Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • 6 hábitos que podem melhorar sua concentração nos estudos

6 hábitos que podem melhorar sua concentração nos estudos

6 hábitos que podem melhorar sua concentração nos estudos

Nosso cérebro pode ser o maior inimigo quando não sabemos trabalhá-lo de acordo com nossas necessidades. Você já deve ter percebido que é muito mais fácil passar horas rolando o feed da rede social, enquanto que por outro lado, é uma missão manter a concentração nos estudos por muito tempo, né?

Para melhorar nesse sentido, existem algumas táticas simples que podem ajudar nas responsabilidades do dia a dia. É importante ressaltar que cada pessoa reage a estímulos de formas diferentes, então é importante testar o que funciona ou não com você.

Veja algumas dicas de concentração para os estudos:

Escreva

É muito comum que algumas pessoas apostem na ideia de estudar apenas ouvindo ou vendo o conteúdo, mas essa técnica de aprendizagem pode ter mais chances de fracassar, já que nossa cabeça é cheia de pensamentos e muitos podem se perder ou se confundir. A dica é escrever!

Não precisa necessariamente escrever tudo sobre aquela matéria, dá para fazer anotações de palavras-chaves ou daquelas partes que teve mais dificuldades.  Dessa forma, você vai estar registrando aquilo em algum lugar que você possa olhar novamente, além de ser uma maneira de frisar o conteúdo.

Saia do celular

É claro que internet pode te ajudar (e muito!) nos estudos, afinal, circulam informações de todos os tipos, mas em um mundo cada vez mais conectado, as vezes é necessário se desconectar. As redes sociais, por exemplo, podem ser sua maior distração na hora de estudar.

Já existem diversos aplicativos que podem te ajudar a se afastar do celular, por mais irônico que isso pareça. Tem a opção, por exemplo, de plataformas que bloqueiam as atividades no celular durante o período dos estudos, impedindo que você caia em tentação. Vale a pena conhecer!

Sem interferências

Para realmente manter a concentração nos estudos, é importante impedir qualquer interferência durante esse momento. Estude sozinho e procure fazer isso em locais apropriados, separando um espaço da casa que seja confortável e silencioso, longe de qualquer distração. E, claro, é para estudar sozinho sim, mas sempre lembrando de anotar suas principais dificuldades e consultar um professor depois.

Bota o fone de ouvido!

É isso mesmo que você leu, pode botar o fone de ouvido e encontrar o estilo musical que mais se adapte aos seus estudos. Assim como destacamos no início, nem todas as dicas podem funcionar com você, mas não custa tentar, né?

Segundo o especialista em memorização, Felipe Lima, para muitas pessoa a escolha certa de um estilo musical para escutar durante os estudos pode ajudar e muito na concentração, refletindo diretamente no rendimento da aprendizagem. No Youtube, existem diversas opções para isso.

Crie rituais

Faz um alongamento aqui, uma meditação ali e beba uma água acolá. Não importa qual seja seu ritual, mas é importante criar hábitos pré-estudos para seu corpo entender, a longo prazo, que chegou o momento de estudar. Manter essa rotina, pode ajudar seu cérebro a entender que é hora de se concentrar.

Momento para tudo

Assim como é importante entender que você deve estudar ao menos 1h todos os dias, de forma concentrada e dedicada, também é preciso saber o momento de parar. Você não é uma máquina e seu cérebro precisa de descansos. Separe tempo para relaxar, dormir e se entreter, assim sua mente poderá se renovar para uma nova maratona de estudos e é uma atitude saudável para melhorar a concentração.

Leia também: Tá difícil? Conheça algumas ajudas extras nos estudos

Experimente essas alternativas e encontre aquela que melhor se encaixa na sua rotina e no seu perfil de estudos, só não vale continuar estudando de forma aleatória. Manter a concentração nos estudos pode ser difícil, mas conseguir desenvolver essa habilidade vai depender somente de você e será essencial para sua aprendizagem.

Bora testar?!