O que se aprende na faculdade de Letras?

Você sabe o que se aprende na faculdade de Letras? Essa profissão que forma professores e diversos outros tipos de profissionais acaba despertando a curiosidade de muita gente, mas poucos sabem o que realmente é estudado durante os anos de ensino.

Neste texto, você entenderá o que se aprende no curso de Letras, como está o mercado de trabalho para essa profissão e o que um formado nesse curso pode fazer profissionalmente. Boa leitura!

O que se aprende no curso de Letras?

A grade curricular do curso de Letras varia bastante, isso porque, além das peculiaridades de cada instituição, também é preciso levar em conta a modalidade do curso: se é apenas português, português/inglês, português/espanhol, entre outras.

De maneira geral são vistos conteúdos de estudo linguístico literário básicos. O futuro profissional também deverá estudar matérias que devem estar presentes durante os anos letivos do fundamental e médio, bem como fazer estágios na área.

Mas em faculdades públicas é comum que o estudante veja nos períodos iniciais do curso assuntos gerais sobre a área de Letras, e só então comece a se especializar na língua escolhida.

Já em instituições privadas, o aluno já pode iniciar o curso pela sua especialização na profissão, conseguindo assim um foco maior nas atividades práticas.

O que o profissional formado em Letras faz?

No curso de Letras, o profissional conseguirá entender mais sobre a sua própria língua, bem como uma língua estrangeira. Além disso, ele também estará apto a repassar os seus conhecimentos da maneira mais didática possível aos seus alunos, certificando-se de que eles consigam entender o conteúdo repassado.

Geralmente, pessoas formadas em Letras gostam bastante de ler e escrever, bem como se interessam por novas culturas, desejando, ainda, repassar essas novas descobertas e conhecimentos para outras pessoas.

Durante o seu período de estudos é possível escolher entre uma formação de bacharelado ou de licenciatura. No bacharelado o estudante têm maior possibilidade de carreira, ou seja, terá mais liberdade de atuar em outros setores fora da sala de aula.

Já na licenciatura é possível focar na área acadêmica e lecionar em diferentes anos escolares, bem como em universidades.

Como está o mercado de trabalho para essa área?

O profissional de letras é sempre requerido, já que o professor é muito importante para a formação básica de todas as pessoas, pois ensina justamente a língua nativa por meio da leitura, escrita e interpretação textual.

Fora das salas de aula, o formado em Letras também pode atuar fazendo traduções, trabalhando em conjunto com editoras, revisando e produzindo textos, bem como sendo intérprete entre pessoas que não falam o mesmo idioma.

Teste nosso Simulado de Redação gratuito!

Esse é um curso muito importante para a educação nacional, já que os formandos terão papel fundamental no desenvolvimento dos profissionais das demais carreiras.

E então, conseguiu conhecer melhor o que se aprende na faculdade de Letras?