Aprovado projeto “Jardins e Hortas Orgânicas Sustentáveis”

A Multivix/IDEGES comemora a aprovação do projeto de ação social e científica intitulado “Jardins e Hortas Orgânicas Sustentáveis”.

Equipe que desenvolverá o projeto “Jardins e Hortas Orgânicas Sustentáveis” (nomes e função):

Nome Cargo Função
Helber Barcellos da Costa Coordenador Coordenação administrativa e técnica do projeto.
Ronaldo Freire Andrade Coordenador Coordenação administrativa e técnica do projeto.
Chesman Soares dos Santos Coordenador financeiro Coordenação financeira do projeto.
Evaldo Borges de Oliveira Técnico Agricola Acompanhamento técnico na implantação e desenvolvimento dos jardins e hortas.
Tatiana de Santana Vieira Coordenadora pedagógica Acompanhamento pedagógico do projeto e desenvolvimento de ações educativas e formação dos agentes envolvidos.
Lucas Damm Cuzzuol Arquiteto e urbanista Estudos de impactos de vizinhança.
Acompanhamento em projetos técnicos. Participação em organização de visitas técnicas para a comunidade e estudantes.
Romário Ferrão Engenheiro Agrônomo Acompanhamento técnico na implantação e desenvolvimento dos jardins e hortas. Participação em capacitações.
Patrícia Moraes Ferreira Nunes Nutricionista Acompanhamento técnico em Alimentação e Nutrição. Estudos de impacto nutricional do projeto.
Participação em organização de visitas técnicas para a comunidade e estudantes.

Título do Projeto: Jardins e Hortas Orgânicas Sustentáveis

Objetivo geral: Implantar jardins e hortas orgânicas sustentáveis (HOS) em 3 (três) diferentes espaços escolares do município da Serra.

Locais de realização do projeto:

• Escola Municipal de ensino Fundamental (EMEF) Herbert de Souza: R. Américo Miranda, Bairro: São Marcos
  • Escola Municipal de ensino Fundamental (EMEF) Serrana: R. Floriano Peixoto, s/n , Bairro: São Judas Tadeu
  • Centro Municipal de ennsino Infantil (CMEI) A Pequena Manjedoura: Praça de José de Anchieta, Bairro: José de Anchieta

Este projeto é mais uma ação social e científica do Instituto Ideges em parceria com MULTIVIX para socialização do conhecimento produzido por seus professores, funcionários e estudantes nos seus diversos cursos, com a comunidade do município de Serra. Essa integração IES-sociedade é fundamental para a instituição, porque visa resultados impactantes no fortalecimento de comunidades nos aspectos sustentáveis e geração de pesquisa científica a serem publicados em artigos científicos da instituição.

Previsão de ações de articulação com administração como: Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (SEMMA), Centros Comunitários, escolas.

Fortalecer as redes e parcerias como: Secretaria de Assistência Social do municipio de Serra, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Serra, Secretaria de Educação de Serra, Associações de moradores e outras.

Será disponibilizado para a comunidade? O que comunidade ganhará com essa iniciativa?
Sim, o projeto irá produzir 3 jardins e hortas orgânicas e sustentáveis implantadas em instituições educacionais públicas no município de Serra, ES. Espera-se que cerca de 2053 (duas mil e cinquenta e três) pessoas estejam indiretamente participando do projeto. Estimativa feita pela quantidade de salas de aula nas 3 escolas beneficiadas, considerando 2 turnos e trinta alunos por sala de aula e nº de funcionários.

Quando começa a funcionar (período de vigência)?
O projeto será iniciado logo após a formalização do apoio, previsto para acontecer até 12 de junho de 2018.

Quantos alunos e professores estarão envolvidos?
O projeto prevê a participação 20 atores vinculados à faculdade MULTIVIX e IDEGES (alunos, professores e funcionários técnico administrativos).