O EAD (Ensino a distância) se tornou uma das modalidades de ensino mais baratas e acessíveis nos últimos anos. A facilidade de acompanhar um conteúdo de qualidade de qualquer lugar e a qualquer hora, atrai muitos interessados em se formar ou se especializar em alguma área, mas que não têm tempo ou condições de deslocamento longos.
O que talvez muitos não percebam é que essa comodidade apresenta alguns desafios e nem todos possuem o perfil necessário para cumprirem um curso à distância de maneira satisfatória.
Quais são as diferenças?
Ao pesquisar sobre cursos que oferecem as duas modalidades, EAD e presencial, é comum ser atraído pelos diferenciais de cada um, já que mesmo sendo o mesmo curso as diferenças nas ferramentas de ensino implicam em algumas distinções.
A grade curricular tende a ser a mesma para ambas as modalidades. Podem ocorrer alterações no plano de ensino, já que nas aulas presenciais ele se torna mais orgânico, mas o conteúdo principal é aplicado para as duas modalidades.
A interação entre aluno e professor também é diferenciada, já que o EAD permite a visualização posterior da aula.
5 vantagens do EAD
- Flexibilidade: principalmente para quem trabalha em período integral, a possibilidade de cumprir a carga horário do curso de casa, por exemplo, a opção EAD é a melhor solução. Há também estudantes que residem em locais de difícil acesso às instituições de ensino ou que não têm a opção de curso em sua cidade.
- Preço: os cursos a distância possuem um preço bem competitivo em comparação ao valor do ensino presencial.
- Oferta: a opção de EAD já está disponível em quase todas as faculdades do país. Ampliando o leque de escolha de uma boa instituição independentemente da localidade do aluno.
- Conteúdo: por ser um conteúdo online, o aluno pode acessá-lo a qualquer momento e lugar.
- Diploma: o MEC já reconhece os cursos EAD e autoriza a emissão de diplomas para esse tipo de ensino em todo o país.
5 vantagens do ensino presencial
- Convívio: as aulas presenciais propiciam a interação com professores e alunos de uma maneira mais direta e uma troca maior de experiências.
- Concentração: diferentemente de um ambiente informal como a casa do aluno, a sala de aula é livre de possíveis distrações como televisão, sofá, cama, familiares.
- Networking: principalmente nos cursos de pós-graduação é muito comum estudar com profissionais da área, o que pode garantir um bom networking.
- Cobrança: diferentemente do EAD, onde você é o único responsável pelo seu comprometimento com o curso, no presencial os professores costumam cobrar a frequência e acompanhamento dos alunos.
- Formato: não podemos esquecer que o formato de aula presencial é o mais comum para a maioria. Não tem necessidade de um período de adaptação.
Ainda em dúvida qual é o melhor formato para você? Acesso o guia completo da Multivix sobre curso EAD e presencial. Confira.