Se você está dando início à sua carreira ou mudando de área de atuação, com certeza já parou para se perguntar como conseguir emprego sem experiência.
As vagas que surgem exigem uma série de pré-requisitos que nem sempre temos condições de atender, o que leva à insegurança e, muitas vezes, à desistência da simples tentativa de conquistar sua tão sonhada vaga no mercado de trabalho.
Mas existem sim maneiras de conseguir emprego sem experiência. E é sobre elas que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!
1. Liste suas habilidades
Para começar a entender como conseguir emprego sem experiência, liste suas habilidades. O que você faz com excelência?
Você se comunica bem? Escreve bem? Tem facilidade com tecnologias?
Essas habilidades também são buscadas pelas empresas e podem ser o ponto de partida para que você estruture um currículo atrativo para potenciais empregadores.
Você também pode pensar em habilidades que usa em seu cotidiano, como organização, pontualidade e senso de equipe.
Invista na sua qualificação
Buscar emprego em uma nova área pode se tornar mais simples se você se preparar para ela. Em outras palavras, invista em cursos e formações que te ajudem a desenvolver as habilidades requeridas para a área pretendida.
Por exemplo: se você quer ingressar no setor de recursos humanos, busque cursos de curta duração sobre temas relacionados.
Caso já tenha concluído sua graduação, vale a pena pensar em uma pós-graduação para fortalecer seu currículo e demonstrar interesse pelo segmento.
Participe de projetos de voluntariado
Uma boa forma de demonstrar suas habilidades em determinado segmento e conseguir emprego sem experiência formal é participar de projetos de voluntariado.
Além de ajudar outras pessoas, você tem a oportunidade de desenvolver habilidades como gestão de equipes, liderança, comunicação interpessoal, entre outras.
Essa também é uma boa forma de demonstrar interesse por assuntos sociais e se destacar em seleções para empresas que possuem esse viés de atuação.
Mostre proatividade
Quando se candidatar para um processo seletivo, lembre-se de conhecer a empresa e o segmento em que ela atua.
Na hora da entrevista, faça perguntas ou conecte seus objetivos profissionais à missão e visão da empresa. Assim, você terá mais chances de obter a aprovação e conseguir emprego mesmo sem experiência.
A proatividade também pode ser demonstrada em dinâmicas de grupo, uma etapa que costuma estar bastante presente nos processos seletivos.
Nas dinâmicas de grupo, os recrutadores observam comportamentos, habilidades e atitudes essenciais para a vaga, como liderança, trabalho em equipe, comunicação e gestão de conflitos, por exemplo.
Faça bom uso do seu networking
Ter contatos estratégicos pode poupar esforços na hora de conseguir emprego sem experiência. Isso porque pessoas próximas podem indicar você para vagas nas empresas nas quais trabalham.
Por esse motivo, nutrir um bom networking, seja na faculdade, nas redes sociais ou até mesmo no seu círculo de convivência é fundamental para que você tenha acesso a oportunidades de forma facilitada.
Considere vagas de entrada
Ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo em uma nova área de atuação nem sempre é fácil. Por isso, uma boa maneira de conseguir emprego sem experiência é considerar vagas de entrada, como auxiliar ou assistente.
Essas vagas costumam solicitar perfis com conhecimentos mais básicos e possibilitam a experiência que você precisa para acessar oportunidades mais avançadas.
Além disso, muitas empresas preferem contratar pessoas com menos experiência para treiná-las de acordo com as necessidades da organização. Outra oportunidade de aprender mais e se desenvolver.
Otimize seu perfil no LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e possui 75 milhões de usuários no Brasil. Ou seja, ter um perfil nessa rede pode te conectar a centenas de oportunidades.
Sendo assim, tire um tempo de qualidade para otimizar seu perfil no LinkedIn, inserindo suas habilidades, trabalhos voluntários, projetos da faculdade e outras experiências que possam contar como diferenciais para os potenciais empregadores.
Vale a pena destacar seus objetivos profissionais usando palavras-chave que ajudem recrutadores a encontrar o seu perfil.
Uma participação ativa na rede também pode trazer seguidores e fortalecer seu networking.
Faça estágios não-remunerados
Se estiver dentro das suas possibilidades, você também pode investir em estágios não-remunerados para adquirir a experiência que precisa para dar os primeiros passos em uma nova carreira.
Enquanto adquire conhecimentos práticos, você pode se manter na busca por uma oportunidade de emprego remunerada e que esteja alinhada com seus objetivos profissionais.
Crie um portfólio
Mesmo sem estágios, trabalhos voluntários ou projetos estudantis, você pode criar um portfólio profissional e divulgar seu talento na internet.
Essa dica é especialmente válida para quem deseja trabalhar em áreas como marketing digital, design, engenharia, arquitetura, entre outras.
Crie projetos próprios, para seus vizinhos, familiares ou amigos e divulgue-os em suas redes sociais. Você também pode mandar esse portfólio para as empresas, juntamente com uma carta de apresentação e seu currículo.
Tenha um currículo personalizado
E já que falamos em currículo no tópico anterior, lembre-se de manter um currículo atualizado com as suas principais habilidades, cursos e vivências.
Antes de enviá-lo, personalize o documento para a oportunidade em questão, direcionando o olhar dos recrutadores para aquelas habilidades que são mais importantes.
Trabalhe sua comunicação
A comunicação é fundamental para ter acesso às melhores oportunidades de trabalho. Isso porque a sua forma de se comunicar é o que permite transmitir suas habilidades e experiências de forma clara e assertiva.
No momento da entrevista, comunicar-se bem e de forma adequada pode ser um grande diferencial e fazer com que você se destaque entre outros candidatos.
Agora que você já sabe que é possível conseguir emprego sem experiência, que tal descobrir como colocar suas experiências informais no seu currículo?