Palestras sobre “Momentos Bilíngues”

Alunos da Faculdade Multivix campus de Cariacica obtiveram algumas impressões sobre a surdez participando de palestras sobre “Momentos Bilíngues”.

O curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de Cariacica realizou no dia 29 de outubro, de 19h às 22h, um evento intitulado “Momentos Bilíngues” por meio do tema Minhas impressões sobre a surdez com palestras realizadas pelos professores Diogo Garfejo Antônio da Fonseca e Rhoana Nascimento Pereira.

A turma do 5º e 6º período de Pedagogia tiveram uma palestra em Libras, seguida por questões reflexivas, com o professor surdo Diogo Garfejo Antônio da Fonseca, formado em Letras-Libras com duas pós na área de Linguística.

Foi um momento ímpar sobre a história da Educação de Surdos, tendo um personagem real para trazer sua experiência de vida. Além disso, a interprete de Libras foi uma aluna da turma em questão, Rhoana Nascimento Pereira.

Os alunos puderam se sensibilizar e compreender um pouco como é estar neste universo, já que no meio profissional poderá lidar com essa situação frente ao ensino pedagógico.  Já que terão que trabalhar esse processo de ensino-aprendizagem.

Nesse processo de ensino-aprendizagem, os desafios são de todas as ordens e níveis, oriundos da diversidade de personalidades, da educação doméstica fornecida pelas famílias, das potencialidades, dificuldades e problemas externalizados por cada educando que compõe a sala de aula

Com os processos de inclusão e igualdade nas escolas (Lei da Inclusão, nº 13.146/15), as salas de aula passaram também a ser inclusivas para as diversidades de necessidades e deficiências físico-motoras e cognitivas, destinadas “a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania” (Brasil, 2015, p. 1), proporcionando o amplo direito de desenvolvimento para todo cidadão, incluindo os educandos com deficiências visuais e auditivas.

Parabéns a todos os envolvidos!