Se você é daquelas pessoas que adora estudar sobre os meandros da mente humana, seguramente a faculdade de psicologia é uma boa escolha.
Essa área de estudo sempre existiu, mas só foi reconhecida como uma disciplina científica em 1870, quando Wilhelm Wundt, filósofo e psicólogo alemão, deu início ao primeiro laboratório dedicado exclusivamente ao estudo da mente.
Anteriormente a isso, o estudo e tratamento da mente humana já fazia parte da medicina ayurveda, na Índia, bem como da medicina kemética, no Egito. Além disso, os filósofos gregos também já investigavam o tema.
Todos esses conhecimentos ancestrais deram muitos subsídios para o que hoje conhecemos como psicologia, sendo que os grandes expoentes da área foram Sigmunt Freud e Carl Jung.
Quer saber mais sobre a faculdade de psicologia? Então continue a leitura!
O que é psicologia, afinal?
Psicologia é uma área que se ocupa do estudo dos processos mentais, afetivos e comportamentais dos seres humanos.
A palavra psicologia deriva do grego psycho (alma) e logia (estudo). Esse termo foi usado pela primeira vez em 1590, pelo teólogo alemão Felipe Melanchthon.
Nesse sentido, o objetivo primordial da psicologia era o entendimento da alma humana, isto é, o que nos torna seres viventes, na concepção grega.
A associação da psicologia com a mente foi substituindo gradativamente o entendimento das civilizações antigas à medida que a humanidade caminhava para o racionalismo científico.
Por isso, hoje, a psicologia está estreitamente conectada aos processos mentais e como eles interferem na saúde de cada indivíduo.
Qual a importância da psicologia para a sociedade atual?
A psicologia é uma área em franca expansão, não só em termos de avanços de conhecimento, mas também pela demanda cada vez maior pelos serviços especializados dos psicólogos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde — OMS, mais de 970 milhões de pessoas no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental.
Entre os transtornos mais comuns, temos ansiedade, depressão, bipolaridade, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia, transtornos alimentares, transtornos dissociativos, comportamento disruptivo e transtornos de neurodesenvolvimento, entre outros.
Só para você ter uma ideia, o Brasil é o país com mais casos de ansiedade diagnosticados no mundo. Além disso, mais de 10 milhões de pessoas convivem com transtornos depressivos no país.
Outro dado que talvez você ainda desconheça é o avanço da solidão entre as pessoas, uma situação que já é considerada uma epidemia global pela OMS.
Diante disso, a psicologia se destaca como uma área de grande importância para a manutenção da saúde mental das pessoas, sejam crianças, jovens, adultas ou idosas.
O que você estuda na faculdade de psicologia?
Agora que você já sabe o que é psicologia e qual a importância dessa área de estudo, deve estar se perguntando: “ok, mas o que eu vou estudar durante a faculdade de psicologia?”. É o que veremos agora.
A faculdade de psicologia é um bacharelado, com duração de 5 anos, ou seja, 10 semestres.
No primeiro período da graduação você entra em contato com disciplinas como bases biológicas da psicologia, antropologia, psicologia do desenvolvimento humano e filosofia da psicologia, entre outras.
O segundo período da faculdade de psicologia é dedicado a conteúdos sobre psicologia social, psicologia da personalidade e teorias psicogenéticas. Neste período, você já dá início às primeiras experiências práticas com estágios.
No terceiro período, são ministradas disciplinas como psicologia jurídica, psicologia escolar, teorias comportamentais e neurociência aplicada à psicologia.
Já no quarto período você entra em teorias psicanalíticas e psicologia de grupos, incluindo a psicologia do trabalho. Aqui, você dá início às práticas de estágio II.
No quinto e sexto períodos você estuda psicoterapia psicanalítica, psicologia na adolescência e aprendizagem e intervenção. Também tem sua primeira experiência com avaliações psicológicas.
O sétimo e oitavo períodos são dedicados aos estágios III e IV. Além disso, você tem disciplinas como intervenção psicológica em saúde mental, psicologia institucional, psicologia social comunitária e psicologia do envelhecimento.
No nono e décimo períodos você vai se dedicar quase que exclusivamente aos estágios supervisionados e ao Trabalho de Conclusão de Curso — TCC.
Muita coisa, não é mesmo? Mas, para que você se torne um psicólogo ou psicóloga com o devido preparo para os desafios do mercado de trabalho, é fundamental que você tenha uma formação completa.
Quais são as áreas da psicologia nas quais você pode se aprofundar?
Após a conclusão da faculdade de psicologia, você pode optar por se aprofundar em uma área específica, a fim de aprimorar seu método terapêutico. Veja algumas possibilidades:
A psicologia clínica é ideal para quem deseja atender pacientes no dia a dia, ajudando as pessoas a compreender e integrar seus processos mentais, emocionais e comportamentais para uma vida mais equilibrada.
Outra área de grande destaque é a psicopedagogia, que une a psicologia às práticas pedagógicas para uma melhor compreensão sobre os processos de aprendizagem.
Nessa mesma linha, há a possibilidade de atuar com psicologia educacional, trabalhando processos mentais, emocionais e comportamentais nas escolas.
A neuropsicologia une a psicologia à neurologia para um aprofundamento nos processos mentais, investigando questões como raciocínio, memória, inteligência e atenção, entre outras.
Também há oportunidades na psicologia hospitalar, na qual você lida diretamente com pacientes que estão internados em unidades hospitalares e que precisam de apoio psicológico, como as unidades de tratamento intensivo ou paliativo.
Na psicologia do trabalho, você atua com trabalhadores dos mais diversos setores, ajudando-os em processos como Síndrome de Burnout, transtornos de ansiedade generalizada e depressão, entre outros.
Como você pode ver, existem muitas vertentes dentro da psicologia e cabe a você escolher aquela com a qual mais se identifica.
Por isso é importante passar por todos os estágios ao longo da faculdade, para que você possa experimentar cada área e assim tomar uma decisão com mais consciência sobre o que te espera no mercado de trabalho.
Sentiu um gostinho de quero mais e quer se aprofundar no que a faculdade de psicologia pode te oferecer? Baixe agora mesmo o e-book sobre o curso de psicologia da Multivix!