Tem como fazer vestibular online?

Prestar vestibular é como correr uma maratona. Primeiro, você treina intensamente, se prepara emocional e mentalmente para o grande dia e, quando chega o momento da largada, foco e concentração são fundamentais para garantir que você finalize a prova dentro do tempo.

Mas, não é só o tempo que conta, certo? Quem quer vencer uma maratona precisa chegar por primeiro, o que corresponde a nota certa para romper a faixa e entrar na universidade com aquele gostinho de vim, vi e venci.

Só que nem sempre você precisa percorrer essa maratona de estudos em um local físico. Existem outras formas de prestar vestibular além da tradicional prova presencial: o vestibular online.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Continua com a gente?

O que é vestibular online?

Vestibular online é uma modalidade de prova na qual você não precisa se deslocar até uma universidade para realizá-la. Basta fazer sua inscrição e, no dia da prova, estar frente a um computador com acesso à internet para poder fazer o exame.

Muitas faculdades disponibilizam laboratórios de informática para aqueles estudantes que desejam realizar a prova em um ambiente diferente de suas casas, mas essa não é uma exigência para prestar o vestibular online.

Essa modalidade de vestibular nasceu do desejo de democratizar o acesso aos estudantes, oportunizando a realização das provas em qualquer lugar do mundo. Assim, mais pessoas podem prestar vestibular para mais cursos ou instituições de ensino e garantir sua tão sonhada vaga no ensino superior.

Como funciona o vestibular online?

No vestibular online, você precisa conferir quais são as regras de cada instituição de ensino para ter certeza de quais são os requisitos mínimos para realizar a prova.

Geralmente, o que você precisa é:

• Acesso a um computador com internet estável, para que você não tenha problemas durante a execução da prova;
  • Um local silencioso e livre de interrupções, para que você possa se concentrar 100% na realização da prova;
  • Uma garrafinha de água, para que você mantenha a hidratação durante o período da prova;
  • Ter estudado todo o conteúdo previsto no edital do vestibular para que você possa responder a todas as questões com calma e tranquilidade.

Se você já tem tudo isso, resta saber o dia e horário da prova, para deixar tudo pronto. Então, é caprichar nas suas respostas para garantir a sua vaga na faculdade.

Quais são as vantagens do vestibular online?

Poder fazer a prova do vestibular no conforto da sua casa, sem precisar se deslocar até um local específico, já ajuda bastante, não é?

Só de não pegar trânsito, perder tempo tentando encontrar sua sala de provas e passar pela pressão de estar lado a lado com vários outros vestibulandos pode te ajudar a manter a calma e a tranquilidade para realizar uma boa prova.

Além disso, como as provas são digitais e não mobilizam uma grande infraestrutura, os vestibulares online costumam ter taxas de inscrição mais acessíveis. Na Multivix, por exemplo, você não paga para realizar o vestibular digital (exceto os candidatos do curso de medicina).

Outro ponto positivo, que atrai a atenção de muitos vestibulandos, é a garantia de não se atrasar para a prova, já que não há deslocamentos. Só essa sensação de alívio e a possibilidade de se organizar melhor para a prova já são suficientes para fazer com que muitos estudantes prefiram essa modalidade de prova.

Vestibular online é apenas para cursos a distância?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta é não. O vestibular digital pode ser aplicado tanto para estudantes que pretendem ingressar em um curso presencial quanto em um curso EAD.

O objetivo do vestibular online é simplesmente facilitar o acesso para os estudantes e evitar mobilizar tanto a infraestrutura da faculdade quanto o corpo docente para a aplicação das provas. Com esses custos reduzidos, todos saem ganhando!

Como se preparar para um vestibular online?

O preparo para o vestibular online é exatamente o mesmo do vestibular presencial. Por isso, adote essas dicas para ambas modalidades:

Crie um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é como um mapa de tudo o que você vai estudar para a prova. Ele pode ser baseado em todo o conteúdo do Ensino Médio ou com base no edital de cada instituição de ensino.

Como algumas instituições dão maior peso a determinados conhecimentos, como português e matemática, por exemplo, vale a pena conferir quais são os critérios de aprovação de cada uma.

Mantenha uma rotina consistente

Você pode até ter um cronograma de estudos bem organizado, mas, se não cumpri-lo, não vai adiantar de nada. Portanto, seja consistente nos estudos, dedicando um tempo razoável por dia para cada temática.

Vale lembrar que a consistência é mais importante do que o volume de matérias estudadas ou a quantidade de horas dedicadas. Isto é, mais vale estudar uma hora por dia todos os dias, do que estudar cinco horas seguidas apenas no final de semana.

Isso porque seu cérebro tende a assimilar melhor os conhecimentos através dessa consistência.

Identifique seu super-poder nos estudos

Cada pessoa tem sua forma de aprender melhor. Algumas aprendem escrevendo, outras lendo, outras ouvindo ou outras desenhando, por exemplo. Nesse sentido, é fundamental que você conheça seu super-poder e o use ao seu favor.

Conhecendo essa característica, você tem mais chances de absorver melhor o conteúdo e assim otimizar seu aprendizado até o dia do vestibular online.

Faça sua inscrição!

Se você já entendeu o que é vestibular online, acredita que já estudou o suficiente e quer dar o próximo passo, então aproveite e faça sua inscrição no vestibular digital da Multivix!