AVISOS

Confira o caderno de prova e gabarito do Processo Seletivo de Medicina 2019. Acesse o link.

XV Congresso Espírito Santense de Educação Física

Alunos do curso de Educação Física da Faculdade Multivix campus de  Serra se apresentam no XV Congresso Espírito Santense de Educação Física.

Alunos de Educação Física da Faculdade Multivix campus de Serra apresentaram no XV Congresso Espírito Santense de Educação Física dança similar ao ritual de Bate Flechas.

Através de um projeto de pesquisa e extensão sobre as danças folclóricas, que teve início na disciplina de Dança e Expressão Corporal, a professora Gabriella Pinheiro juntamente com os alunos de Educação Física da Faculdade Multivix unidade Serra desenvolveram em um trabalho que culminou na apresentação no CONESEF que ocorreu em Vitória entre os dias 09 e 11 de outurbro.

A dança apresentada pelos alunos entrou na programação cultural do evento. De acordo com a professora responsável pelo projeto “A pesquisa de campo foi realizada no Município de Alegre (ES) e permitiu um contato dos alunos efetivo com uma cultura regional pouco conhecida, pedagogicamente rica e discriminada.”

Em essência, a cultura diz que o ato de bater as flechas é um ritual capaz de libertar de qualquer mau e trazer a paz espiritual.

No Espírito Santo, o Bate-Flechas é composto por grupos com homens e mulheres, podendo ser adultos ou crianças. As mulheres, geralmente em maioria no total do grupo, são as flecheiras, enquanto os homens, em menor número, compõem a banda.

Os homens vestem calça comprida e camisa e as mulheres, saia rodada e blusa; os enfeites e adereços utilizados nas vestimentas do grupo dependem de definição do mestre, já que não há um padrão estabelecido. Normalmente, a dança acontece em dupla, mas também pode acontecer em grupos de 3 ou 4 pessoas e é marcada pelo ritmo da música e do toque das flechas.

Os portadores dessa tradição acreditam que a dança surgiu para louvar São Sebastião, daí por que os grupos de Bate-Flechas localizados no Espírito Santo são, em sua grande maioria, devotos de São Sebastião, embora haja alguns poucos cuja devoção é São Benedito.

Que nossas crenças não nos limitem e libertem-nos do preconceito e da intolerância! Viva a cultura popular! Viva o folclore do Espírito Santo!