Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

• Blog

3 motivos para montar um grupo de estudos AGORA

Não importa se você está na escola, faculdade, pós-graduação ou qualquer outro tipo de aprendizagem, um grupo de estudos será sempre uma boa opção para desenvolver conhecimentos.

Montar um grupo de pessoas que estejam interessadas em aprender assuntos em comum, pode potencializar muito o aprendizado e deixar tudo mais leve.

Continue lendo e encontre 3 motivos para montar seu grupo de estudos AGORA.

Sem procrastinação: nada de deixar para depois!

Fazer parte de um grupo de estudos vai te ajudar a não procrastinar, porque terá um compromisso marcado, frequências definidas e objetivos específicos,

Além disso, ter o apoio dos amigos para não desistir é fundamental. Nos momentos de desânimo, um poderá ajudar o outro e reforçar a necessidade dos estudos.

Dinamismo: chega de estudos chatos!

Quer aprendizagem mais dinâmica que um grupo de estudos? Seja pessoalmente ou por internet, é possível utilizar vários meios para aprender e é um espaço onde todos podem falar, discutir e trocar conhecimentos.

Ao participar de um grupo de estudos, definitivamente seus estudos não serão mais entediantes e será possível aprender com seus colegas. A troca de ideias funciona muito!

Você não estará sozinho!

Essa é uma das melhores partes de ter um grupo de estudos: você não estará sozinho! Seus colegas estão empenhados no mesmo objetivo que você, então estarão ali para te ajudar.

Por exemplo: perdeu uma explicação importante na faculdade? Sempre vai ter aquele colega que poderá te passar o conteúdo depois e até mesmo oferecer explicações do que ele entendeu.

EXTRA!

Agora você já sabe os principais motivos para montar seu grupo de estudos e o quão importante ele é, mas para funcionar é preciso fazer isso de forma eficaz.

Como ter um grupo de estudos eficaz

Definir dias, horários e manté-los de forma organizada sempre para ter regularidade. Além, é claro, de evitar conversas que não sejam sobre o conteúdo e limitar o número de pessoas no grupo (no máximo seis).

Outra característica primordial é escolher líderes do grupo para que esses organizem todos os detalhes e tomem decisões. Bem como, já definir conteúdos a serem estudados, usando um plano de estudos.

Também é importante que todos levem conteúdos para os estudos, isso deve ser uma regra no grupo. Cada participante deve contribuir de alguma forma com o conteúdo a ser estudado.

Por último, uma dica que pode melhorar os resultados de aprendizagem é promover preamiações. Organizar algum tipo de reconhecimento para quem teve o melhor aproveitamento.

Continue lendo: Técnica Pomodoro: melhore seus estudos com o método de 25 minutos

Independentemente de qual seja seu objetivo de aprendizagem, invista em um grupo de estudos e teste se essa opção funciona para você.

Para o vestibular, por exemplo, pode otimizar muito o tempo que gasta com os estudos e o quanto está aprendendo. O Vest Multivix 2020/2 já está com as inscrições abertas, aproveite para estudar com os colegas e garantir sua vaga.

Teste de carreira