Quando se fala em feedback, é bastante comum pensarmos nas lideranças dando um retorno sobre o trabalho dos profissionais sob sua responsabilidade. Mas a verdade é que essa prática pode — e deve — ocorrer também dos funcionários para suas chefias.
Embora seja uma prática menos comum no ambiente corporativo, o feedback de funcionários para gerências é de suma importância para o desenvolvimento de lideranças mais positivas nas organizações.
Ele também pode servir como um termômetro do clima organizacional, entrosamento entre as equipes e o desempenho das chefias na gestão de pessoas.
Por outro lado, dar feedback para o chefe pode gerar uma certa insegurança. Por isso, hoje vamos abordar métodos seguros e eficazes de ajudar sua chefia a crescer e se desenvolver por meio do seu feedback. Continue a leitura!
Por que dar feedback para o seu chefe?
Para que uma organização funcione adequadamente, é necessário desenvolver certo nível de hierarquia. Por essa razão, temos cargos de liderança e liderados.
No entanto, precisamos compreender que as pessoas em posição de liderança também são profissionais em desenvolvimento. Ou seja, elas também erram, sentem insegurança e estão em busca de aprimoramento contínuo.
Quando você dá um feedback para a sua chefia, está contribuindo para que essa pessoa reflita sobre seus conhecimentos, comportamentos e atitudes. Assim, ela pode identificar pontos de melhoria e se desenvolver como profissional.
Quais são os benefícios de dar feedback para o seu chefe?
Construir uma cultura de feedback dentro da equipe, em especial para a chefia, pode trazer benefícios como:
Fortalecimento da confiança
A confiança mútua entre líderes e liderados é de extrema importância para um trabalho sinérgico e de alta performance. Isso porque a confiança torna a equipe mais unida e estimula a autonomia e empoderamento de todas as pessoas.
Estabelecer uma relação de confiança também contribui para que cada pessoa entenda suas responsabilidades e se torne mais engajada com os resultados. Nesse sentido, pode contribuir para o aumento da produtividade e eficiência.
Mas para que essa confiança seja inquebrantável, é necessário que as pessoas se sintam à vontade para dar e receber feedback, seja entre pessoas do mesmo nível hierárquico ou não.
Melhoria contínua
Ter uma mentalidade de lifelong learner, isto é, de aprendizado contínuo, é uma premissa básica para quem deseja crescer na carreira. E estar aberto para dar e receber feedbacks é uma importante via de aprendizado.
Quando você tem uma relação de confiança com a sua chefia, tem abertura para dar feedbacks que podem ajudá-la a moldar seus comportamentos e atitudes e assim transformar a relação com todos os membros da equipe.
Também pode estimular a liderança a buscar novas fontes de aprendizado, como cursos de pós-graduação ou aperfeiçoamento que ajudem a desenvolver novas e melhores competências.
Maior satisfação no trabalho
Com uma equipe sinérgica e que entende a importância de se desenvolver de forma conjunta, é possível perceber uma maior satisfação no trabalho, tanto para líderes quanto para liderados.
Sabendo que possui uma equipe na qual pode confiar, a chefia pode se sentir mais segura em suas decisões, aceitar os insucessos de uma forma mais amena e trabalhar de forma construtiva em prol de um ambiente mais saudável para todos.
Agora que você já sabe qual a importância de dar feedback para o seu chefe, vamos ao como fazer isso?
Como dar feedback para o seu chefe
Antes de mais nada, você precisa ter consciência de que feedback nem sempre é crítica. Muitas vezes, pode ser a parabenização por uma decisão bem tomada, por exemplo. O feedback também não é desculpa para grosserias ou ataques pessoais.
Essa ferramenta de relacionamento e desenvolvimento pessoal e profissional deve ser usada com o objetivo de ajudar as outras pessoas a amadurecerem suas competências. Portanto, na hora de dar feedback para o seu chefe, considere essas questões:
Foco no comportamento
Uma das chaves para um feedback bem-sucedido é focar a sua fala no comportamento ou atitude, não na pessoa.
Ao despersonalizar a questão, você tem mais chances de dialogar de forma saudável sobre o assunto e obter uma mudança real de comportamento.
Por exemplo: em vez de dizer “você é um péssimo líder”, você pode focar em um determinado comportamento “gostaria de ter tido mais apoio da sua parte nesta questão”.
Assertividade faz a diferença
Ser assertivo na hora de dar feedback para o seu chefe pode reduzir os ruídos na comunicação e transmitir a mensagem de uma forma mais clara e direta. Por exemplo: “prefiro que você chame minha atenção de forma particular, não na frente de todos”.
Ao mesmo tempo em que você aponta uma falha comportamental, também estabelece limites no relacionamento, o que é fundamental para a construção daquela relação de confiança que falamos anteriormente.
Pontualidade é essencial
Dar o feedback no momento em que o comportamento ou atitude ocorre é fundamental para que não perca seu efeito. Saber o momento oportuno de dar o feedback também garante que não haverá ruptura na confiança nem gerará qualquer tipo de ruído no relacionamento com seu chefe.
É claro que nem sempre você pode dar o feedback de imediato. Mas quanto mais próximo do ocorrido, mais chances de sucesso você tem.
Comunicação equilibrada mantém o vínculo
Se, por um lado, você deve dar o feedback o mais breve possível, por outro, deve considerar seu estado emocional para não perder o equilíbrio na fala. Em outras palavras, evite tons acusativos ou agressivos.
A forma como você comunica é tão importante quanto a mensagem em si. Portanto, assegure-se de ter inteligência emocional para lidar com a situação e transmitir aquilo que deseja dizer de forma calma, tranquila e acolhedora.
Essas são dicas simples e fáceis de serem aplicadas na hora de dar feedback para o seu chefe. Mas e quando você está em busca de emprego, sabe pedir feedback dos entrevistadores? Confira aqui!