O que é Tecnologia da Informação? Um guia rápido

Vivemos em um mundo de constantes mudanças e avanços. A tecnologia demonstrou que é possível transformar e melhorar a qualidade de vida do ser humano. Os processos das empresas também vem sofrendo alterações. Desde a revolução industrial, os avanços tecnológicos começaram a mudar a atuação dos profissionais, até chegarmos no que hoje chamamos de Tecnologia da Informação.

Atualmente o mercado de trabalho busca profissionais capacitados para gerenciar a tecnologia, que conheçam as ferramentas digitais e façam o melhor uso, melhorando os processos de organização, planejamento, produção e atendimento. Mas o que é Tecnologia da Informação?

É simples. Neste contexto de mercado surgiu a carreira de gestor em Tecnologia da Informação, curso que forma profissionais inovadores, com conhecimento em processos, ferramentas e equipamentos tecnológicos, capaz de administrar a tecnologia da informação de uma empresa.

A atuação do tecnólogo da informação é ampla e envolve conhecimentos em:

Hardware e seus componentes

O hardware é conhecido como os elementos físicos de equipamentos tecnológicos. Mouse, teclado, tela, bateria e outros componentes internos que podem ser manipulados manualmente fazem parte do hardware. Durante o curso de Tecnologia da Informação,  o estudante aprenderá sobre o hardware e seus componentes, as melhores peças de acordo com sua utilização, a optimização e melhorias.

Software e seus meios

O software é bem diferente do hardware, pois é o sistema lógico utilizado pelos equipamentos tecnológicos. Programas, jogos e aplicativos são sistemas que orientam ao hardware, ordenando o que deve ser feito. Por exemplo, a cor a ser apresentada na tela, o som, etc. Durante o Tecnólogo em Gestão de TI ão apresentadas as principais linguagens de programação.

Sistemas de telecomunicações

Os sistemas de telecomunicações nada mais são do que equipamentos com hardware e software utilizados para a comunicação, seja ela por texto, imagem, som e vídeo. No curso de Tecnologia da Informação é estudada a sua função, instalação, manutenção e melhor forma de uso dentro de uma empresa. O principal sistema de comunicação atual é a internet.

Gestão de informações e de dados

É a organização e administração de dados, desde seu recebimento, armazenamento e uso. Este trabalho é realizado com software e hardware específicos, e cabe ao profissional de TI desenvolver as ferramentas necessárias para isso.

Nova call to action

O curso

Não há uma área tão atual, dinâmica e sempre em alta no mercado de trabalho como a de Tecnologia da Informação. O curso de TI é realizado em 2 anos, permitindo ao aluno entrar rapidamente no mercado de trabalho e começar a exercer sua profissão. As aulas envolvem teoria e prática e são a distância, para que o aluno desenvolva sua aprendizagem no momento que desejar e de forma autônoma.

Tudo isso facilita para o estudante e para as empresas que pretendem contratar profissionais de rápida formação. Dessa forma, todo o processo de colocação profissional no mercado acontece de maneira muito dinâmica e assertiva, principalmente para quem se destaca no mercado.

Ficou interessado? Então Conheça o curso de TI da Multivix.

Inscreva-se no vestibular Multivix.