A teologia é uma área de estudo que investiga a relação entre seres humanos e a divindade. Nesse sentido, o estudo da teologia pode ser direcionado para qualquer tipo de crença, cultura ou religião. Contudo, é no cristianismo que vemos uma aproximação maior com o termo.
Essa aproximação se deu durante a Idade Média, quando a Igreja Católica expandiu-se por grande parte do mundo e passou a utilizar o termo teologia — que já era utilizado na Grécia Antiga — com mais frequência. Tanto é, que a origem etimológica da palavra teologia é grega: de theos (deus) e logos (palavra, discurso).
Platão referia-se à teologia como o estudo da natureza divina, portanto, um ramo da filosofia. Aristóteles, por sua vez, defendia que a teologia era a “ciência dos primeiros princípios”, isto é, o estudo das leis do universo, o que ficou conhecido mais tarde como metafísica.
Atualmente, a teologia se vale de uma série de conhecimentos para sua investigação: desde textos considerados sagrados, passando por registros históricos e até mesmo descobertas arqueológicas.
Até mesmo a linguística pode servir de base para investigações teológicas, revelando significados ocultos que foram se perdendo com o tempo.
Diante disso, estudar teologia é muito mais do que se aprofundar em uma determinada doutrina. É comprometer-se com uma vida de pesquisas e descobertas que podem mudar os rumos do que conhecemos hoje.
Por que estudar teologia no século XXI?
Como você viu, a teologia é uma área que parte do princípio de que existe uma força divina ou superior a todos nós. E aproximadamente 81% das pessoas em todo o mundo acreditam que essa força existe, independentemente do nome que você queira dar a ela.
Quando nos focamos no Brasil, 84% das pessoas consideram a saúde espiritual como muito importante ou extremamente importante. Isso coloca o nosso país atrás apenas da Nigéria, em que este índice é de 85%.
Mas o que é saúde espiritual, afinal? Segundo a McKinsey, “saúde espiritual envolve ter um significado na vida, um senso de conexão com algo maior do que si mesmo e um senso de propósito.”
Nesse sentido, o papel de quem se torna bacharel em teologia ganha uma importância enorme, já que passa a ser um veículo de disseminação de ideias que influenciam não só a vida das pessoas, mas também a sociedade e como ela se comporta.
E aqui vale ressaltar mais um dado levantado pela McKinsey: a saúde mental está intrinsecamente conectada à saúde espiritual. Pessoas que conseguem identificar um propósito e um sentido para sua existência possuem até três vezes menos problemas mentais.
Como você pode ver, quem se forma bacharel em teologia tem uma missão que vai além da pesquisa e da atuação religiosa. E por falar nisso, onde um teólogo ou uma teóloga pode trabalhar?
Trabalhar com teologia: conheça algumas opções
Quem faz um bacharelado em teologia pode se dedicar à atuação religiosa, tornando-se pastor, padre, freira, rabino, ministro (a) de igreja, entre outras ocupações diretamente relacionadas a uma vertente religiosa ou espiritual.
Outra opção bastante comum é a do ensino, seja em escolas, igrejas, universidades ou centros comunitários. Atualmente, também é possível ministrar cursos particulares online, ampliando o público atingido.
Nas pastorais, o bacharel em teologia atua no aconselhamento de pessoas sobre questões éticas, emocionais ou espirituais. O exercício dessa atividade pode se dar também em hospitais, instituições de caridade, prisões, organizações da sociedade civil e até mesmo instituições privadas.
Para quem gosta de viajar e conhecer outras culturas, as missões humanitárias são uma ótima forma de se engajar no trabalho teológico. Contudo, é preciso ter um equilíbrio mental e emocional bastante sólido, já que essas missões lidam com populações em grande vulnerabilidade, como refugiados e vítimas de guerras.
A psicoterapia religiosa também é um campo em expansão e que pode acolher profissionais de teologia, desde que estes tenham o conhecimento e a formação necessários para atuar na área. Nessa mesma linha, temos a mentoria espiritual como um bom campo de atuação para o bacharel em teologia.
Bacharelado em teologia: o que você vai aprender?
Agora que você já conhece a teologia com mais profundidade e sabe quais áreas de trabalho podem ser interessantes para desenvolver sua carreira, vamos ao ponto central da nossa conversa: o que você vai aprender durante a faculdade de teologia?
O bacharelado em teologia é uma formação com duração de quatro anos, ao longo dos quais você desenvolve uma visão pluralista e humanitária, a fim de responder aos desafios da atualidade no campo da espiritualidade.
No primeiro ano, você entra em contato com disciplinas que darão as bases para o seu estudo: filosofia, sociologia e antropologia. Também dá início ao aprendizado sobre cristianismo antigo e medieval, além de teologia sistemática.
Ao longo do segundo ano, são ministradas disciplinas como culto e liturgia, sociologia e antropologia da religião, espiritualidade cristã e introdução sociocultural à bíblia.
O terceiro ano traz o estudo da filosofia e da psicologia da religião, aconselhamento e cuidado, educação religiosa e teologia contemporânea.
No quarto ano, você se aprofunda em temas como teologia bíblica do antigo e novo testamento, metodologia exegética e línguas bíblicas, entre outras. Além disso, dá início ao trabalho de conclusão de curso.
Além de um currículo completo, que oferece as bases para uma atuação estratégica na área em que você decidir trilhar a sua carreira, o bacharelado em teologia da Multivix ainda tem a facilidade de ser oferecido na modalidade EAD.
Nesse sentido, você tem mais flexibilidade para estudar onde e quando quiser, desenvolvendo suas aptidões no seu ritmo e com a segurança de um diploma reconhecido pelo MEC.
Quer saber mais sobre o bacharelado em teologia? Acesse a página do curso e confira todos os detalhes!