A nutrição, enquanto campo de conhecimento, vem avançando a passos largos nos últimos anos.
Esse efeito se deve não só ao aumento das pesquisas na área, mas também à crescente preocupação das pessoas pela saúde física.
Ainda mais para aqueles que praticam esportes ou atividades físicas intensas, que demandam um cuidado maior com a alimentação e o estilo de vida.
Só para você ter uma ideia, o mercado de nutrição esportiva deve fechar o ano de 2023 com um faturamento de 26,7 bilhões de dólares.
Esse dado te surpreendeu? Pois saiba que a previsão do FMI é de que esse segmento de mercado atinja 61,6 bilhões de dólares em faturamento até 2033.
E como você pode aproveitar essa expansão para se dar bem na carreira? É o que vamos te contar a seguir. Continue a leitura!
A busca pela saúde e o mercado de nutrição esportiva
A preocupação com a saúde e o bem-estar nunca foi tão alta. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 79% das pessoas considera o bem-estar algo importante. Dessas, 42% afirmam ser prioridade máxima em suas vidas.
Segundo essa mesma pesquisa, as pessoas consideram que o bem-estar possui seis dimensões:
- saúde física
- alimentação
- atividades físicas
- aparência
- sono
- mindfulness
Se observarmos esses seis pilares, a nutrição esportiva contribui para absolutamente todos eles.
Ao se alimentar bem, você tem mais disposição para a prática de atividades físicas. Logo, vai ter mais saúde física.
A prática de esportes também contribui para a melhoria da qualidade do sono, o que contribui para a aparência, para a saúde física e para a saúde mental.
Como você pode ver, todos esses atributos do bem-estar estão inter-relacionados. E a nutrição esportiva cumpre um papel importante ajudando em todos os processos de manutenção da saúde.
Alimentação: o pilar central da saúde e do bem-estar
Nem precisamos entrar na nutrição esportiva para falar sobre a importância de uma alimentação saudável.
Mas a verdade é que, quando uma pessoa passa a ter uma prática esportiva regular, a motivação para se alimentar com mais qualidade também aumenta.
E, quando somamos prática de atividades físicas e alimentação adequada, os benefícios para a saúde são ainda mais significativos.
Desse modo, a nutrição esportiva ganha destaque porque foca no aumento da performance de cada pessoa, segundo sua rotina de atividades físicas.
Então, cada pessoa passa por uma experiência individualizada de melhoria da saúde e do bem-estar, proporcionada por técnicas e ferramentas adaptáveis à sua realidade.
Sono: a base da performance no dia a dia
Muitas pessoas buscam alimentos e suplementos estimulantes para terem uma melhor performance no dia a dia.
Mas esquecem da importância de uma boa noite de sono para ter mais disposição e energia não só para a prática esportiva, mas para todos os afazeres diários.
Só para você ter uma ideia, a insônia afeta de 30% a 45% da população adulta, levando a desequilíbrios físicos, emocionais e mentais.
Além disso, o cansaço causado pela insônia é responsável por 71 mil lesões e 1.550 mortes ao ano.
Uma boa solução para esses problemas está na prática de atividades físicas diárias, somada a uma alimentação saudável. Ou seja, a nutrição esportiva também pode contribuir para a erradicação desse tipo de situação.
Agora que você já compreendeu o cenário no qual a nutrição esportiva está inserida, talvez esteja se perguntando: ok, mas como posso me inserir nesse mercado e ajudar outras pessoas?
Nutrição esportiva: uma carreira em ascensão
A busca por uma vida saudável passa, necessariamente, pela revisão de hábitos de vida. Dentre eles, a alimentação e a prática de atividades físicas.
Nesse sentido, a procura por profissionais especializados em nutrição esportiva tem crescido juntamente com outros segmentos afins, como o de suplementos e academias, por exemplo.
Para atuar diretamente com nutrição esportiva, além da graduação em nutrição você precisa de uma especialização que te ajude a compreender o contexto da nutrição alinhada à prática de esportes.
Com essa especialização, você se torna capaz de compreender, com mais profundidade, quais são as necessidades nutricionais dos atletas de acordo com cada contexto e assim orientá-los de forma mais adequada.
Também descobre quais são os fatores que influenciam o rendimento dos atletas, sejam amadores ou não, personalizando suas orientações segundo o perfil de cada um.
Vale lembrar que o papel do nutricionista esportivo é orientar quanto à alimentação. A prática esportiva deve ser orientada por um profissional de educação física habilitado, a fim de garantir a saúde de cada atleta.
Diante disso, para fortalecer a sua prática profissional e garantir a saúde plena dos seus pacientes, você pode criar uma boa rede de contatos e fornecer recomendações de profissionais confiáveis.
Dando o próximo passo na sua carreira
Se você já possui uma graduação em nutrição e está em busca de uma especialização que faça diferença no seu currículo, a pós-graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva da Multivix pode ser o caminho que você procura.
Nesta especialização, você vai se aprofundar na nutrição voltada à prática esportiva, compreendendo a importância e as características da nutrição voltada a atletas e esportistas.
Também vai compreender os fatores que influenciam no rendimento esportivo, descobrindo como a ingestão de nutrientes antes, durante e após o treino influenciam na saúde e performance de cada pessoa.
Além disso, vai conhecer os suplementos e suas particularidades, a fim desenvolver sua habilidade de orientar o uso adequado dessas substâncias dentro da dieta de cada atleta.
Quer saber mais a respeito da Pós-Graduação em Nutrição e Suplementação Esportiva da Multivix? Acesse agora mesmo a página do curso!