Quantas vezes você já participou de uma entrevista de emprego e nunca recebeu um feedback?
Essa situação é bastante comum, haja vista que as empresas costumam entrevistar um grande volume de candidatos e escolher apenas uma pessoa para a vaga.
Na falta de tempo, os recrutadores acabam deixando os demais participantes sem qualquer devolutiva, o que pode ser bastante frustrante.
Mas sabia que você pode pedir feedback de uma entrevista de emprego?
Embora muitas pessoas optem por esperar pela resposta de maneira passiva, outras preferem ser mais ativas no processo, interpelando os entrevistadores ou o RH da empresa para saber o resultado da seleção.
Quer saber como fazer isso de forma assertiva e estratégica sem perder a delicadeza? Continue a leitura!
Por que pedir feedback de uma entrevista de emprego?
A participação em uma entrevista de emprego desperta muitas sensações em qualquer pessoa, seja iniciante ou experiente.
Afinal, esta é uma oportunidade de mostrar seus diferenciais e finalmente ter um contrato de trabalho que garantirá a realização dos seus sonhos.
Nesse sentido, a espera por um retorno é sempre um período de bastante expectativa e ansiedade. Contudo, nem sempre ele termina com um posicionamento definitivo. Isto é, você simplesmente fica sem saber se a vaga era real, se e quando ela foi preenchida. E isso gera muitas frustrações.
Por essa razão, uma das maneiras de não ficar sofrendo por uma resposta que nunca chega é pedir um feedback à pessoa que fez a entrevista. Assim, você pode comemorar a sua contratação ou então dar continuidade à sua busca por uma oportunidade sem quaisquer amarras.
Como pedir feedback de uma entrevista de emprego?
Antes de pedir um feedback a respeito da sua entrevista, é importante ter todas as informações que você precisa para se assegurar de que estará fazendo essa comunicação no momento oportuno. Portanto, durante a entrevista, pergunte:
- Quantas etapas o processo seletivo terá?
- Qual é a previsão de duração do processo seletivo?
- Quando a pessoa selecionada será avisada?
Além de ajudarem na sua localização no tempo, essas perguntas também demonstram interesse da sua parte por saber mais a respeito do processo seletivo e como ele se dará.
Já fez as perguntas, passou por todas as etapas e ainda não recebeu nenhuma notícia? Então é hora de buscar o seu feedback!
Envie um e-mail para o recrutador
Uma comunicação simples e direta, por e-mail, pode te ajudar a obter a resposta que você está buscando. Portanto, se o prazo dado pelo recrutador já passou e você não obteve nenhum feedback, peça.
Aqui vão algumas dicas para elaborar o seu e-mail:
Deixe o título do e-mail bem claro
O título do seu e-mail deve ser sucinto e claro. Por exemplo: informação referente ao processo seletivo para a vaga de [cargo]. Ou então, feedback relativo à entrevista realizada em [data].
Dessa forma, você localiza o entrevistador no tempo e ajuda no entendimento de qual informação você está buscando.
Faça uma saudação respeitosa
A saudação do seu e-mail deve ser respeitosa, a fim de manter o profissionalismo da relação.
Você pode começar com “Boa tarde, Senhora Sônia!” ou então “Prezada Senhora Sônia”.
Evite termos e jargões que você utiliza com amigos, como “oi”, “olá”, “e aí”, etc.
Retome o assunto
O próximo passo é retomar, já de entrada, o assunto que te fez escrever para a pessoa.
Você pode começar com “Estive na empresa no dia XX realizando uma entrevista para o cargo XXX, e gostaria de obter um feedback a respeito da seleção”.
Evite entrar em muitos detalhes
Para que a sua comunicação se mantenha no campo profissional, evite discorrer sobre questões particulares ou que possam interferir na sua imagem.
Prefira sempre ser claro, assertivo e pontual em suas colocações.
Despeça-se cordialmente
Por fim, despeça-se cordialmente, sem cobranças, e diga que fica no aguardo de um retorno por parte da empresa.
Não recebi um retorno, e agora?
Se o seu e-mail não surtiu efeito, espere mais alguns dias e tente um telefonema para a empresa.
Identifique-se de forma adequada, dizendo que participou de um processo seletivo na empresa e gostaria de obter informações a respeito.
Caso a pessoa responsável não esteja no setor naquele momento, deixe seu telefone e solicite que ela retorne assim que possível.
Mas, se o retorno não vier, é hora de desapegar.
Não insista demais
Sabemos o quanto é difícil conseguir uma oportunidade de trabalho. No entanto, ficar insistindo com uma empresa que não teve o cuidado de te dar um feedback de uma entrevista de emprego não vai mudar nada na sua vida. Portanto, se o e-mail e o telefone não deram certo, parta para a próxima.
Muitas vezes, as empresas não estão preparadas para oferecer uma experiência de recrutamento e seleção e as pessoas responsáveis ficam tão assoberbadas de trabalho que não conseguem dar o retorno adequado.
Mas o mais importante é que você não fique paralisado esperando por um retorno. Continue a sua busca.
Como continuar na sua busca por uma oportunidade
A busca por uma oportunidade de emprego deve ser contínua, mesmo que você tenha realizado várias entrevistas. Afinal, uma conversa não é garantia de contratação. Portanto, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar para a próxima tentativa:
Revise seu currículo
O currículo é um documento dinâmico, que pode e deve ser revisado com frequência. Quanto melhor elaborado ele for, maiores são as chances de você obter um convite para uma entrevista. Nesse sentido, confira 12 dicas simples para aprimorar o seu.
Reveja sua abordagem na entrevista
Outro ponto que pode ser constantemente melhorado é sua forma de se comunicar na hora da entrevista de emprego. Pensando nisso, selecionamos algumas afirmações que você jamais deveria fazer durante o encontro com o entrevistador.
Dê um up nas suas redes sociais
Quando se trata de carreira profissional, o LinkedIn é a plataforma mais consultada pelos recrutadores. Sendo assim, vale a pena dar aquele up no seu perfil, atualizando informações e inserindo novas conquistas e conhecimentos.
Agora que você já sabe como pedir feedback de uma entrevista de emprego, não deixe de conferir como ser valorizado no mercado de trabalho!