• Blog

Formação docente: como se tornar um professor da Educação Básica?

Sabemos bem o quanto é importante a educação para o desenvolvimento social de um país. Contar com profissionais qualificados nessa área é fundamental.

E não é só uma questão de vocação. A preparação, a dedicação do aluno e o acesso a uma formação de qualidade possuem um grande peso na carreira de um educador.

Se falamos em Educação básica, podemos pensar que há ainda mais responsabilidade: é a base, a semente, a estrutura de aprendizado para aqueles que serão o futuro do país. Mas como tornar-se um professor de forma eficiente e rápida?

Se você está interessado na formação docente, aqui abordaremos essa temática, com foco no curso de formação de professores a distância que oferece a Multivix.

O Curso de Formação de Docentes

A Multivix oferece um curso orientado à preparação de profissionais capazes de lidar com situações singulares, superar obstáculos, intervir e possibilitar o desenvolvimento integral do educando.

A licenciatura em Formação Docente da Multivix possui duração de 1,5 anos, dividido em 3 períodos letivos. A modalidade do curso é a distância, com diversas opções de polos onde inscrever-se, distribuídos no Espírito Santo, na Bahia e em Minas Gerais.

O objetivo geral do curso de formação de professores da Multivix é formar educadores com consciência cidadã e princípios éticos, prontos para lidar com as novas tecnologias e com competência para enfrentar desafios, propor mudanças e atuar com segurança.

Para quem está destinado o Curso de Formação de Docentes

O curso se destina a profissionais que já tenham diploma de nível superior (bacharelado ou tecnólogo) e que desejam atuar de forma integrada e multidisciplinar na docência da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ou Médio, nas disciplinas de Letras, Matemática, História ou Ciências Biológicas, além de participar de processos pedagógicos de construção e compartilhamento do conhecimento.

É uma opção bastante interessante para quem já está no mercado de trabalho. Além de possuir uma curta duração e brindar uma formação rápida, também é realizada por meio do Ensino a Distância (EAD), o que facilita conciliar com as demandas laborais, entre outras vantagens, sem comprometer a qualidade do Ensino.

O que é aprendido no Curso de Formação de Docentes

Dividido em 3 períodos, o estudante que ingressar na formação docente da Multivix deverá dar conta de uma carga horária total de 1680 hs.

No primeiro período, encontrará matérias introdutórias como Fundamentos teóricos e Metodológicos da Pedagogia, Introdução à Educação à Distância e Metodologia de Pesquisa.

Logo, no segundo semestre estudará a Política Educacional Brasileira, Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro Brasileira, Direitos Humanos e Cidadania, Didática e Currículo: Políticas e Práticas. Também deverá realizar um Estágio Supervisionado I – Ensino Básico.

Finalmente, no último período da formação docente, o aluno irá cursar matérias como Avaliação Educacional,  Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Educação de Jovens e adultos. Junto a outras disciplinas mais, o estudante apresentará ainda um Trabalho de Conclusão de Curso I e realizará um novo Estágio Supervisionado, essa vez orientado ao Ensino Médio e EJA.

Se você ficou interessado, entre no site da Multivix, conheça mais sobre essa Licenciatura e faça já sua inscrição!

Inscreva-se!