cloud computing

O mercado de cloud computing vem superando expectativas ano a ano. Só para você ter uma ideia, até 2029 esse segmento deve ter um faturamento de 1,44 trilhão de dólares.

Esse sucesso é decorrente da crescente necessidade das empresas em automatizar processos e adotar uma mentalidade orientada por dados, o que leva ao uso cada vez mais intenso de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning, entre outras.

Além disso, a necessidade de integração de unidades de negócios e colaboradores remotos também demanda o uso de novas tecnologias em nuvem, fazendo do cloud computing presença obrigatória nos negócios.

E o que isso tem a ver com você? Tudo!

Se você se interessa pela área, este é o momento mais oportuno para buscar seu lugar ao sol em uma das carreiras com maior crescimento nos últimos anos.

Continue a leitura e descubra quais skills são essenciais para você arrasar no mercado de cloud computing!

1. Linguagens de programação

A primeira e mais importante skill que você deve desenvolver para trabalhar com cloud computing é o conhecimento de uma — ou mais — linguagens de programação.

A construção de aplicações em nuvem requer conhecimentos avançados de linguagens de programação como Java, JavaScript e Phyton, entre outras.

2. APIs

As diferentes Interfaces de Programação de Aplicativos, conhecidas como APIs, também são fundamentais no trabalho de quem se dedica ao cloud computing. Isso porque elas permitem integrar sistemas para que eles troquem dados de forma automática, sem intervenções humanas.

Como profissional de cloud computing, frequentemente você será chamado para configurar esse tipo de tecnologia e testar a funcionalidade da mesma na integração de softwares e fontes de dados.

3. Gerenciamento de bancos de dados

Muitas empresas migram para o cloud computing para ganhar performance e redução de custos na gestão de dados. Além disso, permitir o compartilhamento desses dados com filiais, parceiros de negócios e funcionários remotos.

Dessa maneira, uma das responsabilidades de quem trabalha com cloud computing é conhecer a infraestrutura necessária para a gestão de um banco de dados na nuvem para planejar, implementar e realizar a manutenção dessa tecnologia.

4. Gerenciamento de redes

Além dos conhecimentos em gerenciamento de bancos de dados, o profissional de cloud computing também deve ter conhecimentos de gerenciamento de redes de computadores.

Essa habilidade é essencial porque nem todas as soluções da empresa estão na nuvem, muitas são locais. E saber como integrar essas soluções de forma eficaz e segura é fundamental.

5. DevOps

Para uma melhor performance no desenvolvimento de soluções tecnológicas, os silos de trabalho vêm sendo derrubados para dar lugar a estruturas horizontalizadas, o que favorece o trabalho em equipe e o intercâmbio de conhecimentos.

É neste contexto que o DevOps se torna essencial para o profissional de cloud computing, pois integra as equipes de desenvolvimento e operações para agilizar a tomada de decisão e a geração de resultados.

6. Inteligência Artificial

Na área de tecnologia da informação é impossível falarmos de skills sem citar a inteligência artificial.

De acordo com a CompTIA, 22% das organizações buscam a integração agressiva da IA em suas operações, enquanto 33% estão envolvidas em uma implementação limitada de IA. Outras 45% estão explorando as possibilidades dessa tecnologia.

Isso quer dizer que um profissional de cloud computing não pode abrir mão de conhecimentos aprofundados sobre IA para exercer seu trabalho, já que esta é a tecnologia que mais avança em todo o mundo corporativo.

7. Machine Learning

Colado à inteligência artificial vem o machine learning, ou aprendizado de máquina. Essa tecnologia permite que as empresas avancem na análise de dados estruturados e não-estruturados, aprendendo cada dia mais sobre seus próprios negócios.

O papel do profissional de cloud computing, neste caso, é compreender o funcionamento e aplicação dessa tecnologia de modo que possa ajudar a colocá-la em ação em plataformas em nuvem.

8. Nuvem híbrida

Trabalhar com cloud computing também exige do profissional conhecimentos sobre nuvem híbrida, já que os recursos tecnológicos das empresas nem sempre se encontram em um único local.

Nessa abordagem, recursos mais sensíveis ficam protegidos em uma nuvem privada enquanto outras aplicações, menos sensíveis, ficam disponíveis em uma nuvem pública.

O papel do profissional de cloud computing é escolher as melhores tecnologias e também decidir o que pertence a cada um dos recursos, visando sempre a segurança na nuvem.

9. Segurança na nuvem

Ao falarmos de cloud computing, não podemos esquecer da importância da segurança na nuvem, haja vista o crescimento exponencial de ataques cibernéticos nos últimos anos.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o custo global dos crimes cibernéticos chegará a 23,84 bilhões de dólares até 2027.

Diante deste cenário, o profissional de cloud computing assume uma responsabilidade enorme na hora de selecionar os melhores métodos de segurança cibernética para a empresa na qual trabalha.

10. Orquestração em nuvem

Cloud Orchestration, ou orquestração em nuvem, é o processo de automatizar tarefas necessárias para gerenciar conexões e operações de cargas de trabalho em nuvens privadas e públicas.

Essa abordagem tem por objetivo integrar de forma mais eficaz as aplicações em nuvem, reduzindo os desafios das empresas com silos de informações e automações isoladas.

São muitas habilidades, não é mesmo? Mas sabia que você pode desenvolvê-las pouco a pouco, conforme investe na sua qualificação profissional?

Aqui na Multivix valorizamos o aprendizado contínuo. Por isso, construímos um portfólio de especializações em tecnologia da informação para que você possa construir o seu futuro profissional de acordo com seus interesses. Acesse a página da pós-graduação e conheça todas as possibilidades!

Continue Lendo
carreira acadêmica

Desenvolver uma carreira acadêmica significa abraçar a produção de conhecimento junto à academia, isto é, às universidades.

Essa atuação pode se dar de diversas formas, como pesquisas, produção de artigos científicos, produção de livros técnicos, produção de materiais didáticos e, claro, a docência.

Continue Lendo

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!