Pedagogia em treinamento de Primeiros Socorros

Coordenação dos cursos de Enfermagem e Pedagogia realizar treinamento de Primeiros Socorros com os alunos de Pedagogia Faculdade Multivix campus de Cariacica.

Aos dias 20 de março de 2019 os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de Cariacica participaram do treinamento de Primeiros Socorros. A palestra foi oferecida por alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Multivix campus de Vitória em parceria com o Professores Fabio Mattos e Karoline Zuqui, a partir do projeto de extensão – Emergência 5.

O interesse em participar da palestra surgiu dos alunos do curso de Pedagogia em realizar o atendimento inicial de emergência, que pode preparar os mesmos para um atendimento especializado, e de se atualizarem, visto que a partir do dia 01 de abril de 2019, haverá a implementação da Lei nº 13.722/2018, “Lei Lucas” onde “os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros” (BRASIL, 2018).

A palestra salientou que a importância da prestação de primeiros socorros, é essencial, para reduzir os sintomas dos pacientes até que os mesmos tenham acesso a um atendimento específico em áreas de saúde preparadas. Os palestrantes relataram sobre o “método START”, método pelo qual, utiliza do mnemônico “30-2-pode fazer” para triar as vítimas de um incidente, no qual “30” avalia a capacidade respiratória em um minuto, “2” a qualidade da perfusão periférica em 2 segundos e “pode fazer” o nível de consciência dessa vítima para seguir os comandos dos socorristas, entre outras noções básicas, como Manobra de Heimlich.

A aluna Daniele Campos do 4º período do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de Cariacica, salientou a importância de aprender realizar a “manobra de Heimlich” corretamente, pois o engasgo ocorre frequentemente com crianças.