Quando você acorda para ir trabalhar, o que você sente? Disposição e alegria ou aquela barreira invisível que te diz para não sair de casa?
Se a segunda opção te representa mais, saiba que você não está só. Uma pesquisa realizada em 2024 apontou que apenas 15% das pessoas se sentem motivadas com o trabalho.
Os motivos por trás dessa falta de motivação podem ser vários: desde a falta de comunicação com a gerência até o sentimento de não valorização.
Mas existe um que é determinante para a sensação de não querer ir para o trabalho: quando seu chefe te desmotiva.
Já passou ou vem passando por isso? Então continue a leitura. Vamos dar dicas práticas sobre o que fazer quando seu chefe te desmotiva.
Filtre o que chega até você
É natural do ser humano ver as outras pessoas como espelhos de seus comportamentos e atitudes. Em outras palavras, tomamos os outros como referência de aprovação ou desaprovação sobre as nossas condutas.
Contudo, quando a opinião de outra pessoa começa a afetar negativamente, é preciso criar um filtro. O que o seu chefe fala condiz com a verdade? Existe algo que você possa tirar de bom das palavras que ele diz?
Filtrar opiniões alheias e ficar apenas com o que faz sentido para você pode poupar muitos dissabores e evitar mais conflitos com seu chefe.
Identifique os gatilhos
Uma das coisas que você pode fazer quando seu chefe te desmotiva é buscar compreender quais são os gatilhos que te fazem desanimar. Será que é algo que ele faz ou a fala dele atinge alguma insegurança sua?
É importante fazer essa reflexão, pois o problema nem sempre está nos outros, mas sim em nossa interpretação sobre o que os outros dizem ou fazem.
Identificar os gatilhos que te desmotivam também pode ajudar a contorná-los. Por exemplo: quando receber um feedback negativo, pergunte como poderia melhorar ou como seu chefe esperava que o trabalho seja entregue.
Dessa forma, você usa essas situações para crescer e se desenvolver profissionalmente.
Fortaleça sua autoestima
Para que você não se sinta desmotivado sempre que seu chefe tecer uma crítica ou comentário, é importante ter a autoestima elevada.
Isso significa saber reconhecer seu valor e não atrelá-lo a situações pontuais ou pessoas específicas.
Uma autoestima fortalecida permite que você receba críticas sem levar isso para o lado pessoal. Também ajuda a criar um “escudo” contra opiniões que não agregam valor.
Definita limites
Uma boa forma de evitar situações desagradáveis com a sua chefia é estabelecer limites sadios no ambiente de trabalho.
Permita-se ser amigável, proativo e humilde. Mas, caso as situações e comentários sejam desconfortáveis para você, deixe isso claro.
O ambiente profissional deve ser respeitoso e seguro para que todas as pessoas possam exprimir suas opiniões, mas sem ferir os outros. E todas as lideranças da empresa estão inclusas nessa regra básica de convivência.
Busque feedback de outras pessoas
Quando seu chefe te desmotiva, é importante buscar feedback de outras pessoas, como colegas de trabalho e outras lideranças. Assim, você tem um contraponto para avaliar o seu desempenho.
Contudo, evite falar mal do chefe ou tecer comentários que não sejam éticos. Lembre-se que todas as pessoas estão em processo de aprendizado.
Converse abertamente com seu chefe
Quando existe algum tipo de mal-entendido, não existe nada melhor do que ter uma conversa franca. Portanto, se você sentir que tem essa abertura, chame seu chefe para conversar.
Procure sempre apontar os fatos de forma neutra, sem tom acusativo. Diga como se sente e como gostaria que seu chefe te tratasse. Tenha abertura para ouvir o que ele tem a dizer e pondere suas colocações.
Esta também é uma boa hora para alinhar expectativas. Assim, fica mais fácil para ambos se adaptarem ao convívio. Portanto, aproveite para saber como dar feedback para o seu chefe.
Invista em desenvolvimento pessoal
A desmotivação é um sentimento que ora ou outra pode aparecer. Mas ela pode ser combatida se você tiver seus objetivos e metas profissionais claros e um plano de desenvolvimento pessoal.
Esse plano é uma ferramenta que te ajuda a desenvolver as competências e habilidades que precisa para alcançar seus objetivos e metas de carreira.
Ele também ajuda a direcionar as suas decisões com relação ao seu emprego, suas atividades e passos seguintes na profissão.
Focar no seu desenvolvimento pessoal também contribui para que você desenvolva habilidades como resiliência, paciência e adaptabilidade, tão necessárias para superar os desafios profissionais.
Considere ajuda externa
Caso você já tenha tentado todas as alternativas possíveis e ainda assim não saiba o que fazer quando seu chefe te desmotiva, talvez seja hora de buscar ajuda de um terapeuta.
Um olhar externo pode te ajudar a identificar gatilhos que você não havia percebido antes ou oferecer outras ferramentas para lidar com situações difíceis.
A terapia também contribui para que você desenvolva seu autoconhecimento e assim possa definir com mais propriedade seus caminhos profissionais.
Trilhe um caminho diferente
Muitas vezes, o que nos desmotiva é estarmos em uma empresa ou função que não nos desafia o suficiente. E assim, entramos em um ciclo de monotonia no trabalho.
E quando nos é exigido fazer atividades que não nos gostamos, nos sentimos desmotivados.
Se é isso que está acontecendo com você, vale a pena verificar se há possibilidade de mudar de setor ou atividade na mesma empresa. Caso contrário, você pode considerar migrar de área indo para outra organização.
Faça uma mentoria de carreira
Caso você tenha dúvidas sobre como voltar a se motivar com o trabalho, vale a pena considerar uma mentoria de carreira. Esse processo pode te ajudar a entender melhor seu perfil profissional e assim encontrar uma atividade que te satisfaça independentemente do reconhecimento de um chefe ou de qualquer outra pessoa.
Curioso para saber como a mentoria de carreira funciona? Confira o artigo O que é mentoria de carreira e como ela pode te ajudar!