata de um dos livros mais importantes para futuros pedagogos, o trabalho está disponível em formato digital e físico.

4. “Educar na Esperança em Tempos de Desencanto”, de Pablo Gentili e Chico Alencar

Publicado em 2001, o livro apresenta uma série de perguntas que levam à atual desilusão com o ensino, que se reflete, por exemplo, nos baixos salários. Entre outras coisas, os autores citam a falta de infraestrutura, o crescente número de abandono escolar e o baixo nível de treinamento de especialistas. Para ambos, a única solução é uma reforma educacional que coloque o ambiente escolar em um papel de destaque na sociedade.

Esse são, apenas, alguns dos livros mais importantes para todos os que fazem a faculdade de Pedagogia. Conforme dissemos inicialmente, é indispensável procurar novos meios de ampliar seus conhecimentos na área para se tornar um bom profissional do ramo. Portanto, não deixe de conferir cada uma dessas obras.

Se interessou pela área? Então, conheça agora o curso de Pedagogia da Multivix e dê o primeiro passo rumo a sua carreira de sucesso!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!