A vida de qualquer estudante muda drasticamente ao ingressar na faculdade. São várias matérias para estudar, trabalhos, provas, projetos interdisciplinares e as não tão conhecidas horas complementares.
Quando você pensa na quantidade de atividades que têm ao longo de cada semestre, cumprir essa carga horária extra pode parecer algo difícil de cumprir.
E de fato, muitas pessoas vão deixando as horas complementares para o final do curso. Só que, quanto mais postergam essa atividade, mais oportunidades de aprendizado e aprofundamento vão deixando para trás.
Por esse motivo, hoje vamos esclarecer o que são as horas complementares na faculdade, por que elas são requeridas e quais os benefícios de se engajar com essa atividade extra desde o início da graduação.
O que são horas complementares?
Horas complementares ou atividades complementares são atividades extracurriculares que visam complementar seus estudos ao longo da graduação.
Essa carga horária faz parte do currículo obrigatório dos cursos de graduação, portanto, devem ser cumpridas para que o estudante tenha direito ao recebimento do diploma ao final do curso.
Segundo o MEC, a carga horária das horas complementares, somada aos estágios obrigatórios, fica a critério de cada instituição de ensino. Porém, não deve ultrapassar 20% da carga horária total do curso.
Desse modo, uma graduação que tenham um total de 3000 horas não pode ter mais do que 600 horas de estágios obrigatórios e atividades complementares.
Mas, afinal, o que deve ser feito nessas horas complementares?
O que conta como horas complementares na faculdade?
As atividades complementares são compostas de cursos, eventos acadêmicos, participação em projetos, estágios não-obrigatórios, entre outras atividades que contribuam para o seu aprendizado durante o curso.
Podem entrar nesta lista intercâmbios, projetos de iniciação científica, monitorias, participação em empresas juniores e aprovação em disciplinas optativas, por exemplo.
Participação em programas de voluntariado, visitas técnicas, publicação de artigos, apresentações em eventos acadêmicos e atividades culturais também são algumas opções.
Via de regra, cada instituição de ensino define quais atividades podem ser utilizadas como horas complementares e como a carga horária é computada.
A cada semestre ou ano, o estudante apresenta a comprovação dessas horas, seja por meio de certificados, declarações de participação, comprovantes de inscrição ou quaisquer outros documentos.
Por esse motivo, o melhor a fazer é consultar a coordenação do seu curso para obter as informações de forma correta e aplicada ao seu contexto acadêmico.
O que acontece se você não fizer as horas complementares?
Como foi dito anteriormente, as atividades complementares fazem parte do currículo obrigatório do curso. Portanto, se você não cumprir com esse requisito até a data da sua formatura, não receberá seu diploma de graduação até que finalize essa atividade.
Por isso, quanto antes você começar a cumprir com esse requisito, menos atividades acumuladas terá para o final da sua graduação. Até porque, ao final do curso você ainda precisa desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso, que também demanda tempo e dedicação.
Como conseguir horas complementares?
Uma das grandes dificuldades dos estudantes ao longo da graduação é realizar as atividades complementares concomitantemente às demais atividades do curso.
Ficar por dentro das oportunidades de horas complementares é outra barreira que pode interferir no seu avanço com relação a este requisito fundamental para a obtenção do seu diploma.
Por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a conseguir horas complementares mais rapidamente.
Participe de eventos acadêmicos
Jornadas estudantis, simpósios, seminários, congressos, workshops. Existe uma infinidade de eventos acadêmicos que podem render boas horas complementares para você. Mas vale lembrar que esses eventos devem estar relacionados à sua área de formação.
A dica aqui é ficar atento às atividades não só da sua faculdade, mas de outras instituições de ensino da sua região.
Eventos online também são válidos, desde que você tenha acesso a um certificado ou comprovante de participação.
Faça cursos livres
Os cursos livres ou cursos de extensão também podem contribuir para que você cumpra as horas complementares necessárias para a sua formação.
Algumas instituições de ensino aceitam cursos de idiomas como atividades complementares, portanto, eis uma boa forma de investir no seu futuro e ainda cumprir com este requisito.
Participe de projetos de pesquisa
Projetos de pesquisa podem abrir portas para quem se identifica com o mundo acadêmico e deseja seguir carreira nessa área. Além disso, eles também contam como horas complementares. Portanto, se surgir uma oportunidade na sua faculdade, agarre-a sem demora!
Engaje-se com atividades de extensão
Projetos junto à comunidade, participação em grêmios estudantis, atividades culturais e campanhas educativas dentro ou fora da faculdade podem contribuir para que você consiga suas horas complementares rapidinho.
Faça estágios não obrigatórios
Os estágios não obrigatórios têm inúmeras vantagens. E uma delas é contar pontos para as suas horas complementares. Mas, além disso, eles também proporcionam vivências práticas e te preparam para atuar no mercado de trabalho com mais segurança e confiança.
Publique artigos e resenhas
Ao longo da graduação, você também pode se inscrever para eventos acadêmicos como expositor. Isso significa apresentar artigos científicos ou banners educativos durante esses eventos.
Além de conseguir mais algumas horas complementares, você também começa a sentir o gostinho de ver seu trabalho sendo reconhecido e apreciado por outras pessoas.
Faça visitas técnicas
As visitas técnicas costuma ser realizadas em empresas de determinado setor, museus, exposições e outros locais culturais para que os estudantes se aprofundem em determinado conhecimento.
E essa é uma grande oportunidade não só para explorar novas áreas de estudos, mas também para conseguir algumas horas extras para pontuar nas suas horas complementares.
Participe de programas de voluntariado
Ser voluntário é doar um pouquinho de si para fazer a vida de outra pessoa melhor. E quando se trata de voluntariado, as possibilidades são infinitas.
Você pode optar por projetos relacionados aos direitos humanos, ao meio ambiente, à educação ou à equidade de gênero, por exemplo.
Participando ativamente das atividades dessas organizações, você pode solicitar uma declaração ou certificado de trabalho voluntário e apresentar como atividades complementares na sua faculdade.
Com essas ideias, só falta você começar a acumular horas de atividades complementares e surpreender seus colegas e professores com o seu engajamento.
E caso queira aproveitar todas essas práticas para incrementar o seu perfil profissional, aproveite para descobrir como colocar experiência informal no currículo!