Você sabia que irritabilidade, falta de concentração, perda de memória, ansiedade e hipersensibilidade emotiva são sintomas de estresse? E que os sinais de que o estresse está além do limite tolerável também afetam o seu corpo?
Questões como queda de cabelo, dor de cabeça constante, batimentos cardíacos acelerados, suor excessivo, boca seca, dores musculares e formigamento nas extremidades também podem ser sinais de estresse.
Se você se identificou com algum deles, saiba que não está só. De acordo com um relatório da People Atwork, 67% dos brasileiros estão sofrendo com o estresse no trabalho.
E o pior: as empresas não estão sabendo lidar com a saúde mental dos trabalhadores. Diante disso, como você pode cuidar da sua saúde mental na carreira? Continue a leitura!
Aprenda a (se) priorizar
Mais do que priorizar tarefas, é essencial adotar uma postura na qual você vem em primeiro lugar. Afinal, listar tarefas e identificar quais são as mais urgentes ou importantes é fácil.
Agora, saber dizer “não” para uma reunião após o expediente ou para aquela mensagem fora de horário do chefe é bem mais complicado.
Por isso, comece um trabalho interno de autocompaixão e autoconhecimento, reconhecendo seu valor, o quanto você contribui para a empresa e como seu descanso é essencial para a manutenção da saúde mental na carreira.
Aqui, vale a pena pensar sobre o seu horário de almoço, por exemplo. Você vem cumprindo ele de forma correta ou fica “só mais 15 minutinhos” para terminar uma tarefa?
Seu horário de saída do trabalho tem sido respeitado ou você é frequentemente convocado para ficar depois do expediente?
Planeje a sua semana
Um bom planejamento não só lista os compromissos da semana mas também estima quanto tempo cada um deve ocupar. Além disso, tem espaços vagos para acomodar os imprevistos.
Agora, olhe para a sua agenda. Quantos respiros ao longo do dia você tem? Se um único compromisso atrasar, como ficam os demais?
Dimensionar adequadamente quanto tempo você gasta para fazer um relatório, consolidar dados, analisar um contrato, elaborar uma palestra, etc, é essencial para que você tenha total controle do estresse no trabalho.
Pause (de verdade)
É fato que o trabalho ocupa um terço ou mais das nossas vidas. Mas ele não pode ser a sua única finalidade. Ter momentos de pausa para descansar, praticar uma atividade física, ler um bom livro ou estar com a família é essencial.
Portanto, uma boa maneira de manter a saúde mental na carreira é respeitando seus horários de descanso. Quando estiver em casa, evite dar aquela olhadinha no e-mail corporativo ou responder mensagens de trabalho.
Imponha limites saudáveis tanto para si mesmo quanto para os outros. Afinal, tudo é questão de hábito. Se as pessoas virem que você não responde aos finais de semana, por exemplo, em algum momento deixarão de enviar mensagens.
Pratique atividade física
A atividade física é uma ótima forma de extravasar as emoções e se desconectar do caos mental por alguns momentos. Enquanto seu corpo se movimenta, você pode relaxar, ouvir uma música e colocar o foco em outra coisa que não sejam as preocupações do trabalho.
Mas, para que não seja mais uma obrigação na sua rotina, o melhor é escolher uma atividade física que lhe dê prazer. E aqui vale de tudo: pular corda, dançar, caminhar, fazer yoga, jogar futebol, correr…
O importante é que você saia do estado de tensão e se divirta com a atividade física. Só assim vai conseguir manter o ritmo e criar o hábito.
Medite
A meditação é uma das ferramentas mais incríveis para quem deseja lidar com o estresse no trabalho. Isso porque à medida que você se aprofunda na técnica, consegue estabilizar suas emoções e se desconectar daquilo que gera o estresse.
Meditar é mergulhar fundo na sua interioridade, recuperando o seu equilíbrio mental e emocional por meio da respiração e da total desconexão dos sentidos com o mundo exterior.
Caso tenha dificuldades para começar, existem muitos vídeos no Youtube que podem te ajudar a dar os primeiros passos na meditação.
Cultive uma comunicação positiva com seus colegas
Lidar com pessoas exige um cuidado constante com o quê, quando e como falamos. Também requer diplomacia, assertividade e uma boa dose de paciência.
Quando você consegue combinar todos esses fatores sem entrar em conflito com outras pessoas, a comunicação flui de forma mais harmônica e o desgaste nas relações é evitado.
Logo, você também se blinda do estresse das discussões acaloradas, das disputas internas e de tudo o que pode impactar negativamente sua saúde mental na carreira.
Peça ajuda
Muitas vezes, somos levados a trabalhar de forma isolada para evitar que outras pessoas critiquem nosso trabalho ou tentem nos prejudicar de alguma forma. Isso é reflexo da competitividade tóxica que ainda habita muitas empresas em todo o mundo.
Mas, se o seu ambiente de trabalho permitir, não hesite em pedir ajuda aos seus colegas. Além de evitar o estresse por algo que poderia ser resolvido de outra maneira, você fortalece o vínculo com a equipe e contribui para um trabalho mais sinérgico.
Procure ajuda especializada
Se o seu nível de estresse no trabalho chegou a níveis elevados e você não conseguiu lidar com ele sozinho, o próximo passo é buscar ajuda especializada.
O acompanhamento de um profissional de saúde mental pode te ajudar a identificar situações, pessoas e comportamentos que despertam estresse em você e auxiliar na descoberta de novas formas de lidar com cada contexto.
Mas, se você já conseguiu controlar o estresse e tudo o que vem sentindo é uma ansiedade sem tamanho, vale a pena saber como controlar a ansiedade também!