Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

2º dia da IV Jornada Pedagógica

Acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix Cariacica apresentam “Os sete saberes” de Edgar Morin no 2º dia IV Jornada Pedagógica.

A Jornada Pedagógica é um evento realizado pelo curso de Pedagogia da Faculdade Multivix Cariacica com o objetivo de reunir os alunos para discutir temáticas relevantes ao curso. A partir da temática abordada do ano de 2019, a Base Nacional Comum Curricular, a IV Jornada Pedagógica pôde contribuir com a formação dos alunos do curso, pois o tema citado está sendo implementado e discutido profundamente nos cursos de licenciatura plena de diversas partes do Brasil. Não poderíamos, portanto, deixar de trabalhar este tema com os nossos licenciandos em pedagogia!
A aluna Carina Sachetto Rosa, do 7º período, relatou que no dia 21/05/2019 foi apresentado por nós, alunos dos 6º e 7º períodos, o livro “Os sete saberes” de Edgar Morin e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular. Edgar Morin é um antropólogo, sociólogo e filósofo francês e, por meio do estudo do seu livro, os graduandos tiveram a oportunidade de identificar a sua visão acerca da educação. Morin acredita que a escola é um espaço significativo e de transformação, pois engloba diferentes pessoas, culturas e emoções, mas que há questões que muitas das vezes são esquecidas ou ignoradas. Para o autor (MORIN, 1921), “há sete saberes fundamentais que a educação do futuro deveria tratar em toda sociedade e em toda cultura, sem exclusividade nem rejeição, segundo modelos e regras próprias a cada sociedade e a cada cultura”.

A aluna Ana Carolina Fagundes Grisoste, também do 7º período de pedagogia, ressalta que “a Jornada Pedagógica possui grande relevância, pois ela nos dá oportunidade de conhecer algo novo, por meio das apresentações, que nada mais é que uma troca de conhecimento, permitindo que nós tenhamos uma nova visão sobre o tema proposto”. Também destaca que por meio da IV Jornada Pedagógica, nós tivemos a oportunidade de compreender um pouco mais sobre Edgar Morin e seu pensamento sobre a educação. Morin percebe a instituição escolar como uma entidade complexa impregnada de heterogeneidade e que acredita ser este o espaço perfeito para se dar início a uma transformação dos paradigmas.

Confira os registros deste dia especial que movimentou o curso de pedagogia, a partir de atividades lúdicas tais como a construção de maquetes, simulação do sistema solar, pintura neon, banners, construção de cartazes e muito conhecimento teórico advindo do autor Morin!

IV Jornada Pedagógica - “Os sete saberes” de Edgar Morin

“Os sete saberes” de Edgar Morin