Se você já atua no mercado de tecnologia da informação, com certeza já sabe que faltam profissionais qualificados no mercado.
De acordo com o site Computer Weekly, 95% das empresas que buscaram talentos em TI em 2022 tiveram dificuldades em encontrar profissionais com as habilidades requeridas.
Isso se deve ao rápido avanço das tecnologias e à dificuldade em formar profissionais com a mesma velocidade. Há, ainda, barreiras relacionadas à remuneração e benefícios, como home office ou flexibilidade no trabalho.
Dentro deste contexto, uma das habilidades mais requeridas no segmento de TI é conhecimento de tecnologia phyton. Continue a leitura e conheça o mercado e oportunidades para quem se especializa nessa área!
O que é tecnologia Phyton?
Phyton é uma linguagem de programação nascida em 1992, mas que se tornou rapidamente uma das mais utilizadas em todo o mundo.
A tecnologia Phyton permite desenvolver aplicações web, de análise de dados, machine learning e design, dentre outras.
Devido a sua versatilidade e facilidade de aplicação, a linguagem Phyton passou a fazer parte dos processos de desenvolvimento de softwares de grandes empresas, como Netflix, Dropbox, Google e até a NASA.
Segundo a empresa Statista, essa linguagem de programação foi a terceira mais buscada pelos recrutadores em 2022, ficando atrás somente do Java e Java Script.
Por que optar pela tecnologia Phyton?
Uma das grandes vantagens do Phyton como linguagem de programação é o código aberto. Isso permite que qualquer pessoa possa usá-la sem a necessidade de aquisição de licenças.
Justamente por esse motivo, é difícil determinar o tamanho do mercado para esse tipo de linguagem de programação. Porém, a oferta de vagas é um bom indicador de oportunidades para quem deseja se especializar em Phyton.
Só no LinkedIn, em julho de 2023, eram ofertadas mais de 1400 oportunidades de emprego para desenvolvedores Phyton no Brasil. No site Glassdor, mais de 3.100 vagas.
A média salarial para profissionais da área gira em torno de 5 mil reais mensais, com oportunidades de 10 mil e até 22 mil reais mensais para profissionais mais experientes, de acordo com a Glassdor.
Dentre as áreas que mais demandam especialista em Phyton estão a análise de dados e o machine learning. Também não podemos deixar de mencionar o desenvolvimento de softwares e a construção de infraestruturas de back-end.
Além disso, Phyton é considerada uma das linguagens mais fáceis de se aprender, pois prioriza a sintaxe e exige menos linhas de códigos quando comparada a outras linguagens de programação, como Java.
O que faz um desenvolvedor Phyton na prática?
Na prática, o desenvolvedor Phyton pode atuar em inúmeros segmentos: do desenvolvimento de jogos e aplicações ao desenvolvimento de aprendizado de máquinas ou machine learning.
Desenvolvimento de bancos de dados, inteligência artificial, softwares gráficos e dashboards de visualização de dados são outras possibilidades para quem se especializa na área.
O dia a dia do profissional é caracterizado pela atuação em projetos de desenvolvimento de tecnologias que permitem otimizar processos, melhorar a experiência de usuários, coletar e analisar dados.
Também está intrinsecamente conectado ao desenvolvimento de soluções disruptivas, como aplicativos para smartphones, softwares baseados em inteligência artificial e tomada de decisões.
Como desenvolvedor Phyton, você poderá atuar em conjunto com outras equipes, da ideação de novas soluções à construção das mesmas, passando por testes de usabilidade e correção de códigos.
Quais são as habilidades mais requeridas para um desenvolvedor Phyton?
Além de ter a linguagem Phyton na ponta dos dedos, você ainda precisa conhecer as estruturas de suporte à essa tecnologia, como Falcon e MongoDB. Outras habilidades essenciais são JavaScript e Git.
Para atuar com mais eficiência e produtividade, você também pode querer desenvolver outras competências, como integração de tecnologias front-end, programação orientada a eventos e arquitetura multiprocessos.
Caso opte por trabalhar com aplicações web, conhecimentos de CSS, HTML, SQL e JavaScript podem ser grandes diferenciais na sua carreira.
Outra habilidade bastante requerida para profissionais da área é um perfil de lifelong learner. Isso porque a tecnologia avança a passos largos, e sai na frente quem se mantém sempre atualizado com as novidades do segmento.
Relacionamento interpessoal, capacidade de gerenciar conflitos, trabalho em equipe e comunicação assertiva também são habilidades que você precisará para desenvolver seu trabalho com maestria.
Como ingressar na carreira de desenvolver Phyton?
Se você já tem algum conhecimento de programação, já está um passo à frente para se tornar um desenvolvedor Phyton de sucesso. Mas, mesmo que ainda não tenha ingressado neste mercado, saiba que as possibilidades de desenvolvimento são inúmeras.
Você pode começar com uma graduação em análise e desenvolvimento de sistemas, por exemplo. Outros profissionais da área de TI também podem ampliar suas possibilidades de atuação profissional ao ingressarem na carreira como desenvolvedores Phyton.
Com essa base sólida, é possível passar para uma pós-graduação específica.
Aqui na Multivix, oferecemos a Pós-graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Tecnologia Phyton, o que significa que você vai aprender Phyton do início ao fim do curso de especialização.
São 6 módulos distribuídos em 18 meses de aulas e 19 disciplinas que vão preparar você para atuar em um dos segmentos mais disputados do mercado de tecnologia da informação.
Ao longo desse tempo, você aprenderá operações e métodos de listas, tipos de dados e variáveis, comandos de entrada e saída, operações e métodos de matrizes e atribuição, operadores aritméticos, dentre outros conteúdos, totalmente focados em tecnologia Phyton.
Além da parte técnica aplicada, terá, ainda disciplinas que permitirão construir o caminho rumo à liderança de equipes, como empreendedorismo, liderança e comunicação.
Essas habilidades são essenciais a qualquer profissional disposto a interagir com equipes multidisciplinares e projetos dinâmicos.
Este artigo despertou seu interesse para aprender tecnologia Phyton? Então acesse a página do curso agora mesmo e conheça todos os detalhes desta pós-graduação!